TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos e Técnicas de Pesquisas na Administração III

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Unilins

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisas na Administração III

Curso: Administração

Prof. MSc. André Luis Fassa Garcia

Alunos:        Éder Wilian Siqueira Leal                                ID: 305628

Daniele Honório                                                ID: 210852

SUMÁRIO

1. Introdução        03

2. Fundamentação Teórica        03

2.1. Teoria das Restrições        03

3. Urgência e Emergência/Pronto atendimento        

4. Estudo de Caso e simulação        

5. Conclusão        

6. Referências        

Teoria das Restrições aplicada na gestão hospitalar

  1. Introdução

Este artigo apresenta os resultados do estudo feito através da TOC na área da saúde, a saber: unidades de pronto atendimento e unidades de urgência e emergência hospitalar. Poucas pesquisas sobre melhorias em tal área foram feitas com utilização da TOC para mapear os processos e identificar os gargalos do sistema hospitalar.

Quando falamos de urgência e emergência e pronto atendimento, o tempo é crucial. Avaliação rápida, identificação, pronta admissão e tratamento são a meta desse setor hospitalar. Quanto mais eficazes forem os serviços, maiores as chances de restabelecimento da saúde do paciente.

  1. Teoria das Restrições

Em 1987 um físico israelense publicou um livro chamado A Meta. Goldratt introduziu o termo teoria das restrições (“Theory of Constraints” – TOC), desenvolveu a estrutura como uma metodologia de raciocínio e gerenciamento inovadora, segundo o autor o livro é uma mistura de ciência e conhecimento apresentado de forma lúdica, no ensinamento de Goldratt é a base pra construir de forma personalizada uma historia de sucesso.

O objetivo da TOC é maximizar o lucro das empresas, com base no melhor gerenciamento dos recursos existentes, parte do principio que a maioria dos problemas é apenas por um fator, a restrição que se descobertos esses fatores se resolve o problema.

Dentro de uma organização, existem elos (setores, serviços ou ate mesmo pessoas), caso um desses exemplos citados seja mais fraco que os outros ou sobrecarregados, essa será o elo, são esses que recebem uma carga maior do que é capaz de dar conta ou produzir que acaba enterrando todo o sistema todo esse giro é chamado de gargalo.

Ao ser implantado a TOC deve – se começar a observar a organização como um organismo vivo integrado os membros são vistos como departamentos, e devem se movimentar de forma continua e coordenada na mesma direção, obtendo um gerenciamento de ambas as partes adquirindo um ganho maior e eliminando os obstáculos do sistema.

Para BORNIA (2010) teoria das restrições é qualquer coisa que limite o desempenho da empresa, sendo essas divididas em físicas também conhecida como restrição de recursos composta por mercado, fornecedor, maquinas, material, pedido, projetos e pessoas, e Políticas composta por normas, procedimentos e praticas usuais do passado.

Na teoria das restrições o processo de focalização em cinco fases é uma metodologia que possibilita através da avaliação do sistema de produção determinar como explorar os gargalos para obter melhorias no desempenho da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com