TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias do Desenvolvimento: Conceitos Fundamentais.

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

RAPPAPORT, C.R.; FIOR, W. da R.; DAVIS. C. Teorias do Desenvolvimento: conceitos fundamentais. São Paulo: EPU, 1981.

O estudo de Piaget se baseava em conhecer as diferenças qualitativas entre as habilidades intelectuais da criança até se tornar adulta. Piaget pensava no ser humano como um ser biológico, ele não concordava com a ideia de que a inteligência era uma característica fixa e considerou o desenvolvimento cognitivo um processo que ocorre devido à maturação biológica e a interação com o meio ambiente. Piaget observou crianças e concluiu que elas não eram menos inteligentes que os adultos, mas a diferença é como elas pensavam e viam as coisas. Ele ficou intrigado com as razões pelas quais as crianças deram respostas erradas as perguntas que exigia pensamento logico, acreditando que essas respostas incorretas revelavam diferenças importantes entre o pensamento adulto e crianças. Muito interessado pelo desenvolvimento cognitivo das crianças, Piaget acabou observando seus próprios. Em 1921 passou a ocupar o cargo de Diretor de Estudos no instituto J. J. Rousseau, em Genebra, quando iniciou uma serie de estudos que resultaram em sua obra. Na visão de Piaget, o desenvolvimento cognitivo inicial envolve processos baseados em ações e depois progride para mudanças nas operações mentais.

Alguns conceitos fundamentais.

 Hereditariedade

O individuo herda uma serie de estruturas biológicas (sensoriais e neurológicas) que predispõem ao surgimento de certas estruturas mentais.  Portanto a inteligência não a herdamos. Herdamos um organismo que vai amadurecer em contato com o meio ambiente. Sendo assim, o desenvolvimento intelectual é o resultado da interação de fatores hereditários e ambientais. À medida que a criança se desenvolve e interage constantemente com o mundo á sua volta, o conhecimento é inventado e reinventado. A riqueza ou a pobreza da estimulação tanto no plano físico como no social vão interferir no processo de desenvolvimento da inteligência.

Adaptação

Segundo Piaget, a adaptação é um dos processos mais importantes que norteiam o desenvolvimento cognitivo. O processo de adaptação em si pode ocorrer de duas maneiras: através da assimilação e acomodação. A assimilação, as pessoas captam informações do mundo exterior e as convertem para se ajustarem as suas ideias e conceitos existentes. Ao encontrar novas informações, algumas vezes elas podem ser prontamente assimiladas em um esquema existente. No entanto, esse processo nem sempre funciona perfeitamente, especialmente durante a primeira infância. O processo é um tanto subjetivo, porque tendemos a modificar ligeiramente as experiências e as informações para se adequar às nossas crenças pré-existentes. Já na acomodação, as pessoas também acomodam novas informações alterando suas representações mentais para se ajustarem as novas informações. Quando as pessoas encontram informações completamente novas ou que desafiam suas ideias existentes, geralmente precisam formar um novo esquema para acomodar as informações ou alterar suas categorias mentais existentes. O processo de adaptação é uma parte crítica do desenvolvimento cognitivo. Através dos processos adaptativos de assimilação e acomodação, as pessoas são capazes de captar novas informações, formar novas ideias ou mudar as existentes, e adotar novos comportamentos que os tornam mais preparados para lidar com o mundo ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com