TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Geopoliticas

Por:   •  31/5/2016  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 2

VESENTINI, José Willian. Novas Geopoliticas. São Paulo: Contexto, 2011, p. 31-52

O Capitulo “ Disputas mundiais de poder são essencialmente econômicas? “ exprime com propriedade os contextos por trás das ultimas batalhas por poder que tivemos nos últimos anos.

Em um primeiro momento, o autor abrange a ideia de que após a segunda guerra mundial, os conflitos tenderiam a ser mais ideológico que armamentista, e cita a guerra fria. De fato, dês do final da segunda grande guerra até o fim dos anos 80, talvez o maior conflito entre nações que o mundo assistiu não teve sequer um disparo bélico. Foi um conflito totalmente voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias, de avanços nas tecnologias já existentes, e podemos citar como maior representante desta disputa de “ Quem sabe mais” a famosa corrida espacial.

Todavia, fica claro que ainda hoje, os conflitos armamentistas ainda existem, e tem força para tal. E o conceito de disputas entre “ Quem sabe mais “ vem perdendo espaço para o compartilhamento de equipes de pesquisas, de tecnologias.

O mundo está cada vez mais globalizado, e voltado para parcerias  entre países, na maioria das vezes da mesma região. Podemos citar o Mercosul, a NAFTA, União Européia dentre outros, que são formados por países vizinhos e que tenham o objetivo de se desenvolver em conjunto, facilitar o fluxo de mercadorias entre eles.

Porém oque vemos também, são blocos econômicos cada vez mais enfraquecidos. Em várias questões de conflitos militares, alguns países se quer consultam outros integrantes do bloco sobre esta possibilidade, nem mesmo a União Europeia, o melhor e mais avançado conceito de bloco econômico que temos atualmente, escapa deste problema.  

O autor ainda cita temas, como por exemplo “ De como o capitalismo precisa se reinventar nas próximas décadas “ para solucionar os vários problemas do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com