TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho da sustentabilidade

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

NOME

Alexandra dos Santos Teixeira

RA

6662410929

Atividade de Autodesenvolvimento

                                                 Anhanguera educacional

 2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Ligia Bueno Zangali Carrasco.

                                              Anhanguera educacional

                                                             2013

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

 

RESPOSTA: A primeira dimensão é a ambiental; ter uma produção e um consumo responsavel,sem agredir o meio ambiente,valorizando a terra e dando tempo para que ela se recupere  agrendindo menos o nosso planeta.

A segunda dimensão é a economia; ter uma melhor aproveitamento da produção e do consumo usando o menos possivel dos recursos naturais, evitando usar a agua e os mineiras que sao tao mal distribuidos para a população neste caso seria que alguns denominam de ecoeficiencia,que absorve o maximo a inovaçao tecnologica  que nos leva a sair do ciclo fossil  de energia ,  ampliando a desmaterializacao a economia.

A terceira dimensao é a social; coloca a sociedade em igualdade,não ter mais miseria e pobreza, isso seria o que dizemos de justiça social,dar o minimo e necessario para que todos os cidadãos vivam bem,com dignidade poder dar aos seus filhos e familia o minimo de conforto sem exageros ,sem  luxo  e  excesso de bens materias.

A quarta dimensão é a politica; as mudanças propostas só serão feitas por meio do poder,pois qualquer mudança não é feita apenas por meio de dialogos pois a realidade é bem diferente daquela  que tentam demonstrar perante a sociedade,sem debates politicos e pressão sobre os governantes  não teremos igualdade social .Com todas as mudanças tecnologicas e a globalização  criou-se um ambiente favoravel para adoção de novas tecnologias,somente com o aceleração da inovação novas fontes de energias serao acessiveis,pois o empresarios por si só não terão interesse em uma produção economizadora e com menos produção de recursos  naturais.

A quinta dimensão é a  cultura; não é possivel ter mudanças se a cultura e a forma de se viver não tiver mudanças,viver  sem acumular bens e sim  tentar usufluir da vida sem exageros ,conceituar a felicidade em  estar bem ,tentar mudar o  intelectual e o moral da sociedade para que se de importancia  no ser humano e não nos bens que se tem.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

RESPOSTA:Econômica,ambiental e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

RESPOSTA: A primeira resposta é a tecnológica, que coloca a capacidade do homem em criar e superar os limites de recursos da natureza, isto quer dizer que homem tem toda capacidade de criar com inovações tecnológicas possíveis modos de manter a vida e planeta um exemplo para isso seria as varias formas de se produzir energia; como a solar, sem a tecnologia não teríamos condições de saber e nem de se fazer isto.

  A segunda é a mudança expressiva, mas aos poucos da capacidade de produção e consumo existente, o chamado decrescimento. De acordo com relatórios da ONU,que acredita na “prosperidade sem  crescimento’’os estudos tem mostrado que é possível viver melhor produzindo e consumindo menos(Veiga,2010).Uma  das saídas seriam novos valores e costumes com abandonando o que é  da moda ,do momento  em troca de uma produção duradoura um novo estilo de vida como diz,(Latouche,1986).

.A terceira seria a possibilidade de não conseguirmos evitar a destruição do planeta, pois diversas ideias que não tem muitos fundamentos como colocar espelhos na atmosfera para refletir os raios solares e reduzir o calor solar, nos leva a pensar que o homem já perdeu o controle e não sabe mais o que fazer para manter a vida na terra, e com isso uma catástrofe já é anunciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com