TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento - CONCEITO COACHING LIDER E ÉTICO

Por:   •  17/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO COACHING LIDER E ÉTICO

  1. METODOLOGIA

Para este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa e exploratória, pois baseamos em materiais publicados em livros, artigos e teses e também, em entrevistas e cases de pessoas com experiências no tema. O cenário são empresas e o instrumento para coleta de dados será entrevista e questionários.

  1. COACHING

Coaching é uma palavra inglesa, a qual há um instrutor, treinador (coach) que ajuda o seu cliente, subordinado (coachee), a fim dele desenvolver, ou aprimorar seus conhecimentos e habilidades para apresentar um melhor resultado, atingir uma meta ou objetivo, isso faz com que aumente os resultados positivos dentro da empresa, utilizando-se de métodos, ferramentas e técnicas.

O processo de Coaching permite a avaliação dos pontos a serem trabalhados, os quais estão ineficientes, e assim tornar-se eficientes, melhorar o que está ruim, proporcionando o crescimento e aumento de produtividade de quem está sendo avaliado, ou seja, o cliente, o colaborador da empresa. Isso é um investimento que a empresa faz, pois, o retorno será a motivação do funcionário, logo, a consequência será: aumento de produtividade, de criatividade, pode-se até dizer em uma vantagem competitiva.

  1. LIDERANÇA

Segundo o dicionário Priberam, a palavra liderança significa “comando, direção e hegemonia”, já no dicionário Michaelis “função de líder; Que revela autoridade”.

Há líderes que nascem com capacidades e habilidades inatas e há também àqueles que se desenvolvem ao longo da vida, de experiências e práticas profissionais.

Pode-se dizer que existem alguns tipos de líderes, os autocráticos, os exigentes, os liberais, os visionários, os democráticos e os leaders coach.

Então, podemos dizer que a Liderança é a arte de comandar pessoas, pois é necessário que o Líder identifique no seu liderado os pontos fortes, as habilidades e capacidades que ele se destaca e assim aprimorar e capacitá-lo, a consequência será o reconhecimento e a motivação do mesmo.

  1. ÉTICA

Segundo o dicionário Michaelis, ética é:

FILOS

1 Ramo da filosofia que tem por objetivo refletir sobre a essência dos princípios, valores e problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, a natureza do bem e do mal, os fundamentos da obrigação e do dever, tendo como base as normas consideradas universalmente válidas e que norteiam o comportamento humano.

2 POR EXT Conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade: Parece que não há mais ética na política.

Ética é um conjunto de princípios, regras que tem como intuito disciplinar costumes e a moral dos indivíduos. Para cada profissional é necessário um Código de Ética, a fim de estabelecer deveres e regras de conduta para um bom trabalho, e há deveres que são considerados universais nestes códigos, como por exemplo: Honestidade, respeito, responsabilidade.

No caso de Coaching há instituições que desenvolveram seus próprios modelos de Código de Ética:

  • ICF – International Coaching Federation;
  • SLAC – Sociedade Latino-Americana de Coaching;
  • SBC – Sociedade Brasileira de Coaching

  1. A BUSCA DE DIFERENCIAÇÃO

Atualmente as empresas buscam se diferenciarem, isto é uma forma de vantagem competitiva, e para que esta diferenciação ocorra, é necessário que as empresas tenham boa produtividade, funcionários motivados e reconhecidos, e busquem inovações. Mas como fazer isso? É comum ouvirmos que tudo depende da liderança, mas será que depende mesmo? Isso é o que o nosso trabalho proporcionará, estudaremos e demostraremos o quanto é importante ter uma liderança eficiente e eficaz, o papel que um Líder Ético resulta dentro de uma organização. Isso é permitido com a ajuda do processo de Coaching, este processo, o qual aprimora a capacidade de liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com