TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento populacional e planejamento urbano e ambiental do Município de Tangará da Serra, situada no Estado de Mato Grosso

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

Título: Crescimento populacional e planejamento urbano e ambiental do Município de Tangará da Serra, situada no Estado de Mato Grosso.

Nome dos autores: Letícia Silva e Millena Bastos

E-mail: millenabastos1@gmail.com; sleticiaas@gmail.com.

RESUMO

A presente pesquisa parte da necessidade de estudar a dinâmica de desenvolvimento das cidades brasileiras, no que tange os aspectos sociais, ambientais e urbanos, como desenvolvimento desordenado das cidades, a despreocupação com as áreas de preservação ambiental e a descontinuidade do traçado urbano. Essa análise é direcionada para uma realidade local, do município de Tangará da Serra, estado do Mato Grosso. Cidade jovem, com emancipação política na década de 70, apresenta elevados índices de crescimento populacional em um curto período de tempo, segundo dados do IBGE (2015), a média chega a 20% a cada cinco anos, condição que reflete diretamente na desorganização urbana, somado a especulação imobiliária e a ocupação clandestina. Embora, o munícipio apresenta ferramentas regulamentadoras que em teoria devem regulamentar seu desenvolvimento, como legislação ambiental, código de postura, código de obras e um plano diretor ainda em elaboração, nos deparamos com uma infraestrutura urbana engessada nos moldes do primeiro croqui de sua colonização. Questionamentos devem ser feitos, porque na prática do planejamento urbano municipal não são trabalhados de fato conceitos de sustentabilidade urbana, espaços livres públicos de recreação e integração ambiental, posto que novos loteamentos são autorizados sendo que existem inúmeros lotes urbanos vazios que não estão cumprindo sua função social, e porque esses novos loteamentos de fato não utilizam os princípios da ecologia urbana, que são amplamente discutidos e enfatizados nas universidades e, realizados em outras cidades brasileiras, como Goiânia e Curitiba. O questionamento sobre o espaço urbano deve ser constante, pois ele influencia diretamente na qualidade de vida da população, o primeiro passo para isso é fazer com que os conceitos teóricos sejam postos em prática.

Palavras-chaves: planejamento urbano, ecologia urbana, crescimento populacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com