TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comércio Exterior

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

Revisar envio do teste: Parada para a Prática – Aula 01

 

Usuário

Taziane Gil dos Santos

Curso

Comércio Exterior (GRD0005_01 / D.0249_80)

Teste

Parada para a Prática – Aula 01

Iniciado

29/08/18 09:27

Enviado

29/08/18 09:49

Data de vencimento

03/09/18 23:59

Status

Completada

Resultado da tentativa

1 em 1 pontos  

Tempo decorrido

22 minutos

Instruções

Responda de acordo com o conteúdo visto nos capítulos 1 e 2.

Resultados exibidos

Respostas enviadas

  • Pergunta 1

O comércio entre países é uma das mais antigas atividades da humanidade, sendo conhecido desde a Idade Média como escambo, que era a troca de mercadoria entre tribos sem envolvimento de moeda. O Brasil entra no contexto de comércio internacional no ano de 1808 com a abertura dos portos. Para se entender o comércio exterior brasileiro, temos de entender como este processo se iniciou há mais de dois séculos.

No texto-base da disciplina, conhecemos algumas atividades ao longo desses 200 anos que foram determinantes para a regularização do comércio internacional. A seguir, analise os fatores listados que podem ter influenciado esse movimento.

 

I. A abertura dos portos devido a chegada da corte portuguesa em 1808.

II. Regulamentação e criação de estaleiros que serviam para reparo às embarcações.

III. A independência do Brasil em 1822 permitiu que o Brasil assinasse um acordo comercial com a Inglaterra.

IV. Incentivo ao plantio de produtos e frutas originárias de outros continentes.

V. Criação de uma câmara de comércio luso-brasileira para controlar as exportações para este país em 1808.

 

Estão corretas apenas: 

Resposta Selecionada:

b. 

I, II, III e IV.

  • Pergunta 2

O comércio exterior é uma atividade comercial muito antiga. Podemos percebê-lo em vários momentos da história do ser humano. Por exemplo, no século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos) precisavam recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio desses produtos.

Com base nos estudos do texto-base, no qual estudamos o que são exportações e algumas de suas características, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

 

I. (  ) Exportação significa que pessoa jurídica ou pessoa física está vendendo um produto ou serviço para empresa de outro país.

II. (  ) Uma vantagem da exportação é que se trata de uma alternativa para levar desenvolvimento às empresas.

III. (  ) O aumento das exportações de um país não eleva a renda disponível na economia.

IV. (  ) Exportação significa simplificação do processo interno da empresa, já que, para exportar, são desnecessárias adaptação de produto e contratação e treinamento de equipe especializada.

 

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.

Resposta Selecionada:

b. 

V, V, F, F.

  • Pergunta 3

A balança comercial brasileira teve um superávit no ano de 2015, ou seja, houve mais exportações do que importações. Isso aconteceu, principalmente, por conta da crise nacional e do petróleo, com redução das importações devido à alta do dólar norte-americano, mais do que precisamente pelo aumento das exportações de diversos produtos, mesmo com a moeda em cotação favorável à empresa exportadora neste mesmo ano.

No texto-base, estudamos as importações e exportações brasileiras e também o potencial do Brasil no mercado externo e podemos perceber como o comércio exterior afeta a economia dos países. Com base no conteúdo estudado, podemos afirmar que o resultado da balança comercial brasileira em 2015 teve saldo positivo apesar de:

Resposta Selecionada:

d.

o Brasil ser um país importador de grande quantidade de produtos acabados, matérias-primas, máquinas e equipamentos e bens de capital.

  • Pergunta 4

A União Aduaneira significa a integração de um grupo de países, que têm como características a implementação de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias provenientes dos países associados. O Mercosul sancionou a Tarifa Externa Comum (TEC) em 1995, conforme estava previsto no Tratado de Assunção assinado em 1991 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

 

Conforme vimos no texto-base, em que estudamos as características da TEC Mercosul e União Aduaneira, podemos afirmar que:

Resposta Selecionada:

d.

apesar do Mercosul ter adotado a TEC, ele ainda é considerado uma União Aduaneira imperfeita, pois não adotou a livre circulação de mercadorias entre os membros.

  • Pergunta 5

O Mercosul visa o estabelecimento de um mercado comum e é formado por todos os países da América do Sul, seja como membro efetivo ou associado. O principal objetivo do Mercosul é garantir a integração econômica, política e social entre os países-membros, contribuindo para o aumento da qualidade de vida da população dos países que formam o bloco.

 

Conforme nossos estudos no texto-base, em que vimos sobre blocos econômicos e suas etapas de integração, podemos afirmar que o Mercosul está atualmente no estágio/etapa de:

Resposta Selecionada:

c. 

União Aduaneira.

Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018 09h49min19s BR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com