TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Adoção de Conteúdos Relacionados à Área Gerencial nos Cursos de Ciências Contábeis: um estudo no estado de Minas Gerais

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  7.774 Palavras (32 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 32

Análise da Adoção de Conteúdos Relacionados à Área Gerencial nos Cursos de Ciências Contábeis: um estudo no estado de Minas Gerais

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar o nível de adoção de conteúdos referentes à Contabilidade Gerencial evidenciados nas ementas dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino de Minas Gerais, baseando-se na pesquisa de Souza, Borgert e Richartz (2012). Os resultados mostram que os temas com maior evidência nas ementas são: sistemas estruturados de acumulação de custos, custos gerenciais, mensuração e avaliação de desempenho, preço de transferência e preço de venda. Na análise comparativa das IES públicas e privadas, verificou-se que houve diferenças em relação ao oferecimento de disciplinas optativas em que a maioria foi evidenciada nas instituições públicas.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial. Curso de Ciências Contábeis. Ementas.

  1. INTRODUÇÃO

Na educação contábil, as Instituições de Ensino Superior (IES) são responsáveis em formar profissionais dotados das competências necessárias para atender a demanda de mercado, ou seja, o profissional contábil poderá atuar em diversas áreas, como: auditoria, finanças, controladoria, contabilidade societária, planejamento tributário, custos etc. (PIRES; OTT; DAMACENA, 2010).

As alterações ocorridas nas últimas décadas no ambiente de negócios têm afetado a atuação das empresas no cenário brasileiro e, por consequência, o exercício da profissão contábil. Segundo Otti et al. (2011), tal fato justifica as novas exigências do mercado de trabalho na área contábil, que determina novas qualificações para a atuação do profissional de contabilidade. Albrecht e Sack (2000) identificaram em seu estudo que o profissional contábil deverá desenvolver conhecimentos mais amplos do que aqueles relacionados à contabilidade tributária e fiscal.

Neste contexto, ampliaram-se as discussões sobre o ensino da Contabilidade Gerencial com ênfase em seus conteúdos, interações com outras áreas de conhecimento e sua função nas organizações (SOUZA et al., 2008; SOUZA; BORGERT; RICHARTZ, 2012; LAFFIN; RAUPP, 2013). Os conteúdos das disciplinas de Contabilidade Gerencial contemplam em seus objetivos a utilização das informações contábeis para o processo decisório das empresas, tal fato reforça a relevância e criação de diferentes disciplinas na área de Contabilidade Gerencial (BALDVINSDOTTIR; MITCHELL; NORREKLIT, 2010).

Importante ressaltar que as IES são responsáveis pela formação dos futuros profissionais conforme as exigências do mercado de trabalho (ERFURTH; DOMINGUES, 2008). Assim, as IES que estão preocupadas em formar profissionais competentes devem considerar o meio no qual o profissional contábil exercerá suas atividades (PIRES; OTT, 2008).

No Brasil, as IES, na elaboração da estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis, devem adotar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) propostas na Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE/CES n. 10/2004. As DCN estabelecem que a organização curricular atenda os campos interligados de formação básica, profissional e teórico prática, sem, contudo especificar os conteúdos ou disciplinas que constituirão o currículo do curso. O objetivo principal das DCN é nortear a elaboração da proposta curricular e a definição de conteúdos das disciplinas, no sentido de se adaptarem à dinâmica das demandas do mercado.

Desta forma, Peleias (2006) afirma que os currículos conduzem o processo de ensino e aprendizagem, tratando das necessidades essenciais na formação do profissional. Assim, alguns elementos influenciam a estrutura de um currículo, como por exemplo questões políticas, social, econômico e histórico.

Assim, o objetivo deste estudo é identificar qual o nível de adoção de temas e conteúdos referentes à Contabilidade Gerencial evidenciados nas ementas das disciplinas dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das IES localizadas no estado de Minas Gerais. O estudo baseou-se na estrutura proposta por Souza, Borgert e Richartz (2012).

A investigação a qual este estudo se propõe, justifica-se pela relevância do ensino da Contabilidade Gerencial para a formação do futuro profissional contábil. Palmer et al (2004) consideram que o ensino da contabilidade, de modo geral, é influenciado pelo mercado profissional e os desafios presentes nesse mercado são capazes de gerar oportunidades para os alunos do curso de Ciências Contábeis.

Portanto, torna-se relevante analisar como a academia está preparando os estudantes em relação o ensino da Contabilidade Gerencial como mediador entre a realidade social e exigências dos profissionais mais especializados na atuação nas organizações, implicando no comprometimento e em possíveis melhoras no nível de ensino (HESFORD et al., 2007).  

                 Na medida em que essa pesquisa pretende identificar e analisar o nível de adoção e as condições de oferta dos conteúdos de Contabilidade Gerencial nos cursos de graduação em Ciências Contábeis localizados no estado de Minas Gerais, espera-se que o trabalho contribua para complementar a literatura sobre o tema e, também, na evidenciação do panorama da oferta de disciplinas de Contabilidade Gerencial disponíveis para a formação do profissional contábil. No próximo tópico apresenta-se a revisão de literatura pesquisada para o presente estudo.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

 A revisão de literatura subdivide-se em dois tópicos, primeiramente, definem-se aspectos da Contabilidade Gerencial, como conceitos e finalidades. Posteriormente, é discutido o ensino da Contabilidade Gerencial e apresentam-se os estudos correlatos nacionais e internacionais sobre a temática.

2.1 Contabilidade Gerencial: conceitos e finalidades

Atkinson et al. (2000) abordam  que a Contabilidade Gerencial possui diversas funções nas organizações, sendo uma delas o controle operacional, cujo objetivo é fornecer informações sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas. Conforme Miotto e Lozeckyi (2008), as principais ferramentas utilizadas pela Contabilidade Gerencial nas organizações são: orçamento; fluxo de caixa; técnicas de análise de investimentos; análise das demonstrações contábeis; planejamento tributário; controle de estoques; controle de contas a pagar; controle de contas a receber e controle de bens do ativo imobilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)   pdf (340.3 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com