TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DÉBORA CARDOSO DE OLIVEIRA, ELIANE BEZERRA DA  COSTA, ELVIS MARQUES DE LIMA SILVA, JOSÉ ALDO ARAÚJO CORDEIRO E TAINÁ GUIMARÃES DE BRITO.

ANÁLISE DO MERCADO

(OLIVEIRA SUPERMERCADO)

Santa Luz

2014


DÉBORA CARDOSO DE OLIVEIRA, ELIANE BEZERRA DA COSTA,

ELVIS MARQUES DE LIMA SILVA, JOSÉ ALDO ARAÚJO CORDEIRO

E TAINÁ GUIMARÃES DE BRITO

ANÁLISE DO MERCADO

(OLIVEIRA SUPERMERCADO)

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração 2° semestre da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para Produção Textual Interdisciplinar em grupo.    

Orientadores: Professores: Regina Lucia Sanches Malásseis, Marcelo Caldeira Viegas, Wilson Sanches, Sebastião de Oliveira. Tutor de sala: Francisco Carlos Guimarães de Araújo. Tutor eletrônico: Flavia Roberta de Carvalho Muller.

Santa Luz

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.............................................................4,5,6,7,8,9,10,11,12,13

CONCLUSÃO...........................................................................................................14

REFERÊNCIAS........................................................................................................15

ANEXOS.........................................................................................................16,17,18

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é identificar os fatores críticos de sucesso que influenciam a percepção em uma empresa supermercadista familiar. A comunicação exerce um papel estratégico de auxiliar na construção de melhores formas de interação social e entendimento entre os públicos (fornecedores, clientes, empregados, etc.) a partir de um ambiente saudável de trabalho.

3

DESENVOLVIMENTO

A pesquisa se desenvolveu na empresa supermercadista familiar:

Oliveira Supermercado

Proprietário: José Oliveira Neto

Cidade: Queimadas-BA

“Supermercado pioneiro no ramo alimentício na região do sisal, uma empresa LTDA”.

Atua no mercado a mais de 25 anos, atende mais de 2.000 clientes em toda região, tem uma referência no ramo por causa da sua organização e inovação. O Oliveira supermercado procura sempre uma forma inovadora de atrair clientes sendo o seu maior foco, para que isso aconteça tem um preço acessível para todas as classes econômicas, sua loja é arejada de fácil acesso, conta com uma equipe qualificada para o desenvolvimento das suas atividades, é composto por gerente geral, setor fiscal, caixa repositor, açougueiro, recepcionista, atualmente tem vinte funcionários. A empresa sempre presa pela ética, respeito e dignidade com todos os funcionários, visando sempre o compromisso.

Todos os funcionários procuram abordar os clientes de maneira mais cordial, pois assim a empresa segue crescendo e buscando sempre esta atualizada no mercado, sempre trazendo promoções para que seus clientes se sintam atraídos pelos seus preços e assim se mantendo sempre em crescimento, com essa maneira de trabalhar pode se sair bem em ralação a concorrência superando as expectativas do mercado. Hoje a empresa fatura aproximadamente R$: 300.000 (trezentos mil reais) por mês, a empresa trabalha com uma margem de lucro de 30% e tem um custo de 18% envolvendo salário dos funcionários, conta de água, luz, telefone, marketing, impostos e outras despesas extras e com isso o seu lucro líquido é 12% aproximadamente.

É assim que a empresa Oliveira supermercado segue sua trajetória vivendo o presente, mais com o olhar no futuro que vai sendo construído a cada dia.

4

MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

Quais são os produtos por ele comercializados?

Os produtos comercializados são: gêneros alimentícios, setor de higiene e limpeza do lar, limpeza pessoal, perfumaria, utilidades domesticas, açougue, enlatados, mercearia doce, mercearia salgada, massas, pães, biscoitos, frios e congelados.

Identifique o perfil dos clientes, pessoas físicas da empresa: a faixa etária de renda; sexo; e o grau de escolaridade; estado civil; se tem filhos; qual a freqüência que vai ao mercado; quanto tempo gasta fazendo compras; qual o gasto médio a cada visita ao mercado; quais as formas de pagamentos mais utilizadas pelos clientes?

O Perfil dos clientes varia:

Bens humorados: Que são muito simpáticos e gosta de uma conversa agradável.

Racionais: sabem o que dizem, pois são bem informados, não são influenciados com facilidade.

Presunçosos: sabem tudo, são vaidosos querem dominar e não aceitam opiniões.

Apressados: quer rapidez no atendimento não verifica o produto em detalhe, confia nas informações dos vendedores.

Em geral são pessoas com renda de um salário mínimo ou mais, de ambos os sexos, com grau de escolaridade e estado civil variado. Com filhos ou não, geralmente os clientes que vivem distantes, ou seja, na zona rural fazem compras semanalmente e os da cidade compram de acordo com as suas necessidades que podem ser ate diariamente. Os prazos de pagamentos variam de acordo com o recebimento dos seus salários.

5

Identifique o comportamento do consumidor verificando-se: os clientes têm preferência por algum produto ou marcas específicos, quais são esses produtos? Quando o preço desses produtos sobe o que o cliente faz? Quando não há esta marca o cliente compra outra?

A maioria dos clientes tem preferência por algumas marcas de produtos, uns no setor alimentício outros na perfumaria e etc. Os clientes estão sempre atentos asmudanças de preços, quando não encontram a marca desejada que procurem na maioria das vezes não levam o produto de outra marca semelhante pra casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (993.4 Kb)   docx (813.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com