TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil Shoes

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 8

  1. INTRODUÇÃO

O estudo proposto visa trazer informações, conceitos e definições que são julgados importantes a respeito da Qualidade de Vida no Trabalho também conhecido como QVT. Dentro desse contexto iremos abordar fatores importantes para um ambiente de trabalho seguro e acolhedor. Esses ambientes são destacados por seus fatores psicológicos e físicos de trabalho, além da satisfação dos funcionários de poder trabalhar na função desejada o que leva os colaboradores a se sentirem motivados durante o exercício da sua atividade laboral, além de diversos outros fatores que serão abordados no presente estudo.

Diante do atual cenário do mundo, estamos vivendo de uma forma diferente, tendo que encarar mudanças e adequações utilizando de tecnologias para garantir a saúde de grande parte da população se mantendo em casa e se resguardando em prol dos demais que precisam trabalhar para garantir que os serviços essenciais continuem a funcionar.

Portanto com tantas mudanças passamos a olhar as empresas e as pessoas de forma diferente e com tais mudanças os consultores da Brasil Sul Shoes passam a ter o propósito de levar ao ambiente de trabalho dos colaboradores conforto, motivação e transparência para que possam estar sempre contentes com as atividades e processos da empresa.

Será imprescindível que os novos consultores da empresa consigam identificar e sanar os problemas recorrentes da empresa, e deixá-la dentro dos padrões aceitáveis de qualidade para que todos os colaboradores tenham experiencias satisfatórias enquanto trabalham dentro da organização.

2. DESENVOLVIMENTO

Passo 1- Qualidade de Vida no Trabalho

Uma avaliação diagnostica empresarial utiliza diversas ferramentas a fim de mensurar e identificar pontos negativos e positivos da empresa, e pode dizer muito sobre sua saúde, se for bem elaborada é de grande valia para a tomada de decisão dos gestores da empresa. Os consultores ainda buscam trabalhar em equipe buscando ser uteis na identificação de oportunidades, e na criação se sugestão de melhorias, assim como na solução de problemas, existem também diferentes técnicas que podem ser utilizadas para abordar o debate entre colaboradores e gestores.

Uma boa alternativa para diagnosticar o potencial que a empresa tem, é a análise FOFA, que é a sigla definida por ser Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. O intuito da análise FOFA é identificar os pontos fortes e fracos da empresa, para posteriormente propor melhorias a fim de qualificar os processos e tornar a empresa mais competitiva diante das demais empresas do mesmo segmento. Logo para realizar uma análise rica em detalhes e informações é preciso coletar dados e informações da realidade da empresa, como os resultados financeiros, os índices de satisfação dos colaboradores da empresa, o desempenho de vendas, e se atentar as reclamações realizadas pelos clientes, além de observar a produtividade interna da empresa.

Uma análise de dados também é importante para que seja realizada uma organização de todas as informações obtidas colocando-as em planilhas ou gráficos, o que faz com que os gestores possam ter uma visão ampla de todo o negócio, para só então poder comparar resultados com aqueles resultados que podem ser obtidos futuramente.

Sabe-se que em toda organização empresarial existem problemas e conflitos, mas o mais importante é poder identificar os problemas e quando eles ocorrem, o que melhora consideravelmente as oportunidades para a empresa se desenvolver e a partir desse ponto de partida definir prioridades de intervenção e qual o momento mais adequado para inserir novas ações.

Para a proposta de consultoria tem por si realizar e montar um plano de ação detalhando as metas, planos de ação bem como definições de prazos para que os resultados sejam avaliados, visando sempre a qualidade de vida dos funcionários da Brasil Sul Shoes.

Planejamento do Programa de Qualidade de Vida Total

Oficina Ergométrica

Local de Descanso

Atendimento Psicológico

Objetivo

A Oficina busca conscientizar os colaborados em relação a postura física correta para as atividades laborais.

O local de descanso traz aos colaboradores locais de descanso adequados, arejados, climatizados e confortáveis.

O atendimento psicológico é disponibilizado aos colaboradores para atender aqueles que estão passando por algum momento de dificuldade pessoal.

Métodos

Levar a oficina ao ambiente de trabalho ou no ambiente virtual, para que o especialista possa trabalhar a postura dos colaboradores.

Organizar uma área de descanso onde os funcionários possam descansar no horário de intervalo.

Atender os colaboradores que precisam de orientações, conversas e esclarecimentos.

Período

As atividades ergométricas devem ser realizadas 3 vezes por semestre

Sempre durante intervalo do almoço

Sempre disponível

Fonte: Autor/2021

O programa de Qualidade de Vida Total proposto acima, deve ser divulgado em redes sociais da empresa, e em páginas sociais que os colaboradores têm acesso, bem como grupos de WhatsApp.

A proposta da equipe do RH da empresa Brasil Sul Shoes é utilizar o programa como instrumento de avaliação, e junto ao programa implantar questionários com o intuito de conhecer os colaboradores, com questionamentos pessoais, profissionais, buscando entender se as funções exercidas, necessitam de algum tipo de auxilio ou ajuda que facilite a execução da função exercida, o mesmo ainda deixa explicito perguntas a respeito de problemas em relação a equipe, e sugestões para soluções de problemas e conflitos.

Os questionários seriam aplicados em escala de 3 em 3 funcionários com prazo de 20 minutos para serem respondidos, no entanto com a pandemia, muitas lojas e estabelecimentos estão funcionando apenas como delivery, pague e pegue, home office, assim a melhor forma de aplicar os questionários via formulário online, afim de que todos os questionários cheguem aos colaboradores e todos participem da dinâmica de avaliação.

Passo 2- Proposta de Recrutamento e Seleção (Remota)

  1. Estratégias para Recrutamento e Seleção Remota

Estratégia

Descrição

Profissionais Especializados

A empresa deve buscar serviços de RH terceirizados para que prestem serviços de consultoria especializada em contratação remota.

O profissional de RH Contratado deverá analisar as vagas disponíveis e as suas necessidades para a empresa, isso faz com que sejam atraídos os melhores talentos para a vaga disponível, facilitando a seleção dos novos candidatos.

Alinhamento de Vagas

A contratação remota utiliza de um alinhamento refinado entre consultoria e empresa, o que significa reuniões detalhadas sobre a vaga.

Para as reuniões utiliza-se as videoconferências, como parte dos recursos tecnológicos de comunicação. 

Organização de Entrevistas

O estabelecimento de entrevistas deve ser específico, e o profissional a realizar a mesma deve ser preparado para organizar as ferramentas usadas como WhatsApp, Meet ou Zoom. É preciso preparar os candidatos para as entrevistas, organizar as salas de reunião, deixar a agenda organizada, incentivar conversas e analisar as percepções dos candidatos.  

Preparação do Ambiente

O Recrutador e o Candidato devem ser capazes de preparar o ambiente de modo que seja evitada qualquer distração.

Manter os Padrões de Contratação

O recrutamento remoto deve seguir os mesmos padrões de qualidade de um recrutamento presencial. A única diferença é que candidato e entrevistador estão a uma tela de distância na hora da entrevista.

Fonte: Autor/2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com