TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Organização do Trabalho

Por:   •  1/9/2023  •  Exam  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

Artesanato: Alfaiate

  1. Compram a matéria-prima (tecidos, linhas, couro) e possuem o conhecimento do processo de corte e costura de vestimentas. Estão em constante contato com o cliente conforme fazem orçamentos, tiram medidas e personalizam cada produto.
  2. A atividade do alfaiate é utilizada de forma mecanizada ou com divisão em tarefas parciais nas grandes fábricas de vestimentas para suprir a grande demanda do mercado. Por exemplo, em uma fábrica, existem trabalhadores que apenas cortam os tecidos nos moldes específicos para depois serem costurados por um grupo diferente de pessoas.

Comércio: Edição de vídeo

  1. Atualmente, muitos profissionais especializados em edição de vídeo e imagens trabalham como freelancers para empresas contratantes. Essas empresas fornecem a matéria-prima (conteúdo audiovisual não editado) e compram o projeto desses profissionais. Com isso, a empresa utiliza o produto do trabalho do editor em seus projetos de maior porte. Por exemplo, uma empresa está desenvolvendo um curso online em vídeo e contrata um editor para fazer a edição dos vídeos. O editor entrega o seu produto e a empresa contratante revende esse produto ao consumidor final.
  2. Essa atividade de edição de vídeos também pode ser encontrada na forma de cooperação. Existem empresas desse nicho em que os editores trabalham juntos em escritórios e produzem seus produtos utilizando as ferramentas e aparelhos (computadores e softwares) da empresa. No fim, os proprietários controlam a comercialização e os meios de produção.

Cooperação: Cabeleireiros        

  1. Os cabeleireiros contratados por barbearias e salões de beleza não são donos dos meios de produção e também não controlam a comercialização, visto que estão subordinados ao proprietário da barbearia ou salão de beleza, que é o comprador da força de trabalho. A produtividade nesses estabelecimentos é ampliada pelo uso coletivo das ferramentas, como os produtos químicos, secadores e difusores de cabelo, pranchas, escovas e etc. Ademais, o ritmo do trabalho é definido pela demanda dos clientes.
  2. A atividade do cabeleireiro pode ser reduzida ao artesanato, de modo que ele se transforma no proprietário da barbearia ou salão de beleza e, além de executar os processos de produção do início ao fim, também controla a comercialização.

Manufatura: Produção de Cerâmicas

  1. A divisão em tarefas parciais está presente na produção de cerâmicas, pois existem trabalhadores responsáveis pela moagem da matéria-prima, fundição, moldagem, acabamento e alisamento das cerâmicas. Além disso, cada atividade requer um nível de qualificação e destreza diferente: o trabalhador do setor de acabamento deve possuir técnicas manuais de artesão, enquanto o trabalhador que mói a matéria-prima, não.
  2. A produção de cerâmicas também pode ser organizada no modelo de artesanato. Não é difícil encontrar artesãos que trabalham com cerâmica em seus ateliers, controlando os meios de produção, processo produtivo do início ao fim e sua comercialização.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (24.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com