TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle de Estoque

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Alessandra Mendes da Silva – B8157J-2
Bárbara Ynaê Silva Silveira – B61987-2
Dayane Dantas de Paiva – B66752-4
Tatiane Cristina Paes do Nascimento – B82627-4
Valquíria Pereira Melo – T13535-4

INTRODUÇÃO

As empresas ligadas ao setor varejista alimentício enfrentam grande concorrência entre elas. Para se manter no mercado é necessário se destacar, oferecendo produtos de qualidade reduzindo desperdícios e retrabalhos a fim de maximizar os lucros sem interferir no preço final para o cliente.

O fato de não possuir um controle de estoque adequado na organização dos materiais que possa auxiliar no planejamento ao repor os produtos do estoque traz gastos desnecessários aos proprietários.

É fundamental o controle das mercadorias estocadas, o físico e o documental devem estar sempre de acordo para que haja um bom planejamento de compras, garantindo a disponibilidade dos produtos oferecidos bem como um atendimento de qualidade aos clientes.

Apresentaremos aos proprietários modelos de controle de estoque que poderão ser utilizados para otimizar o gerenciamento dos matérias armazenados e o fluxo de entradas e saídas das mercadorias.

PROBLEMA

Como ter um controle de estoque eficiente em empresas de pequeno porte do setor varejista alimentício?

HIPÓTESE

O controle pode ser efetuado através de sistemas simples, codificando os materiais, aplicando o método PEPS e definindo níveis de estoque.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a atual competitividade de mercados que faz com que os clientes estejam sempre a procura de preços bons e qualidade em seus produtos e serviços, é de extrema importância que haja um controle de estoque eficiente na empresa já que o preço final do produto está diretamente ligado a compra e estocagem do mesmo.

Sendo assim o principal foco desse trabalho é demonstrar a importância do bom gerenciamento dos materiais estocados, através de ferramentas simples, redução de desperdícios e retrabalhos, fazendo com que a empresa continue maximizando seus lucros e mantendo a rotatividade do estoque.

OBJETIVO GERAL

Demonstrar soluções de controles de estoque para que os administradores possam ter em mãos informações precisas sobre o material armazenado no estoque de bebidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Pesquisar os modelos de controle de estoque.
  • Identificar o modelo mais adequado para empresas de pequeno porte.
  • Analisar a viabilidade de implantação desse modelo na empresa em questão.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada será a elaboração de um questionário sobre as principais dificuldades enfrentadas por empresas do ramo alimentício varejista que não possuem controle de estoque, bem como a identificação da porcentagem de empresas que possuem algum tipo de controle de estoque.

Após a definição do universo de pesquisa que foi definido como sendo as empresas do ramo alimentício da cidade de Cubatão na qual a empresa em estudo está inserida. Inicia-se a entrevista com gerentes de uma determinada quantidade de empresas que serão utilizadas como amostra.

Através dos resultados obtidos será feita a elaboração de gráficos a fim de demonstrar de forma quantitativa os principais problemas apresentados devido à falta de controle em seus materiais estocados. Dessa forma será possível definir quais as melhores ferramentas a serem aplicadas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Estoques

Visto como um recurso produtivo que no final da cadeia de suprimentos criará valor para o consumidor final, os estoques assumem papel ainda mais importante. Hoje todas as empresas procuram, de uma forma ou de outra, a obtenção de uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, e a oportunidade de atendê-los prontamente, no momento e na quantidade desejada, é grandemente facilitada com a administração eficaz dos estoques. (Martins e Campos, 2002, p.133).

Controle de Estoque

Indubitavelmente, a mais importante função do controle de estoque e dos materiais está relacionada com a administração de níveis de estoque, e lógica e racionalidade podem ser aplicadas com sucesso para a resolução dos problemas de estoque. Devemos, porém, usar com profundidade o formalismo e a racionalização em nossas soluções dos sistemas analíticos. Portanto, devemos utilizar os métodos analíticos na introdução de custos importantes na formação dos estoques, pois são conhecidos varias espécies de custos que se aplicam as situações de estoque. (POZO, 2010, p.30).  

Equilíbrio de Estoque

De Acordo com Viana (2002) se não dimensionarmos bem as necessidades do estoque, poderemos chegar ao ponto de excesso de material ou ao transbordamento dos seus níveis em relação à demanda real, com prejuízos para a circulação de capital. O equilíbrio entre a demanda e a obtenção de material é onde atua o controle de estoque.

Estoque de segurança

No entender de Viana (2010) estoque de segurança é definido como uma quantidade mínima possível capaz de suportar um tempo de ressuprimento superior ao programado ou um consumo desproporcional. Ao ser atingido através das retiradas e vendas de produtos, devem ser tomadas providencias como a ativação de encomendas, desta forma evitando a chamada “quebra” no estoque.

Administrador de materiais

Para Francischine e Gurgel (2009) um administrador de materias deve assegurar que os procedimentos serão cumpridos sem falha, garantindo a entrega do pedido no prazo estipulado. Tem também a responsabilidade de informar a área de compras da necessidade de reposições e contratar os fornecedores para obter propostas de fornecimento por meio de cotações ou outro meio adequado.

Função Compras

 De acordo com Gonçalves (2004) necessidade de se fazer reposições de materiais no momento e na quantidade certa, exige a existência de um planejamento organizacional capaz de prever as vendas futuras baseadas nas estimativas das necessidades que surgirão e dos recursos que serão necessários.

Sistema Máximos e Mínimos

Um problema importante é a determinação do nível de estoque mais econômico possível para a empresa. Sabermos que os custos de estoques são influenciados por diversos fatores, tais como volume, disponibilidade, movimentação, mão de obra e o próprio recurso financeiro envolvido, e, dependendo da situação, cada variável tem pesos que podem ter diversas magnitudes em razão da situação especifica. Uma das técnicas utilizadas é o enfoque da dimensão do lote econômico para manutenção de níveis de estoque satisfatório e que dominamos de sistema máximo-minimo. (POZO, 2010, p.51).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com