TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comercio Exterior

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade La Salle Manaus

Administração

Isabel Soares do Nascimento

Rayssa Valério dos Santos

        Lacilene Melo da Costa        

Bloco Econômico da União Européia

Manaus

2018

Faculdade La Salle Manaus

Administração

Isabel Soares do Nascimento

Rayssa Valério dos Santos

Lacilene Melo da Costa

Bloco Econômico da União Européia

[pic 1]

        

Manaus

2018


SUMÁRIO

1        Introdução        4

2        Desenvolvimento        4

2.1        Tópicos Específicos:        4

2.1.1        Surgimento do bloco econômico da União Européia;        4

2.1.2        Países integrantes do bloco econômico da União Européia;        5

2.1.3        Quatro principais produtos que fazem parte das trocas comerciais entre países do bloco econômico da União Européia e o Brasil;        6

2.1.4        Pontos Fortes e o que melhorar da parceria comercial entre o bloco econômico da União Européia sua relevância no crescimento da economia brasileira;        8

3        Conclusão        9

4        Bibliografia        10


  1. Introdução

O presente trabalho visa mostrar as relações comerciais entre Brasil e o bloco econômico da União Européia, sua importância para o crescimento do comércio exterior no país nos últimos anos, analisando o contexto de suas integrações econômicas e o seu crescimento. Todo o conteúdo apresentado foi feito por meio de pesquisa via site de internet.

  1. Desenvolvimento

O objetivo principal é analisar a integração econômica do bloco econômico europeu com o Brasil e como temas específicos, mostraremos os principais países integrantes do bloco, seu surgimento, os principais produtos de troca comerciais e seus pontos fortes e o que há de melhorar da parceria comercial e sua relevância no crescimento da economia brasileira.

  1. Tópicos Específicos:

  1. Surgimento do bloco econômico da União Européia;

A União Européia foi criada com o objetivo de pôr fim às frequentes guerras sangrentas entre países vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial, o passo inicial para criação da União Europeia foi dado em 1944, quando Bélgica, Holanda e Luxemburgo fundaram o “Benelux”, que era um acordo econômico entre os três países com a finalidade de facilitar o escoamento da produção de carvão e aço destes pelo Porto de Roterdã, na Holanda. Seguindo no mesmo sentido, no ano de 1951 é fundada a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), com objetivo de unificar a produção entre países interessados de aço. Após isso, houve também a fundação da Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom), bem como a Comunidade Econômica Europeia, em 1957, a partir do Tratado de Roma.

Na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial. Surgiu inicialmente com seis países e é uma parceria econômica e política entre os países europeus. Ele se enquadrou, inclusive, numa classificação diferente, sendo uma “supranacional” (formada por várias nações). Sua união vai além de áreas econômicas, sendo também política e social.

O bloco possui um sistema de instituições independentes e decisões que são negociadas entre os países-membros. As principais instituições são a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribunal de Justiça da UE, Tribunal de Contas, Banco Central Europeu e o Parlamento Europeu. Eles se organizaram por meio do mercado comum, através de leis especificas que são aplicadas em todos os países.

Uma das intenções da União Europeia foi colocar um fim às guerras entre os países vizinhos, que se tornaram intensas na Segunda Guerra Mundial. Dentre as características comuns nos blocos econômicos estão a mútua ajuda para ser forte economicamente, além de facilitar negócios entre os países integrantes. As políticas da UE são voltadas para a livre circulação de pessoas, serviços, bens e capital, bem como a legislação sobre assuntos relativos à justiça, mantendo também as políticas relativas ao comércio.

Além da tradicional vantagem econômica de participação de blocos econômicos, a União Europeia ajuda também no desenvolvimento da população mundial. Um exemplo disso é a existência da Comunidade Europeia de Ajuda Humanitária (ECHO) que tem fundos que ajudam países em desenvolvimento. A UE presta este auxílio desde 1992, sendo que entre 2010 a 2014, auxiliou em mais de 80 casos de emergências no mundo, como a catástrofe no Japão, a guerra civil da Síria, a epidemia de ebola na África Ocidental, dentre outras.

Em 2012, a UE ganhou o Prêmio Nobel da Paz por promover a paz, trazer a reconciliação, a democracia e os direitos humanos na Europa. O prêmio foi anunciado pelo Comitê Nobel da Noruega.

  1. Países integrantes do bloco econômico da União Européia;

Atualmente são membros da União Européia 28 países: Alemanha, Hungria, Áustria, Irlanda, Bélgica, Itália, Bulgária, Letônia, Chipre, Lituânia, Croácia, Luxemburgo, Dinamarca, Malta, Eslováquia, Países Baixos, Eslovênia, Polônia, Espanha, Portugal, Estônia, Reino Unido, Finlândia, República Checa, França, Romênia, Grécia e Suécia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (351.1 Kb)   docx (209.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com