TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CRESCIMENTO DO TURISMO NO ESTADO DE GOIÁS.

Por:   •  17/8/2017  •  Artigo  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

O CRESCIMENTO DO TURISMO NO ESTADO DE GOIÁS.

Dione Souza de Araújo

Aluno do curso de Administração, Universidade Estadual de Goiás/ Campus Caldas Novas.

E-mail: diionesaraujo@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO:

O turismo no sentido moderno da palavra, é um fenômeno dos tempos atuais, baseado na crescente necessidade de recuperação e mudança de ambiente, no conhecimento e na apreciação da beleza naturais, e no cenário com o contato com a natureza e é, em particular, produto da crescente fusão das nações e países da sociedade humana, como resultado do desenvolvimento do comércio, da indústria e dos mercados e do aperfeiçoamento dos meios hospedagem e de transporte.

Pode-se compreende o turismo como uma soma das operações, principalmente da natureza econômica, que estão diretamente relacionadas com a permanecia e deslocamento de brasileiros e estrangeiros para dentro e fora do pais, o mesmo pode-se definido com uma ciência, a arte e a atividade que atrair pessoas e transportar visitantes, aloja-los e cortesmente satisfazer suas necessidades e desejos.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) (2016), considera que o turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce, até no ano de 2020, cerca de 1,5 bilhões de pessoas viajarão a cada ano pelo o mundo. O mesmo é quase o dobro dos números atuais 900 milhões de turistas que mobilizam US$ 860 bilhões.

O turismo no Brasil é um potencial em razão da diversidade cultural e pelas belezas naturais do país, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) (2016) a atividade turística é apenas 1% do fluxo mundial, mas isso tem mudado ao decorrer dos anos. Pois cada estado tem a sua cultura, monumentos históricos, sempre preservando a identidade do lugar, também com grande crescimento é o ecoturismo que é preservação do meio ambiente.

O estado de Goiás, apresenta vasta gama de oportunidades de interessados na exploração dos atrativos turísticos, o mesmo tem uma grande estrutura de hotéis, parques temáticos, pontos turísticos, eventos culturais e gastronômicos e o serviço de hotelaria, e uma das franquias que mais cresce nos últimos anos no país, segundo a revista EXAME (2017) cresceu 3,20 com variação 2016/2015. O mesmo é um setor econômico de grande importância para o país, a população brasileira está viajando mais. Segundo o Ministério do Turismo (2017), isso deve pela a melhoria da situação financeira das famílias e das facilidades de viajar.

Uns dos setores muito importante do turismo é o meio de hospedagem tem como produto de experiência, de vivência, de momentos únicos e o setor cresce na medida em que avança a satisfação de necessidades básicas a demanda de produtos e serviços, e cada vez esse mercado procura inovações e dinamismo para os seus clientes.

O estado de Goiás por sua vez, apresentam uma vasta possibilidade de desenvolvimento de modalidades de turismo e hospedagem, pois tem muito municípios goianos que desenvolve o turismo ligada a natureza, o turismo aventura e até mesmo turismo rural, com a diversificação da economia local e fenômeno social que é considerado hoje como a força econômica que trata melhores condições de vida.

Goiás é uma exposição mundial para receber turistas de outros estados e até de outros países, É uma das principais ações desenvolvidas foi a intensificação das políticas patrimoniais, assim visado uma valorização do patrimônio cultural do local, a dinâmica é (re)criar novas paisagens no estado de Goiás.

Alguns municípios foram quase sempre alvo de ações frequentes e acabaram consolidar um processo turístico no estado os mesmos são divido em quatro destino: Caminho do Sol (Aruanã, Aragarças e Luís Alves); Caminho das águas (Caldas Novas, Rio Quente), Caminho do Ouro (Cidade de Goiás, Corumbá e Pirenópolis) e Caminho da Biosfera (Alto Paraiso, Cavalcante e Formosa).

Em Goiás o turismo vem se destacado na economia de serviços, o mesmo é uma atividade em pleno crescimento no Estado, com vasta perspectivas. São vários segmentos que podem ser explorados, dentre eles pode-se citar o turismo rural, turismo religioso, turismo de negócios, ecoturismo e turismo de águas termais etc. Já na economia o turismo é considerado como uma forte de empregos, assim proporcionado impactos positivos nos setores primário, secundário e terciário, assim contribuindo para o aumento dos impostos no estado, também pode-se contribuir para a melhoria de vida da população, através dos seus multiplicadores de renda, produção e emprego.

2 OBJETIVOS

Geral:

Verificar o crescimento no turismo nos últimos anos no estado de Goiás e analisar o setor de serviço na área de turismo.

Especifico:

1) fazer um levantamento sobre as cidades turística no estado de Goiás e verificar o crescimento de serviços na área de turismo.

2) analisar as atividades econômicas do turismo, e verificado o impacto que o turismo trouxe para as cidades turísticas.

  1. METODOLOGIA:

A metodologia utilizada no presente artigo, foi utilizado pesquisas bibliográficas com base teórica, constituída por livros, artigos, monografias, dissertações, tese, jornais, revistas relacionada ao turismo. E a internet teve grande importância na constituição do artigo, pois as mesmas me possibilitou uma vasta gama de pesquisas relacionadas ao turismo e principalmente ao estado de Goiás.

  1. RESULTADO E DICURSÃO:

O turismo é um conjunto de atividades produtivas que interessa a todos os setores econômicos de um pais ou até mesmo de região, repercutindo em outros setores da economia, provocando uma reação em cadeia, causado um grande efeito multiplicador que pode influenciar no emprego, renda, nas indústrias e no comércio.

É um importante elemento dinamizador da economia, no só no centro-oeste mais em todo o Brasil e também em outros países apresentam diversos atrativos, sejam eles naturais ou artificiais. O potencial dinamizador englobar diversas atividades caracterizado com serviços de alojamento, alimentação de transporte, lazer e o comércios. Essas atividades respondem com grande impacto na geração de empregos e renda na região. Pode-se citar também o aumento da urbanização, indústrias associadas à atividade turística, incremento da demanda de mão de obra para serviços, aumenta-se também os produtos locais com hortifrutigranjeiros até artesanato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com