TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil de Lula

Por:   •  8/8/2022  •  Dissertação  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS – QUESTÕES

TEXTO 1 - O BRASIL DE LULA

QUESTÕES:

  1. Faça um breve esboço das condições políticas do primeiro governo Lula!

Seu primeiro mandato foi dominado pelo legado econômico da antiga gestão de FHC, a dívida pública no período anterior à sua sucessão como presidente havia dobrado, as taxas de juros nominais estavam mais de 20% e a moeda brasileira havia perdido cerca de metade do seu valor durante a corrida eleitoral. Aos olhos do mercado financeiro o Brasil estava à beira de um precipício, para restaurar a confiança de investidores estrangeiros Lula então nomeia uma equipe econômica ortodoxa para o Banco Central e o Ministério da Fazenda, o crescimento voltou apenas em 2004 com a recuperação das exportações.

  1. Destaque as principais medidas e resultados da política econômica do 1º mandato de Lula (2003 – 2006)!

Desde o início Lula havia se comprometido a ajudar os pobres, dando ênfase para o combate à miséria no país, sua primeira tentativa para isso foi o programa Fome Zero, mas o mesmo foi uma falha devido a sua má administração, em seu segundo ano de mandato Lula “lançou” o programa Bolsa Família algo que foi um dos seus maiores triunfos políticos, além de ganhar a identificação popular dos cidadãos beneficiados, o programa ajudou a girar a economia brasileira, reduziu e estimulou a demanda nas regiões mais carentes do país.

O Estatuto do Idoso aprovado por Lula ajudou a consolidar os ganhos dos idosos, também incentivou os trabalhadores do setor informal a cobrar melhorias de seus empregadores, com esses efeitos foi introduzido o credito consignado que ajudou não apenas o consumo popular, mas também a expansão do mercado interno que resultou na criação de mais empregos. Em combinação do crescimento econômico de maneira mais rápida e da distribuição de renda mais ampla foi aberto um resultado para a maior redução da pobreza na história do Brasil, em estimativas da época o número de pobres caiu de 50 para 30 milhões em um espaço de seis anos, esta queda pode ser associada tanto ao crescimento quanto para programas sociais do governo, além disso durante o governo Lula os gastos com a educação triplicaram ajudando a dobrar o número de estudantes universitários.

  1. Aponte 2 pontos da política internacional que o Presidente Lula contraria a vontade dos EUA!

O primeiro ponto de divergência com as vontades do EUA, foi a fomentação e integração regional, promovendo o Mercosul, assim estreitando as relações econômicas entre os países sul-americanos. O segundo ponto foi a criação do BRIC em 2009, que era constituído por Brasil, Rússia, Índia e China, e posteriormente viria a contar também com a África do Sul, resultando no nome BRICS. Essa conjunção de potências mostrava a nova posição alcançada pelo país no cenário internacional, que se sucederia com um desafio a vontade dos Estados Unidos sobre um assunto de importância estratégica. Lula não apenas reconheceu a Palestina como um Estado, como se recusou a integrar o bloqueio do Irã, deixando os EUA furiosos. Tais medidas evidenciavam o novo patamar conquistado internacionalmente.

  1. Três pontos de vista contrastantes, historicamente sobre o governo Lula, permanecem inalterados no Brasil, quais são?

O primeiro ponto de vista gira em torno do pensamento de Cardoso e seus seguidores, que vigora ainda nos grupos de pessoas envolvidas em trabalho intelectual complexo e criativo direcionado ao desenvolvimento e disseminação da cultura e também na mídia, onde o Lulismo encarna as tradições mais retrógradas do continente, seu governo sendo apenas outra variante do populismo, comprando o favor das massas com caridade e bajulação.

O segundo ponto de vista abrange um paralelo diferente: a psicologia dos pobres brasileiros. Quando Lula finalmente entendeu que não eram apenas os construtores e os banqueiros que precisavam de garantias de que ele não faria nada excessivamente radical no poder, mas (e de modo ainda mais crucial) os vendedores ambulantes e moradores das favelas foi que ele ganhou as eleições em 2002. Assim, durante seu mandato ele não só fomentava o consumo popular como mantinha os preços e a expansão do mercado interno. Essa prática demonstrou sua sensibilidade tanto ao temperamento das massas como à cultura política do país em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com