TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo desde os primórdios de sua existência

Por:   •  15/11/2017  •  Dissertação  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Londrina

Curso: Administração

Disciplina: Fundamentos de Administração

Prof  Paulo Rafael Santana

Aluno: Francisco Kauam Piubelli

Resumo

O capitalismo desde os primórdios de sua existência coloca em sua essência um acumulo sendo um acumulo de riquezas como maquinas, matérias primas e o dinheiro. O capitalismo tem um cenário de domínio a força para as pessoas que não os conheciam ou não apoiavam e isso resultou em muitos problemas ao longo da história.

Segundo Karl Marx o capitalismo nas industrias acaba desumanizando o proletariado, ele dizia que o capitalista comprava a força de trabalho do proletário e ele é recompensado por vender sua força com um salário. Na pratica mercantil mais simplificada o artesão ou produtor agrícola sempre teve o objetivo de suprir suas necessidades quando ele viu uma oportunidade de ter um lucro com o que ele posteriormente já fazia nasceu o capitalismo um pouco com o que se tem hoje.

Nos sistemas feudais sempre houve uma dependência dos camponeses e servos com o senhor feudal quando houve essa libertação dos camponeses e servos eles acabaram sofrendo com isso pois eles ficaram a margem de sua sociedade e sofriam com leis que os condenava por serem pobres, suas consequências eram chibatadas, tortura e por fim sua morte.

O tráfico de escravos ao longo do século XV atrelou os comerciantes Árabes com os negros, sendo os negros os produtos, que eram vendidos pela Europa e américa para lavoura, eles eram submetidos a trabalhos forçados e repressão e não viviam muito por conta da maneira que seus donos os tratavam.

As especiarias vindo do oriente (pimenta, canela, noz moscada, etc...) foi um dos primeiros tipos de produto comercializado pelo mundo, o comercio pela américa era um real monopólio dos ibéricos e holandeses e juntamente com esses comércios os indígenas eram escravizados pelos europeus, os negros muitas vezes eram usados como troca pelas especiarias.

Marx resume todo esse drama vivido pelos oprimidos em diferentes partes do mundo dizendo que tudo isso desde as descobertas de ouro e prata na américa até a caça pelos negros é em busca pela acumulação primitiva e isso ilustra as partes negras do capitalismo.

Referência

SURET JANALE J. O livro negro do capitalismo. Paris, Editions Gallimard, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com