TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Código de Defesa do Consumidor

Por:   •  28/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Código de Defesa ao Consumidor  

CDC (Código de Defesa do consumidor)

  • No ano de 1991 a lei de n°8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor. Veio com força para proteger os clientes que compram ou contratam serviços. O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) é de ordem jurídica brasileira, conjunto de normas que protegem os direitos dos consumidores, disciplinando as relações e responsabilidades entre o fornecedor (fabricante de produtos ou o prestador de serviços) com o consumidor. Estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.

Função do CDC

  • O CDC (Código de Defesa do Consumidor) surgiu com a função principal de servir como instrumento de garantia da efetividade dos direitos do consumidor. Assim, ao longo desse texto legal, são apresentadas regras para regular as relações consumeristas, visando à proteção do consumidor.

Importância do CDC

  • O CDC desempenha um papel muito importante quando a questão é assegurar o consumidor dos seus direitos. Visto que o consumidor brasileiro está a cada dia mais exigente com empresas que frustram suas expectativas, além disso, é percebido como a busca por meios que garantam seus direitos é alta. É importante que as empresas mantenham uma relação de respeito com seu consumidor e deixem claro quais são os seus direitos e deveres.

Objetivos

  • O CDC visa estabelecer princípios básicos como proteção da vida, da saúde, da segurança e da educação relacionados ao consumo, tendo como objetivo determinar normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Suprir a vulnerabilidade do consumidor. Conscientizar consumidores e fornecedores quanto aos seus direitos e deveres nas relações de consumo. Dar celeridade à solução dos conflitos decorrentes das relações de consumo. Harmonizar as relações de consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com