TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos do processo de treinamento prático através de estágios

Pesquisas Acadêmicas: Objetivos do processo de treinamento prático através de estágios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 9

1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS.

Considerando que o estágio é imprescindível na formação profissional do aluno o (MEC) Ministério da Educação e Cultura estabeleceu que as entidades de ensinos públicas e particulares deverão garantir ao aluno que pretende adquirir formação técnica em qualquer especialidade cumpra uma carga horária de 1.800 horas sendo no mínimo 400 horas práticas.

Essa carga horária em específico diz respeito ao Curso Técnico em Segurança do Trabalho, devendo a carga horária teórica conforme estabelecido pelo (MEC) não menos que 1.400 horas teóricas.

O estágio é de grande importância na formação profissional uma vez que o (conteúdo programático) visto na teoria em sala de aula, será vivenciado na prática e todas as dúvidas serão sanadas, proporcionando a integração do futuro profissional ao mercado de trabalho e contrapartida permitir ao aprendiz conhecer de perto o seu campo de atuação.

È obrigação da entidade de ensino efetuar a fiscalização através de supervisão do aluno durante o período a que este estiver submetido à avaliação no campo de estágio, viabilizando o cumprimento da Lei e assegurando o aprendizado sem qualquer prejuízo.

O estágio poderá ser cancelado a qualquer momento se ocorrer falta disciplinar ou criminal do estagiário conforme o estabelecido na Lei do estágio, lembrando que o estágio não gera qualquer vínculo trabalhista sendo uma modalidade especial de trabalho em lei específica. A entidade não tem a obrigatoriedade de fornecer estágio ao aprendiz cabendo a este buscar oportunidades mesmo que sem remuneração, visando tão somente o cumprimento da carga horária exigida para a formação profissional.

Cabe ao aluno inteira dedicação ao processo de aprendizado durante o estágio e cumprir rigorosamente os horários e atividades sem prejuízo das aulas teóricas.

O processo de ensino prático através do estágio tem a finalidade de proporcionar ao futuro profissional uma melhor visão do campo de atuação possibilitando-o estar diretamente interligado a atividade condicionando estabelecer uma completa formação ideológica dentre outras visões acerca da área de atuação.

Sendo assim o presente relatório tem o objetivo principal registrar todo o período de aprendizado revelando todo o seu aproveitamento oficializado nos termos deste documento, o qual será preservado por tempo indeterminado na unidade de ensino.

O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades mais importantes que foram desenvolvidas durante meu estágio na Casa das Desnatadeiras. Pelo aluno Joney Rezendes Nepunuceno F, do curso de técnico em segurança do trabalho do INTEPEC, no período de 01 de Março de 2014 a 01 de Junho de 2014 com carga horária diária de 06 horas de Segunda a Sexta no total de 30 horas semanais, totalizando (412) horas.

1.1 – FUNÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO.

O estágio é a atividade prestada por estudantes, nas empresas ou repartições públicas, visando o aprimoramento profissional na sua área de estudo. O contrato é celebrado entre o estudante e o tomador, com a interveniência da instituição de ensino, que deve zelar para que o contrato seja cumprido fielmente. O estágio pode caracterizar também um período de treinamento dentro das empresas, oferecido a indivíduos sem mediação de instituições de ensino.

A função do estágio é possibilitar aos aprendizes o conhecimento prático das funções profissionais, e possibilitar aos estudantes um contato empírico com as matérias teóricas que lhes são passadas em sala de aula. Trata-se do entendimento, hoje consolidado pelos educadores, de que a teoria, sem a prática, é incompleta, prejudicando o acesso imediato ao mercado de trabalho. O estágio visa superar este problema.

1.2 – A IMPORTANCIA E ANATUREZA DO ESTÁGIO.

O estágio prático é de grande importância para o aperfeiçoamento e para o aprendizado do aluno é durante o estágio que o aluno vai aprender como, quando e onde irá aplicar seus conhecimentos adquiridos na teoria, e, além disso, o aluno/estagiário aprende como se comportar no local de trabalho, e a ter responsabilidade disciplina e ética.

É no campo de estágio que irei adquirir toda experiência profissional de que preciso. Durante o estágio vale lembrar que a organização, política da empresa, a motivação, apoio do supervisor, compreensão dos colegas e a compreensão familiar são essenciais para se ter um bom desenvolvimento mental e profissional durante o estágio.

2 – IDENTIFICAÇÕES DO ESTAGIOÁRIO E DO CAMPO DE ESTÁGIO

2.1 – INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Colégio: Intepec- Instituto Tecnológico Profissionalizante de Educação e Consultoria Ltda - ME

Endereço: Av. Mato Grosso, nº1122 – St. Coimbra CEP: 74513-040 Goiânia – GO

CNPJ: 01.481.076/0001-49

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho

Orientador de Estágio: Rogério Vieira

2.3 – ESTAGIÁRIO

Nome: Joney Rezendes Nepunuceno

Endereço: Rua Jaçanã Qd. 26 Lt. 24 Colina Azul I CEP: 74970-640 Aparecida de Goiânia – GO

Mês e Ano de início de estágio Mês e Ano de fim de estágio Horário de estágio Carga horária mínima exigida Carga horária cumprida

Março-2014 Junho-2014 08:00 ás 12:00 400 horas 412 horas

2.4 – CAMPOS DE ESTÁGIO

Empresa: CASA DAS DESNATADEIRAS LTDA.

Endereço: Rua 205 N°257 Setor Coimbra Goiânia—GO.

CNPJ: 01.012.434/0001-74

Site: www.casadasdesnatadeiras.com.br

Atividade preponderante: Equipamentos para laticínios e indústria de alimentos.

CNAE: 28.69-1-00 Grau de Risco: 3

2.5 – SUPERVISORES DE ESTÁGIO

Nome: Rogério Vieira

Profissão: Coordenador do Curso em Segurança do Trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com