TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos e habilidades para alcançar os objetivos da organização

Pesquisas Acadêmicas: Métodos e habilidades para alcançar os objetivos da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Com o passar dos anos o mundo vem se modificando através da globalização, o mercado esta em constante mudança, as tecnologias estão sempre se modificando, as pessoas estão mais exigentes em relação ao que consomem, elas esperam sempre o melhor e com qualidade. No meio de todas essas mudanças e imprescindível que as empresa estejam sempre a procura de se atualizarem e a procura de novos conhecimentos, sempre voltadas para as necessidades dos clientes para assim se manter no mercado.

No meio desse cenário e onde se encontra o desafio do administrador para gerir uma organização, e necessário desenvolver técnicas e habilidades para alcançar os objetivos da organização.

Esses e alguns outros pontos serão apresentados no decorrer do trabalho realizado pelo nossa equipe.

Os Fundamentos da Administração: O que é administração de empresas; as empresas; o administrador; o contexto em que as empresas operam.

A administração consiste em tomar decisões, planejar, organizar, controlar e direcionar, todos os esforços necessários de uma organização para o comprimento de um objetivo específico. Sendo assim o administrador tem que desenvolver as competências e habilidades necessárias para tal desafio de administrar uma organização. O administrador tem que ter as competências necessárias para atingir resultados, ou seja, alcançar objetivos pré-estabelecidos, sendo elas: o conhecimento, as habilidades específicas de sua área de atuação, saber analisar cada situação no ambiente em que esta envolvido, levantando dados e informações para a tomada de decisões sábias e ter atitude, ou seja, saber fazer acontecer.

Através dessas competências é possível o administrador desenvolver as três habilidades necessárias, para uma gestão eficiente, são elas:

Habilidades técnicas: consiste em saber utilizar o conhecimento e as ferramentas necessárias para a realização de alguma tarefa ou projeto

Habilidades Humanas: É saber trabalhar com as pessoas, procurando entendê-las, educá-las, direcioná-las e motivá-las continuamente. Essa habilidade é muito importante, pois sem ela o gestor nada poderá fazer.

Habilidades Conceituais: É saber desenvolver ideias, valores e plano de ação, assim desenhando o caminho aonde se quer chegar, pensando no futuro da organização, além da capacidade de diagnosticar, ou seja, resolver os problemas, e ter uma visão de futuro.

Essas habilidades são imprescindíveis a todo gestor de sucesso, pois através delas que é possível chegar ao objetivo da organização.

Conceito de empresa, de gestor e de empresário.

São muitos os conceitos para empresa, que apresentam como uma unidade socioeconômica, formada por elementos humanos e tecnológicos, com a finalidade de atingir um objetivo específico.

“Cassarro (1999) a empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais”.

“Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviço”.

“Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros”.

Segundo o Artigo 966 da Lei 10406 do Código Civil/02, considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Ou seja, o empresário é aquele que é dono do negócio.

Já o gestor é o responsável por gerir uma determinada área da empresa, estando assim comprometido com o planejamento e definições de objetivos e metas a serem alcançado, em outras palavras o gestor é essencial para o bom funcionamento de uma organização.

“Henri Fayol, o gestor é definido por suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planeamento, da organização, da liderança ou direção e do controle, afim de atingir os referidos objetivos”.

As empresas como sistema aberto.

Sistemas abertos são aqueles que interagem como ambiente externo. Uma empresa pode ser definida como um sistema aberto, pois elas sofrem influências do mundo exterior, tais como politicas econômicas, a as variáveis sócias , tecnológicas, éticas, ambientais e de ordem legal, ou seja, influenciada pela legislação vigente e os tributos.

As empresas estão sempre sob influência do ambiente externo, pois ela tem que estar voltada para as necessidades de seus clientes, tendo um compromisso com a sociedade e com o meio ambiente, além de seguirem também as normas ditadas pela politica e legislação vigente em seu local de atuação.

Missão visão e valores.

As diretrizes empresariais conhecidas por missão, visão e valores, devem serem bem definidas no início para que a Empresa não venha a falência. Por isso é muito importante o empreendedor pesquisar o mercado no qual for adentrar.

As diretrizes empresariais resumidamente são:

Missão: É o detalhamento da razão da criação da empresa, ou seja, o porquê dela existir.

Visão: É o que a empresa almeja alcançar a longo prazo, ou seja, e onde e como ela se enxerga no futuro.

Valores: São as crenças e atitudes que dão personalidade a empresa, definindo assim uma ética para a atuação de seus funcionários dentro e fora do ambiente em que estão inseridos.

O contexto de como a empresa operam e habilidades de gestão do grupo.

As empresas em que os integrantes do grupo atuam, estão cada vez mais voltadas para o ambiente interno e externo, ou seja, estão se preocupando cada vez mais com seus colaboradores, incentivando e os treinando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com