TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEGOCIAÇÃO

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADELAINE MARIA DE LIMA SILVA                                                               9977020121

ANA CASSIA DOS SANTOS SOUSA                                                                  9977023132

ANA PAULA DE ANDRADE SILVA                                                                  9977020079

ALEXANDRE MELO PEREIRA                                                                         9977021850

ELIAS DE ARAÚJO COELHO NETTO                                                             9977020086

RAFAEL GOMES DA SILVA                                                                              7247602369

ATPS: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO ETAPAS 1 E 2

SÃO BERNADO DO CAMPO

2015

Passo 1

Somente realizar leitura do PLT e dos artigos citados.

Passo 2

O processo de negociação

A negociação pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais como para questões profissionais, em diversos ambientes diante dessa grande diversidade de contextos, existem muitas definições e formas diferentes de aborda o assunto para busca uma ampla definição vários autores foram consultados, mas, no entanto seus conceitos variaram conforme o aspecto que consideravam mais relevantes.

Aspectos como comunicação, informação do tempo e do poder, acordo e a procura por relações duradouras, satisfação de necessidades e solução de conflitos.

Podemos dizer que a negociação é a soma de todos esses aspectos sendo de grande importância para o processo de uma organização.

Deste modo podemos estabelecer metas que compõem esse sistema subdividindo em entradas, processos e saídas, entrada início, processo de transformação dos impulsos em resultados e saídas em final da negociação.

Entradas

Significa o começo do processo de um sistema de negociação impulsos exemplos:

  • Diferenças individuais: particularidades do negociador como modo de falar e de se vestir entre outros que podem gerar empatia ou antipatia lidarem com tais divergências pode ser um diferencial para o negociador.
  • Valores pessoais: ética, cultura, forma de criação e etc.
  • Interesses comuns: objetivo semelhante é necessário ser claro quanto aos reais interesses para que possam ser atingidos.
  • Relacionamento humano: é através da relação entre as partes que os negociadores vão da inicio e concluirá o processo.
  • Participação no processo: é necessário desenvolver técnicas de negociação e conhecer bem o processo para uma relação efetiva e bem sucedida.
  • Uso da informação e do poder: é a informação que vai facilitar na hora de negociar evitando resultados inesperados já o poder pode beneficiar o negociador.
  • Comunicação bilateral: a comunicação é o inicio para um relacionamento humano fundamental na identificação e solução de necessidades da parte contraria chegando a uma conclusão satisfatória.
  • Barganhar: um dos aspectos positivos é o foco nas necessidades reais de ambos a fim de busca resultados positivos e não só visar o seu próprio interesse.
  • Flexibilidade: é a facilidade dos negociadores na hora de reverte prazos ou percepções na hora de concluir um processo de negociação a falta de flexibilidade pode trazer consequências negativas gerando um contrato inadequado.

   Saídas

Representa a resposta final do sistema de um processo e poderá ser também o inicio para um novo processo.

Em razão disso é que se propaga tanto o quanto pode ser importante manter relações duradouras fortalecendo a relação humana gerando abertura para novos processos já uma saída negativa pode contabilizar em uma quebra de confiança fazendo com que sua entrada seja negativos exemplos.

  • Conquista de pessoas: deve ser algo positivo gerando um aperfeiçoamento entre os negociadores, visando à confiança, amizade e ajuda mutua entre as partes envolvidas.
  • Concessões: as concessões durante o processo devem gerar ganhos mútuos sobre tudo ambos os lados devem cooperar para solucionar um problema beneficiando ambos os lados.
  • Persuasão: trata-se do poder de convencimento proporcionando ganhos e um bom resultado final.
  • Satisfação das necessidades: acontece quando o objetivo consegue ser alcançado.
  • Decisão conjunta: são o objetivo em comum negociado por ambas as partes acerca de um acordo efetuado.
  • Acordo: trata-se de um contrato elaborado que garante um resultado satisfatório gerando futuras negociações.
  • Solução do conflito: é o processo em que o negociador deve visar interesses reais e identificar suas causas e busca a cooperação da outra parte trazendo um resultado positivo.
  • Benefícios do conflito: o conflito também pode trazer benefícios como ingredientes para um relacionamento humano como valores, emoções, sentimentos entre outros.
  • Benefícios duradouros: o benefício duradouro vem da decisão conjunta na solução de um conflito por soluções.

 

As entradas negativas no processo esta relacionada com valores pessoais, limites rígidos, conflitos entre outros as diferencias individuais a os valores pessoais podem trazer resultados negativos caso o negociador não for flexível e não se preocupar com o outro como pessoa que tem emoções e valores este processo pode ter resultados desastrosos como os negociadores ficar ofendidos, zangados ou frustrados a falta de visão sistêmica gera conflitos que dificilmente iniciara em um acordo.

O poder pode mudar a realidade e alcançar objetivos podendo ser utilizado de maneira positiva ou negativa o negociador que estiver usando do poder para prejudicar pode afeta o processo como um todo.

A informação é o conhecimento adquirido por diversas formas quanto mais informação menor o risco de resultados inesperados.

Deste modo o negociador tem a alternativa de usar o poder e a informação para gerar ganhos mútuos ou pensar em seus próprios interesses.

Na ausência de participação efetiva o negociador que se valer de informações incompletas trazendo danos ao processo como tomada de decisões sem fundamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com