TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Net 10 Telecon

Por:   •  5/6/2018  •  Dissertação  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Net 10 Telecon

A Net 10 é uma empresa do ramo de telecomunicações, fundada em 2009 pelos amigos Jair Messias e Maria do Rosário. Atualmente comercializa serviços de telefone e internet por meio de conexão ADSL. Possui 30 funcionários na área operacional, que são responsáveis pela instalação e manutenção e 20 funcionários na área comercial e administrativa,

Apesar de ser uma empresa com tecnologia ultrapassada, o que acarreta em muitos pedidos de reparo e reclamações, a empresa permanece forte em sua região por não possuir concorrência.

Com as informações apresentadas pela contabilidade os sócios que também são os administradores da empresa verificaram que os resultados estavam a quem do projetado, desta forma foi definida a instauração de auditoria interna para identificar possíveis desfalques.

Desfalque Temporário

■ O desfalque temporário ocorre quando um funcionário se apossa de um ativo da empresa e não faz nenhuma alteração na contabilidade de forma que os ativos existentes concordem com os valores registrados na contabilidade (transferindo o ativo roubado para despesa).

A auditoria identificou os seguintes desfalques temporários:

Caso 1

Uma funcionária apoderava-se do dinheiro recebido de clientes, proveniente de pagamento de faturas de internet e telefone, antes do registro contábil do recebimento.

Este desfalque foi descoberto pela auditoria ao confrontar as duplicatas não recebidas com o valor das duplicatas a receber que constavam na contabilidade e quando os clientes que entese estavam inadimplentes comprovaram o pagamento de suas faturas.

Alguns clientes informaram por quem foram atendidos, mas como não havia provas concretas a empresa optou por demitir a funcionária sem justa causa.

A fim de coibir este desfalque foi orientado a criação de um login de acesso para os funcionários e que contenha no comprovante de pagamento algo que identifique o funcionário que emitiu o comprovante.

Teste Principal – Ativo Circulante – Duplicatas a Receber – Superavaliação

Teste Secundário – Ativo Circulante – Caixa – Subavaliação

Caso 2

Um funcionário do setor de instalação e manutenção da rede estava pegando o dobro de fios que outros funcionários do mesmo setor com a mesma carga de serviço utilizavam.

Após detectado o fato, o funcionário foi chamado para prestar esclarecimentos, e depois de muita conversa e com a palavra dos sócios de que se ele dissesse a verdade não seria demitido por justa causa nem processado, ele confessou que queimava parte dos fios em um local afastado para vender o cobre.

Este desfalque foi identificado pelo confronto dos ativos existentes fisicamente com os registros contábeis, pois o ativo (rolos de fios) continuavam registrados no razão, no entanto, o bem não existia fisicamente na empresa.

Para prevenir a ocorrência de fatos semelhantes no futuro, a empresa limitou o fornecimento de materiais aos funcionários, liberando quantidade maior só em situações excepcionais.

Teste Principal – Despesa com Materias – Superavaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com