TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aeroclube Amigos do Vento

Por:   •  23/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DE CASO – O AEROCLUBE “AMIGOS DO VENTO”

O Aeroclube Amigos do Vento tem por objetivo ministrar cursos de pilotagem civil e manter um conjunto de aeronaves para uso de seus sócios. Com o aumento da procura por cursos e com a chegada de novos sócios, o Aeroclube viu-se obrigado a manter e processar uma grande quantidade de dados manualmente, o que vem causando uma série de problemas.

Deste modo, você foi contratado para desenvolver o sistema administrativo do clube. Leia com atenção, abaixo, a descrição das atividades do clube.

São duas as principais atividades de Aeroclube Amigos do Vento: ministrar cursos de pilotagem civil e manter aeronaves para uso tanto na instrução prática dos alunos quanto pelos associados.

O clube ministra, durante o ano, vários teóricos de Piloto Privado de Avião (PP – Avião), piloto privado de helicóptero (PP – Helicóptero), Piloto Comercial (PC), Piloto de Linha Aérea (PLA), Navegação por instrumentos (IFR), Pilotagem de Planadores, Pilotagem de Ultraleves e Paraquedismo. Para cada curso existem uma série de matérias a serem cumpridas, sendo que algumas matérias são comuns a mais de um curso. Cada matéria é ministrada por um ou mais professores, em datas e horários estabelecidos no início do curso.

Quando o aluno se inscreve um curso, pode efetuar o pagamento à vista, quando terá um desconto de 15%, ou parcelá-lo em quatro vezes. Neste caso, o aluno recebera um carnê para pagamento mensal na secretaria do clube. Alunos que estejam com mensalidade atrasada não poderão assistir aulas.

Se o aluno for repetente, poderá inscrever-se apenas nas matérias em que tenha sido reprovado, pagando o custo correspondente.

Os alunos inscritos deverão apresentar na secretaria os documentos necessários de acordo com o curso que estejam fazendo, em até vinte dias necessários de acordo com o curso que estejam fazendo, em até vinte dias após o início das aulas. Após este prazo, o aluno só poderá assistir aulas se tiver entregue os documentos. Os responsáveis por este controle são os professores do curso teórico.

Uma vez entregue na secretaria a cópia do Certificado de Capacidade Física, emitido pelo Ministério da Aeronáutica atestado que o aluno tem condições físicas para ser piloto, o aluno poderá começar a realizar suas aulas práticas. Se o curso for de Piloto Privado, por ocasião da sua primeira aula pratica será aberta uma caderneta de Voo em seu nome, que o acompanhara em toda sua vida de piloto. As informações lançadas na caderneta deverão ser mantidas pelo sistema também.

No curso de Piloto Privado, o aluno pode optar, a cada aula prática, por uma das seguintes aeronaves: Paulistinha, AeroBoero ou Cherokee. Cada aeronave tem um custo hora diferente. O aluno pode marcar a hora da aula antecipadamente por telefone ou pessoalmente, na Sala de Escala do clube, ou ainda pode comparecer a esta sala e esperar por um horário livre.

A cada aula pratica, o chefe de operações designa ao aluno uma aeronave e um instrutor habilitado para a mesma. As aulas práticas seguem um programa pré-definido para cada aeronave, sendo que a cada hora de aula corresponde uma missão a ser cumprida pelo aluno. O instrutor verifica o histórico do aluno para definir a missão e os exercícios adicionais que serão realizados na aula. Isto e discutido entre instrutor e o aluno em uma reunião prévia chamada Briefing. O instrutor, ao final de cada aula, registra o tempo de voo, ocorrências durante a aula e avalia o aluno em aluno quando ao cumprimento da missão. O aluno somente pode passar para a próxima missão ao ser aprovado na anterior. Após a aula, o aluno deve pagar as horas voadas. Cada aeronave tem um preço hora diferente.

Para alocar instrutor e aeronave para o aluno, é utilizada uma planilha que é elaborada no início de cada mês. Cada instrutor informa as datas e horários em que estará disponível para aulas no mês. O chefe da manutenção informa as datas em que aeronaves estarão indisponíveis para manutenção e o Chefe de Operações indica as datas em que aeronaves estarão fora em viagens dos sócios.

Ao final do curso teórico, o aluno presta exame no Ministério da Aeronáutica e precisa ser aprovado em todas as matérias com nota superior a 7 (sete). O Ministério da Aeronáutica publica o resultado da prova, com a lista dos aprovados. O aeroclube recolhe estas informações, indicando na ficha de cada aluno seu status de aprovação, podendo o aluno consulta-lo.

Tendo sido aprovado no exame teórico, o aluno deve completar o número mínimo de horas em aulas práticas (variável para cada curso), além de completar todas as missões definidas para sua aeronave. Tendo atendido todos esses requisitos, o aluno poderá pedir ao Check, quando o aeroclube solicitará ao Ministério de Aeronáutica o envio de um examinador credenciado. O examinador examinará o aluno e comunicará a aprovação ou não ao aeroclube e ao Ministério. Uma vez aprovado, o aeroclube enviará os documentos dos alunos ao Ministério, que emitirá e enviará ao aeroclube o Brevê do aluno. O clube, então, após registrar na ficha do aluno o número da licença, entregará ao aluno o seu Brevê.

Caso o aluno tenha realizado horas de voo em outra escola, estas poderão ser aproveitadas, sendo necessário registrar as datas e o tipo de aeronave nesses treinamentos. Essa informação pode ser dada a qualquer momento ao longo do curso.

Ainda durante o curso, o já sendo brevetado, qualquer pessoa pode solicitar sua associação ao clube. Se o solicitando for aluno ou ex-aluno do aeroclube, terá um desconto de 30% sobre a joia. O solicitante deve entregar uma solicitação preenchida, anexando os documentos necessários e duas cartas de recomendação de sócios do aeroclube.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com