TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nichos de coaching

Por:   •  6/3/2018  •  Resenha  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

Primeiramente, cumpre esclarecer que com o desenvolvimento do coaching notou-se que os conhecimentos e técnicas poderiam ser estendidos a demais áreas estranhas ao autoconhecimento e desenvolvimento gerado pelo processo.

De tal forma, ao longo do tempo foram surgindo várias modalidades e nichos de coaching, sempre almejando o desenvolvimento daquilo no qual a pessoa propor-se-ia a desenvolver pelo próprio cliente.

Não obstante as diversas ramificações que o coaching tomou, ou melhor dizendo, nas áreas nas quais ele foi aplicado, inicialmente tratava-se do personal coach, life coach e o executive e business coach.

O personal coach será o profissional que focará na pessoa e em suas habilidades e percepções ao seu redor, primando desta forma, para desenvolver tais habilidades, independente da área de atuação, sem restrições, seja da vida pessoal a vida profissional, isso não pressupõe uma maior expertise do coach na propulsão de resultados, pois deve-se perceber que o foco do coach será a pessoa e suas habilidades particulares e ações com esses meios.

Serão trabalhados aspectos pessoais de acordo com a necessidade que o coachee mostre, quais são seus fatores motivadores ou seu fatores bloqueadores, sobre isso trabalha a idéia de evolução de suas capacidades, definição de metas e o melhor caminho a ser traçado para alcançar essas metas previamente estabelecidas.

Por outro lado, o life coach, ou como também é chamado de coach de vida, fará uma análise de todos os aspectos da vida da pessoa, com um enfoque de interatividade, com o escopo de assim desenvolver caminhos práticos para um relacionamento almejado entre familiares, amigos, companheiro, saúde, sociabilidade e outros.

Com o advento de novas prioridades na vida das pessoas, o foco, por vezes, pode acabar direcionando-se a uma especificidade de sua vida, exacerbando a energia só no trabalho, ou só na vida social, deixando de lado fatores que compõe a vida de toda e qualquer pessoa, o objetivo do life coaching é restabelecer o equilíbrio, fazendo com que a conquista em uma área particular influencie em motivação e bons resultados na outra.

É sob a mesma égide que versará a atuação do profissional que se proponha a atuar no âmbito executivo e empresarial, como um mix dos coach supracitados, isso porque, o coaching executivo pode trabalhar a carreira da pessoa de forma individual, mas também o desenvolvimento da empresa enquanto equipe ou potência de atuar de forma sistêmica.

Assim, deve-se conciliar que os objetivos profissionais tornem-se cada vez mais claros e palatáveis, alavancando sua carreira, ou se for o caso descobrir novas áreas nas quais as habilidades da pessoa melhor se identifiquem, sendo assim o objetivo profissional e seu alcance vem acompanhado da realização pessoal, seria fazer o que gosta e trabalhar feliz.

Insta salientar que, as áreas acima mencionadas tratam de maneira geral o âmbito no qual o coaching pode ser trabalhado, os nichos do coaching especificadamente demonstram-se diversos pelo enfoque a cada área.

Note-se quando falamos de personal ou life coach ele poderá ser um coach de familiar, de relacionamentos, nesse caso por todo o exposto até aqui na presente pesquisa valer-se-á das ferramentas e métodos adequados e aplicados para melhor conduzir uma sessão de coaching para essas especificidades, é por essa razão que a prática e a experiência ajudam o coach a melhor desenvolver o processos, são insights para o coachee, mas também para o coach.

Cabe pormenorizar a atuação de alguns nichos de coaching, e notar a amplitude e extensão do coaching, mas deve-se sempre evitar a indução de que o coaching pode ser remédio para tudo, pois caso contrário, tal ferramenta que se presta a colaborar no exercício de diversas áreas, pode acabar por banalizado, perdendo sua credibilidade.

Pensando em seu conceito inicial, o coaching trabalhará o desenvolvimento pessoal da pessoa na área escolhida, desta feita, dando início a uma breve apresentação acerca dos diversos nichos de coaching, o coach de carreira busca o desenvolvimento pessoal da pessoa em sua carreira.

É constante a escolha de uma carreira errada focando tão somente na remuneração no futuro auferida, olvidando que o bom exercício do labor rende tantos frutos financeiros quanto de qualquer outra profissão.

Outrossim, o coach de carreira terá o enfoque sobre a carreira, e como supramencionado, até na própria definição da carreira, quando concluído essa fase inicial, traçará meios para evolução e batimento de objetivos particulares nesse âmbito.

Há também o coach de vendas , em cada tema é possível notar que durante o processo pode-se buscar algo que não dependa tão somente de ações do coachee, e o processo de coaching vêm para ser cirúrgico nesse sentido, pois onde as ações dependam tão somente da pessoa, devem ser executadas com maestria, e com constância, diminuindo assim, fatores limitadores de alcançar os seus próprios objetivos. Todavia, o coach de vendas alinha os fatores e etapas do coach a tendências e técnicas de venda do mercado, nesse caso, pode-se entender exigência de certa expertise do coach na área, mas pelo contrário, o coach de vendas deve saber como conduzir o processo, pois nem sempre o seu vendedor trabalhará com o mesmo produto, deve então o coach auxiliar através das ferramentas de vendas induzir o coachee a pensar por suas próprias percepções como pode dar andamento a sua venda de forma efetiva.

Por sua vez, o coach de relacionamentos não limita-se ao atendimento particular de um coachee, mas pode se propor a auxiliar casais a alcançar metas e objetivos em comum. Enquanto no processo de coaching o coachee alcance o autoconhecimento, desvendando horizontes internos que particularmente não sabia, no coaching de relacionamento esses horizontes podem ser descobertos em conjunto, um pelo outro, ou um do outro, fatores que quando alcançados podem auxiliar no processo de ressiginificação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com