TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação é o Processo que Tem por Objetivo Conquistar algo

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

ANGELO RODRIGUES DE SOUZA - 1402435

Estudos Disciplinares I

POLO

BARÃO GERALDO - CAMPINAS

2015

INTRODUÇÃO

       Negociação é o processo que tem por objetivo conquistar algo, alcançar uma situação benéfica. Geralmente visa-se o lucro financeiro. No entanto, o necessário é que o negociador tenha conhecimento prático e teórico sobre o assunto para que consiga o melhor acordo possível.

 

ANÁLISE

 SEMELHANÇAS:

Ambas tem o objetivo de obter troca de informações para que haja um resultado,  procuram uma boa solução mesmo que em formas diferentes.

DIFERENÇAS:

     Na competitiva cada lado está preocupado consigo mesmo, estão em busca de benefícios mesmo que prejudicial ao outro lado, já na cooperativa ambas partes estão interessadas em obter benefícios para os dois lados, mesmo que parcialmente. Partes devem considerar as implicações do resultado antes de começar a negociação competitiva.

     A cooperativa é mais transparente, enquanto a competitiva utiliza-se " armas" para evitar fragilizar sua posição, para que seja favorável para si.

SITUAÇÕES:

      A negociação cooperativa, geralmente é usada quando mais de uma questão estiver envolvida, quando existir problemas a mais para serem solucionados, ou quando ambas pessoas fazem parte de um mesmo departamento onde é preciso conservar o bom relacionamento.

      O tipo ganha-ganha é a negociação baseada na ação cooperativa. Os negociadores que têm essa visão agem como se fossem solucionadores de problemas e têm como base a efetividade de um acordo.

       A negociação competitiva é usada mais frequentemente em empresas concorrentes, que possuam o mesmo produto e querer desbancar os oponentes, ou em uma relação sem preocupações em preservar o bom relacionamento, longe de convivência, apenas voltada para interesses financeiros.

      Negociação competitiva trabalha com a hipótese de que existe um prêmio fixo que ambas as partes desejam, e o processo de negociação é um "jogo de soma zero".

     Negociação competitiva deve ser utilizada, quando não é possível subdividir o objeto da competição ou o prémio.

        CONCLUSÃO

      É preciso salientar que na negociação competitiva frequentemente há um vencedor e um perdedor, é uma negociação que pode ser repensada e concluir se deve ou não ser usada por poder trazer situações negativas, mesmo que muitas vezes o objetivo seja mais rápido, para isso, a solução seria a negociação cooperativa, que procura sanar os problemas de ambos negociantes ou pelos menos, parte delas procurando uma transparência e conservar bons relacionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com