TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No conteúdo, apresentamos a situação da Educação no Brasil

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 2
  • No conteúdo, apresentamos a situação da Educação no Brasil, como o principal desafio econômico do país. Analise o contexto exposto e desenvolva um texto que demonstre a SUA percepção ou experiência sobre este tema. 

A educação é a base do progresso de todos os países. Os desafios da educação brasileira envolvem vários aspectos, como por exemplo políticos, sociais, culturais e econômicos. Para que a educação seja plena, é necessário que a qualidade do ensino médio seja alta, com professores qualificados, e também que a educação infantil tenha estímulos para o desenvolvimento das crianças.  Um ponto que ainda precisa ser tratado com mais rigorosidade é a seleção de professores para atuar nas escolas. Vários dos que lecionam não gostam de ensinar ou não estão bem preparados para serem professores, isso sem contar no salário que chega a ser vergonhoso. Seria ótimo que houvesse maior investimento na educação contínua não somente dos alunos, mas também dos professores.

 Não basta que os investimentos sejam ampliados. É necessário também que haja o direcionamento do investimento às necessidades do país e também que haja o acompanhamento e a fiscalização desses valores.

 É perceptível que o governo aumentou, nos últimos anos, a quantidade de creches e o ensino pré-escolar, porém, não basta a quantidade, é indispensável que haja foco na qualidade do ensino. A qualidade da educação envolve a formação e supervisão dos educadores, bem como a observância e avaliação do ensino aplicado.

Sem dúvidas, devemos reconhecer também que alcançamos marcantes melhorias, como a introdução de programas educacionais, o ENEM e o ENADE, que facilitam a avaliação do aprendizados e ajudam a definir metas, etc. Esses passos foram fundamentais para o avanço de políticas pública na educação.

O Brasil evoluiu fortemente na educação nos últimos anos, mas mesmo assim, possuímos um grande caminho para chegar ao patamar dos países desenvolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com