TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Auto Gestão da Carreira

Por:   •  21/12/2020  •  Monografia  •  3.954 Palavras (16 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 16

GISELE SOUZA DA SILVA

JAQUELINE DA FRANÇA NASCIMENTO

AUTOGESTÃO DA CARREIRA

Monografia apresentada como requisito parcial ao Curso Bacharelado em Administração de Empresas da Faculdade FNC Estacio, para a disciplina TCC II.

Prof. Leandro Ortunes

CARAPICUIBA

2016

TERMO DE APROVAÇÃO

GISELE SOUZA DA SILVA

JAQUELINE DA FRANÇA NASCIMENTO

AUTOGESTÃO DA CARREIRA

Monografia aprovada como requisito parcial ao Curso Bacharelado em Administração de Empresas, para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, Faculdade FNC Estacio, pela seguinte banca examinadora:

_________________________________________

Prof. Leandro Ortunes

Orientador

_________________________________________

Prof.

_________________________________________

Prof.

CARAPICUIBA – DEZEMBRO 2016

Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? – Questionou Alice.

_Isso depende muito para onde queres ir – respondeu o gato.

_Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.

_Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato.

“Alice no País das Maravilhas” – Lewis Caroll.

RESUMO

Este trabalho levanta questões que envolvem a autogestão da carreira, os benefícios e as dificuldades encontradas ao gerir a própria carreira, como também as barreiras e oportunidades que surgem no meio do caminho. A Relação entre atividade desenvolvida e experiência acumulada ao longo do período profissional, também é um dos pontos abordados.

Carreira é um tema que está presente constantemente em nosso dia-a-dia, mas também é muitas vezes deixado de lado por não saber lidar direito com ela. Se tornar gestor da própria carreira em um cenário competitivo é desafiador, uma vez que é preciso ter certa independência profissional.

Palavras chaves: carreira, autogestão, independência profissional.

ABSTRACT

This present work handle some questions that involve the self- management of the career, the benefits and the difficult that is found by managing your own career, as also the hurdle that could appear midway. The relation between develop activity and accumulated experience along the professional period it’s also one of the topics approached.

Career is a subject that is constantly present in our day-to-day, but is also left behind, because, sometimes, people do not know how to deal with it. Becoming a manager of our own career, in a competitive scenario, is challenging, once is needed to have certain professional independence.

Key words: Career, self- management, professional independence.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 7

1. Busca pelo equilíbrio Pessoal x profissional 9

1.1. Recursos Humanos e Carreira 11

2. DADOS DA PESQUISA 15

3. Planejamento Estratégico 21

CONSIDERAÇÕES FINAIS 23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24

ANEXO 25

APRESENTAÇÃO

Decerto passamos por momentos em que nos questionamos sobre o que escolher para nossa vida profissional. Sem dúvidas, iniciar a vida no mercado de trabalho, mudar de área ou buscar novas direções não é uma tarefa simples, tão pouco fácil, mas será que nesse momento as pessoas pensam no que seria gestão de carreira. O que vemos é que muitas pessoas questionam suas escolhas profissionais demonstrando intensa insatisfação pelo que fazem, mas na maioria das vezes optam por uma postura passiva na gestão de carreira e esperam de fontes externas, seja do mercado, do meio familiar, da sociedade, da organização ou de seus líderes, a resposta para o próprio sucesso o que nos leva a buscar conhecer qual o fator que impulsiona as pessoas a se tornarem gestoras de sua própria carreira.

Primeiramente é necessário elucidar que não é possível falar de autogestão sem considerar o autoconhecimento, percepção de si mesmo, das próprias características, sentimentos etc. O autoconhecimento destaca-se como uma vantagem competitiva de assaz relevância, o que leva a questionar sobre quais seriam os métodos utilizados para encontrar seu espaço no mercado de trabalho já que nos tempos atuais se fala muito sobre carreira, mas não sobre como administra-la, o que deveria ser ao contrario, as pessoas deveriam se conscientizar que não devem deixar o seu futuro profissional nas mãos de terceiros e sim assumirem o papel de gestor da própria carreira. Porém sabe-se que esta não é uma tarefa tão simples e isso nos remete a tentar identificar qual a maior dificuldade encontrada ao gerir a própria carreira.

Sabe-se que é difícil tratar sobre carreira com jovens que acabaram de sair do ensino médio, ou com homens e mulheres que há muitos anos se ocupam com a mesma função. Afinal para o jovem é tudo novo e a vontade de aprender e conhecer o mundo lá fora o impulsiona, o que faz com que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com