TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APL's do Estado de Minas Gerais

Por:   •  24/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

Ainda em Minas Gerais, vale citar as ações do Grupo de Trabalho Permanente de Arranjos Produtivos Locais, instauradas em 2004 que foram responsáveis por identificar de dez APLs que dispunham de necessidade de apoio, destacando-se dentre estas, a APL de Calçados de Nova Serrana e o APL de Eletroeletrônica de Santa Rita do Sapucaí.

Nova Serrana está localizada no oeste do centro de Minas Gerais, a 133 quilômetros de Belo Horizonte. O centro calçadista local nasceu espontaneamente em 1920. Porém, com a liberação do município em 1954, a produção de calçados começou a se desenvolver rapidamente. Além de Nova Serrana, líder do cluster comercial com cerca de 800 empresas, a APL inclui os municípios de Perdigão, Araújose, São Gonçalo do Pará, Bom Despacho, Conceição do Pará, Divinópolis, Igaratinga e Leandro Ferreira, Onça do Pitangui, Pará de Minas e Pitangui, formando assim um dos maiores polos calçadistas do Brasil. Além disso, a APL é responsável por 55% da produção de tênis do país. A indústria calçadista de Arranjo emprega cerca de 68% da força de trabalho ativa da região. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Município de Nova Serrana passou de 0,713 em 1991 para 0,801 em 2000, comprovando assim que o APL é responsável pelo desenvolvimento socioeconômico da região.

Um pouco mais distante de Belo Horizonte, a 384 quilômetros, na região conhecida como “Vale da Eletrônica, fica a cidade de Santa Rita do Sapucaí. O cluster, liderado por esta cidade, engloba as cidades de Itajubá e Pouso Alegre, tendo cerca de 120 empresas do ramo eletroeletrônico, sendo 80% destas micro ou pequenas empresas. Seu surgimento se deu em 1913 com a criação do Instituto Eletrônico e Mecânico de Itajubá, que provocou uma onda de capacitação de trabalhadores da região na área de engenharia elétrica e mecânica, atraindo para a região indústrias buscando pela mão de obra desses profissionais.

As empresas que integram essa APL possuem uma relação que englobam diversos elos da cadeia produtiva local, o que gera vantagens competitivas traduzindo-se na eficiência coletiva, que é favorecida por sua composição formada majoritariamente por pequenas e médias empresas e os produtos de alta tecnologia, que estimulam o investimento em pesquisa e desenvolvimento.

A APL Eletroeletrônica se destaca tanto no contexto estadual, quanto no nacional, pois seu PIB apresenta crescimento acima da média brasileira desde 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com