TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DO BRASIL ENTRE A ERA VARGAS E O GOVERNO LULA

Por:   •  22/9/2019  •  Monografia  •  9.727 Palavras (39 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 39

 CENTRO UNIVERSITARIO MUNICIPAL DE FRANCA Uni-FACEF[pic 1]

LUCAS GABRIEL DE CASTRO SILVA

O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL ENTRE A ERA VARGAS E O GOVERNO LULA: um estudo dos aspectos políticos e econômicos

[pic 2][pic 3][pic 4]

                                            RESUMO[pic 5]

O presente trabalho tem como objetivo o entendimento do processo de desenvolvimento econômico e social ocorrido a partir da República Velha até a Redemocratização, tendo como momento final analisado o governo Lula. O início desse período, momento o qual o governo de Getúlio Vargas ascende através de um golpe de Estado, demonstra que, apesar do militarismo, o país que está assolado por uma crise de impactos mundiais teve uma ascensão econômica a partir das intervenções do novo governo. Esse recomeço para o país é o marco da Nova República, que entre governos militares e democráticos chega a década de 80 diante de um novo período de crise, que é superado pela redemocratização e medidas neoliberalistas, continuadas pelo governo populista de Lula. Essa pesquisa foi realizada através de bibliografias diversas, e se trata de uma metodologia descritiva e exploratória, que demonstra como se deu o os acontecimentos políticos e econômicos, bem como seus impactos na economia do país.

Palavras-chave: Economia. Estado. Política. Era Vargas. Lula.


SUMARIO[pic 6]

INTRODUÇÃO

1 REPÚBLICA NOVA

1.1 A GRANDE DEPRESSÃO DA DÉCADA DE 1930

1.2 PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO

1.2.1 Industrialização Via Substituição de Importações

1.2.2 Industrialização de Base Industrialização

1.2.3 Industrialização Pesada

1.2.4 “Milagre Brasileiro”

2 A REDEMOCRATIZAÇÃO

3 O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA

3.1 ESTADO

3.1.1 Modelos De Estado 

3.1.2 Estado Regulador

3.1.3 Estado Produtor

3.1.4 Estado previdenciário ou do bem-estar

3.1.5 Crise do Estado

3.1.6 Reforma do Estado

3.2 ADVENTO DAS PRIVATIZAÇÕES

3.2.1 Neoliberalismo

INTRODUÇÃO

A década 1930 marcou significativamente a história brasileira. O país passou por períodos distintos desde sua colonização, passando pelo Império até a instituição da República, cujo primeiro período terminou em 1930, momento histórico em que se iniciam os estudos da presente pesquisa.

Antes desse momento o governo era controlado pelas oligarquias agrárias, em que a política do café com leite alternava o poder entre paulistas e mineiros. Com a quebra da bolsa de Nova York, em 1929, houve um impacto econômico mundial, que levou a uma crise na economia brasileira e o corte dos subsídios para o café, fazendo com que a política café com leite também entrasse em crise. Nesse momento Getúlio Vargas chega ao poder.

Passando por um governo militar, cuja tomada de poder não foi democrática, até um governo democrático e populista, o país se desenvolveu economicamente nesse período de 80 anos, através de diferentes visões econômicas, estabelecimento de políticas públicas diversas e altos e baixos na estabilização da moeda.

O presente estudo representa de uma maneira clara e objetiva o período entre o final da República Velha e a redemocratização do Brasil, procurando, de forma acurada, mostrar as políticas públicas adotadas para promover o desenvolvimento econômico e social do país, e que geraram, ao contrário do que se poderia esperar, problemas crônicos como: inflação, dívida pública, dependência e restrição externa ao crescimento, além de ineficiência distributiva e, mais recentemente, estagnação.

A justificativa para a escolha do período prende-se à grande disponibilidade de informações, além de ser um período diferencial na história econômica do Brasil, em vista dos resultados alcançados.

Explicar e apresentar as principais tomadas de decisões, principalmente econômicas, realizadas por todos recentes governos brasileiros e suas consequências para o atual momento da economia brasileira atual.

O trabalho divide-se em três capítulos: o primeiro relata histórica e cronologicamente os diferentes governos até a década de 80, caracterizando o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, demonstrando suas propostas políticas, as políticas econômicas adotadas para consecução de seus objetivos e a interface com a economia internacional e suas tendências.

O segundo capítulo trata do período após a década de 80, momento em que o Neoliberalismo inicia, demonstrando o início da Nova República e o recomeço econômico do país, que precisa estabilizar a inflação e recomeçar sua economia que se encontra falida.

O terceiro capítulo faz a análise dos grandes problemas econômicos vividos pelo Brasil atualmente, tais como a inflação, a restrição ao crescimento (poupança), pobreza e desigualdade de renda, além de escassez de educação.

Sendo assim, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, enriquecida com numerosas citações, nas quais foram base para o desenvolvimento do trabalho, como um auxílio a narração de todo o período histórico abordado.

1 A REPÚBLICA NOVA

Durante a República Velha (1989 – 1930), e até algum tempo depois, o Brasil caracterizava-se por ser uma economia agrário-exportadora, totalmente dependente das exportações de produtos primários.

Revolução de 1930 põe fim a República Velha e posteriormente, Getúlio Vargas governou o Brasil por longo período, realizou inúmeras modificações tanto social quanto economicamente, como também criou os Ministérios do Trabalho, Indústria e Comércio, da Educação e Saúde.

O período que ficou conhecido como Era Vargas foi subdividido em três momentos: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.2 Kb)   pdf (331.4 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com