TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Armazenagem e Movimentação de matéria primas e mercadorias

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

Armazenagem e Movimentação de matéria primas e mercadorias

Exercícios do PLT 393 páginas 123 e 124

  1. O que é armazenagem? Como se distingue do conceito de estocagem?

Resposta: Armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e a distribuição de materiais incluindo a determinação do número de depósitos, almoxarifados ou centro de distribuição. O termo armazém implica na estrutura física necessária para a guarda dos produtos, e o estoque é o produto em sim, guardado ou armazenado dentro desta estrutura.

2– Comente sobre as principais tendências de armazenagem e movimentação de materiais doravante.

Resposta: Como uma das tendências da armazenagem, o uso de sistemas de separação sem papéis será intensificado, permitindo que mais e mais pessoas usem radiofrequências (RF) e equipamento de código de barra, tela de vídeo em consoles, etiquetas de identificação (smartcards) por RF que podem ser usadas para identificar cargas unitárias, carretas e contêineres. O reconhecimento de voz é outra tecnologia sem uso de papéis, a tecnologia de voz pode tornar possível o funcionário de um armazém falar num microfone numa língua, fazer o sistema interpretá-lo para o inglês e depois responder de volta na língua original.

3– Como se viu, o uso de tecnologias avançadas vem promovendo automação progressiva e continua das atividades de movimentação e armazenamento de materiais. Discuta sobre as principais consequências advindas desse fato nas organizações em geral.

Resposta: Os estoques serão mantidos, tanto nos centros de distribuição como nas instalações de manufatura;

Os fornecedores tenderão a manter estoques mais altos, ainda que a custos ligeiramente superiores;

Níveis de estoque disponíveis on line, tanto de fornecedores como os de clientes;

Menor importância da empilhadeira na manufatura Just in Time;

Globalização: as instalações de estocagem deverão crescer pelo Extremo Oriente, para modificar os efeitos dos leads times e prazos de entregas mais longos;

Uso de mezaninos e estanterias de múltiplos níveis;

Os funcionários do armazém serão multitreinados para coordenar uma ampla variedade de tarefas.

4– Quais os principais gargalos na armazenagem da agroindústria? O que poderia ser feito para amenizar as deficiências encontradas?

Resposta: O descompasso entre a baixa capacidade estática de armazéns existentes no Brasil e o volume de grãos disponíveis gera um gargalo para o setor agropecuário. Para amenizar esta deficiência a capacidade de armazenagem deve crescer na mesma velocidade que a produção de grãos produzidos.

5– Descreva o sistema WMS – Sistema de Gerenciamento de Armazéns e argumente sobre seus principais pontos fortes.

Resposta: O WMS é um software de gestão, que otimiza todas as atividades operacionais (Fluxo de materiais) e burocráticos (Fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventários etc.

Pontos fortes: Otimizar o fluxo físico e de informações;

Gerenciar os espaços, os estoques e a alocação de pessoas e equipamentos considerando as atividades de recebimento, armazenagem, abastecimento, separação e carregamento;

Uso maciço de tecnologia de radiofrequência;

Permite uma visão de um armazém em movimento com informações em tempo real;

Assegura maior acuracidade dos estoques estimulando a produtividade.

6- Discuta qual seria o impacto nas operações, nos custos e na rapidez de resposta uma eventual implantação da tecnologia de Radiofrequência.

Resposta: A implementação de sistemas de Radiofrequência (RFID) na rede logística, além de desempenharem atividades de caráter gerencial, tais sistemas têm sido empregados também em atividades de localização de produtos, ou mesmo, parte de seus componentes. O sistema RFDI pode beneficiar também toda a cadeia de suprimentos tais como: manufatura; inventário e distribuição; atacadistas, varejistas, e pós-vendas. Os principais fatores impactantes no gerenciamento da cadeia logística que por sua vez passa a utilizar um RFDI, dizem respeito a três aspectos importantes: Velocidade na transação de materiais, Necessidade de Customização e Troca de informações entre organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com