TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Social III

Ensaios: Pesquisa Social III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

Higiene e Comportamento Pessoal • Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Organização e Controle de Almoxarifado • Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Manipulador de Alimentos I - Perigos, DTA, Higiene Ambiental e de Utensílios • Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Manipulador de Alimentos II - Cuidados na Preparação de Alimentos • Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Noções Básicas sobre Alimentação e Nutrição • Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Aproveitamento Integral dos Alimentos

Série MeSA BrASIl SeSC - Segurança Alimentar e Nutricional

www.mesabrasil.sesc.com.br

Banco de Alimentos e Colheita Urbana Noções Básicas sobre Alimentação e Nutrição

Série MeSa BraSil SeSc - Segurança alimentar e Nutricional

2 0 0 3

Banco de alimentos e colheita Urbana Noções Básicas sobre alimentação e Nutrição

© 2003. SeSc – Departamento Nacional Qualquer parte desta obra poderá ser reproduzida, desde que citada a fonte.

SeSc/ DN

Banco de alimentos e colheita Urbana: Noções básicas sobre alimentação e nutrição. rio de Janeiro: SeSc/DN, 2003. 20 pág. (Mesa Brasil SeSc. - Segurança alimentar e Nutricional). Programa alimentos Seguros. convênio cNc/cNi/SeNai/aNViSa/SeSi/SeBrae.

iSBN: 85-89336-05-0

aliMeNto, aliMeNtação BalaNceaDa, NUtrieNteS, foNteS De NUtrieNteS, PirâMiDe aliMeNtar.

ficHa cataloGrÁfica

SeSc - Serviço Social do comércio / Departamento Nacional rua Voluntários da Pátria, 169 Botafogo ceP. 22270-000 rio de Janeiro-rJ internet: www.sesc.com.br

aPreSeNtação ..............................................................................5

PrefÁcio ...........................................................................................7

iNtroDUção ..................................................................................9

aliMeNtação ...............................................................................10

fUNção DoS NUtrieNteS .......................................................11

PirâMiDe De aliMeNtoS .........................................................13

foNteS DoS NUtrieNteS NoS aliMeNtoS ......................15 Vitaminas (reguladores) .....................................................15 Sais Minerais (reguladores) ...............................................17 fibras ..........................................................................................19 Água ...........................................................................................19

Sumário

NoçõeS BÁSicaS SoBre aliMeNtação e NUtrição

ApreSentAção

meSA BrASil SeSC A rede nACionAl de SolidAriedAde ContrA A fome e o deSperdíCio de AlimentoS.

Desde 1946, o SeSc desenvolve ações nas áreas da saúde, educação, cultura e lazer para melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens e serviços e contribui com o desenvolvimento do país.

Paralelamente, sempre participou do esforço coletivo de assegurar melhores condições de vida para todos abrindo novos caminhos para minimizar os impactos das necessidades básicas na população de baixa renda. Nesta perspectiva, a partir da década de 1990, iniciou ações orientadas para a redução da fome e da desnutrição, através do combate ao desperdício de alimentos. esses programas regionais inspiraram o MeSa BraSil SeSc.

o MeSa BraSil SeSc é um Programa de Segurança alimentar e Nutricional voltado para a inclusão social, constituindo-se numa rede Nacional de Solidariedade contra a fome e o desperdício. É um trabalho de compromisso social e tem na parceria, que envolve diversos segmentos da sociedade, a base de sustentação de todas suas ações. Demonstra, na prática, que a união de vários organismos sociais pode responder de maneira eficaz às dificuldades que afligem o país.

o Programa tem caráter permanente e as ações vão além da arrecadação e distribuição de alimentos doados. São desenvolvidos, em parceria com o Programa alimentos Seguros – PaS – e o SeNac, materiais e capacitações para produção de uma alimentação segura, saudável e saborosa conforme padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária, bem como para utilização do alimento de forma integral.

o PaS é uma ação conjunta do SeSc, SeNac, SeSi, SeNai e SeBrae com órgãos do governo federal – aNViSa, eMBraPa e cNPq – que se propõe a difundir e implantar as Boas Práticas (BP) e o Sistema

NoçõeS BÁSicaS SoBre aliMeNtação e NUtrição

prefáCio

a série “MeSa BraSil SeSc – Segurança alimentar e Nutricional” - é um conjunto de materiais educativos desenvolvidos pelo SeSc, SeNac e PaS - Programa alimentos Seguros, como instrumento para garantir a qualidade e o aproveitamento integral dos alimentos - desde a doação, na empresa parceira, até o consumo final, na entidade beneficiada pelo Programa.

Para cada etapa, foi desenvolvido material específico com orientações e esclarecimentos sobre:

• seleção e separação de alimentos excedentes – com instruções para os funcionários da empresa doadora.

• retirada, transporte, armazenamento e entrega na instituição - para aqueles que executam as tarefas internas nos Bancos de alimentos e colheita Urbana.

• recepção, armazenagem, manipulação dos alimentos recebidos e receitas de aproveitamento integral dos alimentos visando o preparo de refeições nutritivas em condições seguras - destinados a educadores sociais, monitores, voluntários e funcionários das instituições sociais atendidas.

os materiais desta série fazem parte das ações estruturais do MeSa BraSil SeSc (relacionadas às Políticas específicas do Programa fome Zero do Governo federal), que objetivam contribuir para a inclusão nutricional e social de segmentos da população em situação de vulnerabilidade alimentar, através de uma ação educativa intensa voltada à educação alimentar, difusão de conhecimentos e promoção da cidadania.

as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com