TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Breve Histórico da Gestão Ambiental-Resumo

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão ambiental:

Breve Histórico da Gestão Ambiental-Resumo  

Gestão ambiental é o controle apropriado do meio ambiente físico, para propiciar o seu uso com o mínimo de abuso, de modo a manter as comunidades biológicas, para o benefício continuado do ser humano.”(Dicionário britânico)

Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades (Relatório Brundtland – Nosso Futuro Comum, da Comissão Mundial de Meio ambiente e Desenvolvimento – ONU).

Anos 70 e começo dos anos 80(europa)- os esforços concentraram-se no desenvolvimento das estruturas legislativas e regulamentares, reforçados por uma estrutura de licenciamento ambiental.Mas a indústria investe em soluções tecnológicas superficiais

  • 1972-Durante a conferência de estocolmo é criada a Comissão Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente que começou a reavaliar o meio ambiente no contexto do desenvolvimento e criou um relatório que pela primeira vez usa o termo Desenvolvimento Sustentável  e encorajou as indústrias a desenvolverem sistemas de gestão ambiental eficientes.

Junho de 1992 no Rio de Janeiro-ONU organiza a ECO 92 para discutir como o mundo poderia mudar em direção ao desenvolvimento sustentável. Resultou na agenda 21   “consenso global e compromisso político do mais alto nível”, mostrando como todos poderiam cooperar para resolver os problemas ambientais cruciais que ameaçam a vida no planeta.

  • O Secretário-Geral da Unced pediu a um líder industrial suíço para ser seu conselheiro nas questões comerciais,ele então estabeleceu o Conselho Empresarial de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).  Que por sua vez criou o relatório ´´Mudança de Rumo´´ e decidiu aproximar-se da ISO para discutir o desenvolvimento de padrões ambientais.  
  •  A ICC desenvolveu a Carta Empresarial de Desenvolvimento Sustentável em 1990 que contém 16 princípios de gestão ambiental.
  • A indústria química lançou seu Programa de Atuação Responsável,  baseado nos princípios de controle ambiental e de qualidade total.

A partir dos anos 80 o segmento empresarial reconhece que a gestão ambiental, como iniciativa voluntária, pode ser uma aliada para a empresa.

No início do século 21, o homem fala de desenvolvimento sustentável, como forma de redimir-se dos danos causados ao meio ambiente em que vive.

Formas de Abordagem das Empresas em Relação às Questões Ambientais

Dependendo de como a empresa atua em relação aos problemas ambientais decorrentes das suas atividades, ela pode desenvolver três diferentes abordagens, que são vistas como fases de um processo de implementação de práticas de gestão ambiental. Na fase de controle de poluição há uma postura reativa e apresentam soluções pobres, corretivas, pois não focam na causa mas sim apenas no efeito e apenas cumprem com  as exigências estabelecidas pela legislação ambiental. Na fase de prevenção de poluição há ações tanto corretivas como preventivas, é feito uso de tecnologias mais limpas e as soluções para tais problemas ambientais são vistas como meios para aumentar a produtividade da empresa, isso permite reduzir a poluição e o consumo de recursos para a mesma quantidade de bens e serviços produzida. Já a terceira fase, a de postura estratégica, apresenta uma postura reativa e proativa e usa as questões ambientais como questões estratégicas, ou seja, usam isso a seu favor, para assim ter um aumento de lucro.

A Gestão Ambiental e as Organizações

A gestão ambiental traz benefícios a empresa que a seguem de forma ideal. Ela vem ajudando a reduzir custos a empresa, vez que a empresa que tem essa preocupação com o meio ambiente acaba consumindo menos água e menos energia, utiliza menos matéria-prima, quando possível a empresa reutiliza, recicla ou vendem resíduos. Por terem menos custo a empresa pode diminuir o valor de seu produto o que diminui a concorrência, isso acaba por atrair novos consumidores. Organizações de todos os tipos estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto isso está ligado ao contexto de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e de uma crescente preocupação das partes interessadas em relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável.

Modelos de Gestão Ambiental

Os modelos de gestão ambiental incorporam a idéia de prevenção da poluição e encaram os problemas ambientais a partir de uma visão mais ampla que pode ser alinhada à estratégia da empresa, esses modelos auxiliam na tomada de decisões de uma empresa,e em como essas decisões se relacionam com as demais questões empresariais. são eles:.

Gestão da qualidade ambiental total tem como característica a extensão dos princípios e das práticas da qualidade total às questões ambientais, mas carrega como ponto negativo o fato de que é dependente de um esforço contínuo para manter a motivação.

Produção mais limpa segue uma sequência de prioridades onde a principal é a  redução de resíduos e emissões na fonte, mas ela depende de desenvolvimento tecnológico e de investimentos para dar continuidade.

Ecoeficiência tem como característica básica a eficiência com que os recursos ecológicos são usados para atender às necessidades humanas, mas infelizmente depende de desenvolvimento tecnológico, de políticas públicas apropriadas e necessita que seus consumidores sejam ambientalmente responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com