TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]       Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto.

Curso de Engenharia Mecânica.

1ª Série F

ALISSON RODRIGO ROCHA

GABRIEL ANTÔNIO TOLEDO

GUSTAVO DAMIÃO DE MELLO BARBOSA

HÉLIO BERNARDO DA SILVA

HENRIQUE LACERDA MIQUELIN

  LEANDRO PERES FERREIRA

RELAÇÕES SOCIAIS E MEIO AMBIENTE

AULA-TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

ATIVIDADE COLABORATIVA

Ribeirão Preto,

2011.

PASSO 01

PROJETO : CIDADE LIMPA PARA TODOS

O projeto “Cidade limpa para todos” tem como objetivo principal a conscientização da população para que não jogue lixos no meio ambiente e a separação dos mesmos com a coleta seletiva.

        Nosso Grupo da faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto, estamos propondo a princípio  neste projeto  um “Dia de Limpeza” nas ruas da cidade com toda a população voluntária de seus respectivos bairros. Isto servirá para que a população veja o impacto de todos que não tem responsabilidade ambiental e jogam lixos e resíduos nas ruas, córregos, matas, etc.

        Seria um cata coletivo de toda a sujeira que polui nossas cidades, lixos indevidos, copos plásticos, latinhas, papelão, pneus, entre outros, para que no final do dia, todos vejam como é grande esses lixos em nosso ambiente, no qual, nos prejudica muito com entupimento de bueiros, ruas sujas, etc. Isto traz pontos negativo para nossa cidade.

Seria totalmente diferente e muito melhor se todos nos empenhássemos em cuidar de nosso meio ambiente.

Em seguida desta ação exemplar, estaríamos por meio de comunicação ( panfletos, anúncios, palestras ) conscientizando a população a cuidar melhor de nosso meio ambiente, e mostrando que se todos trabalharem juntos para um ambiente melhor, nossa cidade será mais bonita, mais apresentável e teremos um futuro melhor. Diminuindo a poluição no e garantindo assim nosso bem estar e de todos.

Pontos de coleta seletiva será distribuído em praças e centro da cidade para separarmos de maneira correta o que jogamos fora. Se todos tiverem este hábito limpo e organizado teremos por muito tempo em ótimo ambiente em nossa volta.

PASSO 02

Podemos observar que o projeto implantado nas comunidades carentes pela ONG CDI- Comitê para Democratização da Informática está conseguindo se manifestar dentro delas, motivando seus lideres e moradores, os tornando a favor da mudança estipulada pela ONG.

Tais planos de ação da ONG estão levando as comunidades para se ajudarem umas com as outras, tentando implantar cada vez mais melhorias entre elas, aumentando assim a qualidade de vida dentro de suas comunidades.

Visa manifestar um desenvolvimento entre setores econômico, públicos, sociedade civil e iniciativa privada, tornando assim um projeto de sustentabilidade, levando aprendizagem a sociedade carente, e reeducação ambiental tal como a redução e o consumo de energia elétrica obtendo assim a melhoria dos serviços prestados como a troca da rede elétrica entre outros.

Até mesmo um portal da comunidade está sendo criado, juntamente com uma radio local, assim podendo mostrar seus benefícios para sua população e para demais públicos leigos sobre suas comunidades.

Tais ferramentas serão de responsabilidades dos próprios moradores, onde tiveram todo um treinamento especifico para a manutenção dos mesmos.

Toda a comunidade esta sendo beneficiada com atitudes pacifistas onde assim conseguindo mudar sua cultura para sua própria melhoria.

PASSO 03

  1. O projeto descrito no texto pode ser considerado de sustentabilidade porque conseguimos observar um desenvolvimento em certos pontos como a aprendizagem para lidar com diversas ferramentas de comunicação, integração entre diferentes comunidades, melhorias estruturais, saúde, entre outras.
  2. O objetivo geral do projeto de sustentabilidade lançado pelo CDI em parceria com duas comunidades do Rio de Janeiro é o desenvolvimento promovendo uma junção dos diferentes setores da economia, assim os beneficiando entre sua população tentando buscar m ambiente idealizado proveniente de iniciativas e atividades.

  1. Um dos objetivos específicos do projeto é implantar a conscientização entre a população da comunidade  na racionalização e na economia de energia elétrica, para que com isso possam também se beneficiar com melhorias para eles próprios e a população como um todo.
  1. O público-alvo a ser beneficiado é/são: comunidades que estão sendo implantadas os projetos, população como um todo, ajudando nosso pais na sua melhoria de sustentabilidade.

PASSO 04

  1. O objetivo geral do projeto de sustentabilidade “Cidade limpa para todos” é conscientizar a população a preservar o meio ambiente e aplicar o hábito da coleta coletiva.

  1. Um dos objetivos específicos do projeto é realizar com a população voluntária um  “ Dia de limpeza” na cidade, retirando a poluição do meio ambiente, divulgar meios de como preservar a natureza, distribuir  pontos de coleta coletiva na cidade.
  1. O público-alvo a ser beneficiado é/são: a população da cidade como um todo, ajudando a preservar nosso meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com