TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Historico da Ciências Socias

Por:   •  28/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 2

O contexto histórico do surgimento das Ciências Sociais

Marília de Castro Silva

As ciências sociais foram pensadas a partir do século XVIII e consolidaram-se como ciência no século XIX. Para compreender o contexto histórico do surgimento das ciências sociais é muito importante conhecer a história europeia. Desde o século XIII, com o advento das cruzadas cristãs para defender o santo sepulcro, a sociedade feudal europeia viu-se diante do diverso e do diferente ao encontrar com outras sociedades de diversas civilizações. As trocas intensificaram-se e antigos servos iniciaram atividades comerciais que lhes permitiram comprar a própria liberdade e de suas cidades, os burgos, por isso foram denominados como burgueses. O desenvolvimento do comércio deu origem a uma forma de organização da economia baseada na circulação simples de mercadorias. As mercadorias eram trocadas em diferentes partes do mundo como nas Índias Ocidentais em troca de produtos ou moedas europeias. A descoberta da América é fruto da intensificação das viagens comerciais que por sua vez exigiam recursos de navegação aprimorados.

O mercantilismo transformou o conhecimento do mundo, aprimorou instrumentos de medição e conhecimento, propiciou a descoberta de terras ao Ocidente e de seus habitantes – denominados respectivamente América e índios.

O Renascimento inaugurou o período de intensas transformações não só na política e na economia, mas também no conhecimento dando origem à ciência moderna. A razão tornou-se o instrumento guia para o conhecimento dos fenômenos naturais e sociais colocando em questão a tradição cristã da sociedade feudal, teológica e dogmática.

A organização do trabalho, a estratificação social e a organização do estado na sociedade capitalista provocaram transformações na vida cotidiana das pessoas e revelaram questões sociais graves como a intensa pobreza e sofrimento da classe trabalhadora.

As ciências sociais surgiram com o objetivo de responder demandas da sociedade industrial, em crise, dominada por questões sociais provocadas pelo desenvolvimento do capitalismo.

Para melhor compreender o contexto histórico do surgimento do pensamento sociológico faça uma revisão dos seus conhecimentos de história, ou seja, as transformações ocorridas na sociedade europeia nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.  

Linha do Tempo: crie um arquivo de texto para construir a sua linha do tempo, ao estudar anote em pontos convencionados as informações e conteúdos significativos à compreensão da evolução da vida social.

        Todos os eventos da natureza e da vida em sociedade são históricos, pois surgiram em um determinado momento do tempo e em um determinado lugar do espaço depois do Big Bang. Por exemplo: a Sociologia, segundo Giddens, é ocidental e moderna. A linha do tempo descreve uma progressão, é uma ferramenta intelectual que organiza o pensamento.

http://www.portalbrasil.net/historiageral_revolucaoindustrial.htm

http://www.portalbrasil.net/historiageral_revolucaofrancesa.htm

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com