TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos quantitativos

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Para o desenvolvimento do trabalho apresentado foi escolhida a empresa Ferkal localizada na cidade de viçosa-mg na Rua Milton bandeira, bairro centro loja 01.

Através do trabalho foi realizada uma pesquisa de campo baseada nas matérias estudadas nas disciplinas de microeconomia e macroeconomia; ética politica e sociedade; e métodos quantitativos.

1.1 objetivo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa de campo na empresa Ferkal, desenvolver os assuntos estudados em aula relatando através de questionários os aspectos relacionados ao mercado da empresa, as ferramentas estatísticas para analises de dados e também observa-la como uma organização social e politica.

2 DESENVOLVIMENTO

A ferkal é uma das empresas mais conhecidas de viçosa do ramo de materiais para acabamentos de construção.

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Ela trabalha com materiais para acabamentos como pisos, cerâmicas, pastilhas, tintas, acessórios para moveis (fechaduras, trincos e utilidades domesticas, entre outros.).

A empresa, ao realizar uma pesquisa constatou que 80% de seus clientes são pessoas jurídicas na sua maioria marceneiros visto que grande parte da população consumidora desses produtos é representante de empresas que atuam no ramo de grandes construções civis. Os 20% que são de pessoas físicas, em sua maioria são do sexo masculino e a faixa etária é de 25 a 50 anos.

Ao identificar os comportamentos dos clientes nota-se que eles optam preferencialmente por uma marca: a IMABE (marca de fechadura de porta).A justificativa é que tal marca tem mais durabilidade e melhor aparência. Ao elevar o preço da referida marca o numero de clientes mantém-se estável. Em media os consumidores da empresa gastam em torno de 3000 reais por mês em meteriais e o método de pagamento mais utilizado é a velha e famosa notinha pra 30 dias.

Para tomar alguma decisão com relação ao aumento dos preços dos produtos é feita uma revisão dos preços mais especificamente quando o preço dos fornecedores aumenta. Então é feita uma reavaliação para que os novos preços possam ser passados para os clientes.

O fator preocupante com relação aos preços dos produtos não está relacionado à inflação diretamente, mas sim ao aumento do dólar, pois a maioria dos produtos utiliza na sua fabricação matéria prima importada logo o aumento do dólar implicaria em maiores custos o que aumentaria a despesa da empresa.

Ainda com relação aos preços a cada alteração leva se em conta o custo de matéria prima, o pagamento de fretes para entregas, a margem de lucros que a empresa vai atingir. O aumento dos juros, dos impostos, despesas todos esses fatores são considerados importantíssimos para a definição dos preços finais visto que ao incluir cada item acima citado no preço final do produto a empresa estará trabalhando visando lucratividade, ou seja, as chances de prejuízos seriam menores.

A relação da empresa com seus fornecedores é bem interessante, geralmente todas as compras são realizadas por meio de pedidos, ou seja, os representantes de outras empresas vão até a ferkal oferece os produtos, os que são de interesse da empresa são selecionados e acontece compra. O prazo de entrega é de no máximo 20 dias após a compra e no ato da entrega o pagamento é feito por meio de boletos bancários.

A média de preços entre fornecedores mantem- se estável e a comparação é feita mensalmente ou a cada compra dependendo do produto.

Como na maioria das empresas a concorrência é inevitável não é diferente na ferkal, onde sua maior concorrente é uma empresa do mesmo proprietário. A estratégia de venda mais utilizada é a venda feita no crediário.

2.2 METODOS QUANTITATIVOS

Um grande desafio de todas as empresas é trabalhar a questão financeira do empreendimento “é inadmissível, num mercado tão competitivo quanto o atual que o profissional não busque aprimorar-se nas técnicas de analises e decisões” isso torna ainda maior a exigência em capacitação na área administrativa da empresa logo o uso da estatística torna-se ainda mais importante nas analises financeiras da empresa.

Para o controle financeiro da empresa é realizado periodicamente um balanço interno. Através desse balaço é feita a coleta de dados os produtos são cadastrados informaticamente, ou seja, em um programa especifico assim como também é realizado o cadastro de fornecedores, clientes, o registro de boletos para que não possam ocorrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com