TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMÉRCIO EXTERIOR REVISÃO

Por:   •  22/5/2017  •  Ensaio  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

COMÉRCIO EXTERIOR REVISÃO

1. Assinale V ou F para as assertivas abaixo e, quando necessário, corrija as frases erradas

(F) Segundo a Teoria das Vantagens Comparativas, um país deveria se especializar nos bens que tivesse maiores vantagens produtivas - menos horas de trabalho ou maior produção - em relação aos outros países.

Teoria das Vantagens Absolutas: Um país deveria se especializar nos bens que tivesse maiores vantagens produtivas - menos horas de trabalho ou maior produção - em relação aos outros países.

Teoria das Vantagens Comparativas: Os países deveriam produzir aqueles bens que tivessem vantagens comparadas entre a produtividade dos outros países.

(V) A contratação de seguro de carga e o local de entrega da mercadoria pelo vendedor são alguns dos aspectos definidos nos Incoterms.

Contratação de Transporte (Frete interno e internacional), contratação de seguro de carga, local de entrega da mercadoria pelo vendedor, embalagem para embarque, despesas de desembaraço (na origem) e despesas de desembaraço (no destino).

(F) Diversos órgãos estatais intervém no Comércio Exterior, dentre eles o Banco Central, a Receita e a Câmara de Comércio Exterior. Tais órgãos estão subordinados ao Ministério da Fazenda e a Ministério das Relações Exteriores, que são os principais ministérios que atuam no comércio exterior brasileiro.

MDIC.

O Ministério das Relações Exteriores atua no marketing externo, voltado à promoção e divulgação de oportunidades comerciais no estrangeiro, em parceria com consulados e embaixadas e chancelarias. Envolve-se com feiras e eventos internacionais e incentiva a vinda de importadores estrangeiros ao Brasil.

(F) O BACEN fiscaliza a correta utilização dos incentivos fiscais concedidos pela legislação nas importações e exportações.

Receita: Fiscaliza as importações e as exportações a correta utilização dos incentivos fiscais concedidos pela legislação. Arrecada os direitos aduaneiros incidentes sobre a entrada e saída de mercadorias no País.

BACEN: Fiscaliza as operações em moeda estrangeira, realizados através dos bancos autorizados a operar em câmbio; Efetua o controle de capitais estrangeiros; Atua para manter a estabilidade relativa das taxas de câmbio e o equilíbrio no balanço de pagamentos.

CAMEX: Formulação e implementação de políticas relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o turismo. Fixa alíquotas dos impostos de importação e exportação. Define regras de medidas de defesa comercial.

SECEX: Normatiza, orienta e avalia as atividades comerciais do Brasil com outros países. Define procedimentos implementados através dos depts de Negociações internacionais, Operações de Comex, Defesa comercial e Planejamento e Desenv. do Comex.

2. De que maneira a OMC se diferencia do BIRD? Apresente duas características de cada.

Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) – financia a reconstrução de país envolvidos em guerra e o financiamento de programa de educação, emprego e infraestrutura.

A OMC tem o objetivo de fazer com que o comercio internacional funcione bem, tem o papel de fiscalizar e estimular o comercio internacional. Coibe praticas que são nocivas e que queiram desestimular as importações e exportações, vai estimular e criar mecanismos.

3. Analise a seguinte afirmação: “A atuação de uma empresa no comércio internacional garante que a organização obterá vantagem competitiva diante dos demais concorrentes”. A afirmativa está correta? Explique.

Incorreta pois não garante.

4. O que são os Incoterms? Descreva a sua importância para o comércio internacional, destacando duas responsabilidades definidas nos Incoterms.

São termos que servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras. Devem ser definidos entre as partes (Comprador e Vendedor), por ninguém mais. São formados por siglas, são muito precisos e facilitam os processos e ajudam em resoluções de controvérsias, desde que corretamente escolhidos.

As responsabilidades definidas são: contratação de Transporte (Frete interno e internacional), contratação de seguro de carga, local de entrega da mercadoria pelo vendedor, embalagem para embarque, despesas de desembaraço (na origem) e despesas de desembaraço (no destino).

5. Do que se trata o Bretton Woods? Qual a sua importância para o comércio internacional?

Foi um tratado fechado pós segunda guerra mundial onde havia interesse entre as principais potencias do mundo de desenvolver a sua economia e aumentar o comercio do país. Nesse acordo eles tentaram reorganizar e estruturar o comercio internacional a partir da criação de alguns orgãos, o GATT, (Acordo geral de tarifas e comércio) regulamenta as tarifas tributárias e regras do comércio internacional, o FMI, manter a estabilidade das taxas de câmbio e das balanças de pagamento, através de acesso a fundos. BIRD, financia a reconstrução de país envolvidos em guerra e o financiamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com