TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções de comércio exterior

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  1.267 Visualizações

Página 1 de 5

Atividades relacionadas as aulas 1 a 4

1) A partir do que estudou quanto os conceitos e características assimilados sobre as possíveis formas de atender a um novo mercado, anote (1) para JOINT VENTURE; (2) para INCORPORAÇÃO; (3) para FUSÃO e (X) para caso a afirmativa não pertença a nenhuma dessas situações; (0,5 pontos por proposição anotada de forma correta)

  1. (  ) Parceria de duas empresas, do mesmo ou de segmentos distintos que se associam para empreender em um determinado nicho de mercado, por tempo determinado, podendo ou não criar uma nova sociedade, sem que ambas percam suas personalidades jurídicas;
  2. (  ) Associação/junção de duas empresas, formando uma única organização, sendo que o patrimônio de ambas agora pertencem a essa nova empresa.
  3. (  ) Uma empresa congrega todo o patrimônio de outra e essa que teve seu patrimônio absorvido por outra deixa de existir.  
  4. (  ) Duas empresas, após o tempo determinado não tem interesse em continuar com àquele negócio, assim, rompendo essa parceria e cada uma continua com seus negócios sem nenhum prejuízo.
  5. (  ) Após um tempo as empresas podem fazer uma cisão parcial ou total.

2) Se a empresa XYZ, localizada no Brasil, vende um produto no mercado nacional por US$ 100,00 e exporta o mesmo produto para a Argentina, em condições comparáveis de comercialização (volume, estágio de comercialização, prazo de pagamento) por US$ 80,00, considera-se que há prática de dumping.  (Fonte: MDIC/SECEX. http://www.mdic.gov.br/. Acesso em 03 out. de 2009 adaptado).

Com base nessa situação, pode-se afirmar que a prática de dumping:

  1. Permite que uma empresa entre em mercados estrangeiros, com vantagem em relação às empresas já estabelecidas naqueles mercados;

  1. É considerada uma prática leal de comércio;

 

  1. Pode provocar o desmantelamento da indústria nacional de um país, se for implementada por uma empresa estrangeira.

É CORRETO afirmar que: (1 ponto)

A) (  ) apenas as afirmativas I e III estão incorretos.

B) (  ) apenas as afirmativas I e III estão corretos.

C) (  ) apenas as afirmativas II e III estão corretos.

D) (  ) apenas as afirmativas I está correta.

E) (  ) todos os itens estão corretos.

3) Leia os parágrafos a seguir: (1 ponto)

A) O liberalismo econômico pode então ser compreendido com base na ausência do intervencionismo estatal na atividade econômica de um país. Isso representa a aceitação do comércio totalmente livre, sem tabelamento de preços ou barreiras alfandegárias.

B) Se há o Liberalismo econômico, sem nenhuma intervenção do Estado, atualmente, existe o chamado Liberalismo Moderno, que admite a intervenção estatal em algumas situações. Conforme Maia (2007, p.175-6), isso é necessário “[...] quando a produção nacional está sendo agredida por empresas do exterior com a finalidade de destruir a produção nacional e os empregos [...]”.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

a). (   ) As duas afirmações são verdadeiras;

b). (   ) Apenas a afirmativa A está correta;

c). (   ) Apenas a afirmativa B está correta;

d). (   ) as duas afirmações são falsas.

4) De acordo com o material estudado, marque (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO nas afirmativas a seguir: (0,5 pontos por proposição anotada de forma correta) 

a. (   ) Com o intuito de amparar a economia contra a agressão externa, o Estado pode intervir, sendo considerado uma prática aceitável do Liberalismo econômico pregado por Adam Smith; 

b. (   ) Trustes e Carteis podem ser considerados como estruturas Monopolistas que tendem a tirar o proveito do mercado por um grupo de empresas;

c. (   ) O Liberalismo moderno admite a intervenção estatal com intuito de proteção do mercado;

d. (   ) Contrabando e Pirataria podem ser considerados apenas como cuidados iniciais para avaliar um novo mercado;

e.  (   ) Tanto as BARREIRAS consideradas como NECESSÁRIAS quanto os ENTRAVES AO COMÉRCIO EXTERIOR se utilizam das mesmas ferramentas, sendo as quotas de importação, tarifas alfandegárias, subsídios, dentre outros, sendo que a principal diferença está no planejamento, fiscalização, racionalidade do executivo (GESTOR PUBLICO) na aplicação dessas medidas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com