TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento Económico E Desenvolvimento - Conceitos E Indicadores

Artigos Científicos: Crescimento Económico E Desenvolvimento - Conceitos E Indicadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  949 Visualizações

Crescimento Económico → Corresponde a aumentos regulares do produto, do rendimento, do investimento e do trabalho – é uma visão quantitativa na medida em que se baseia apenas em números

Desenvolvimento → verifica-se quando o crescimento económico tem efeitos de arrastamento sobre outros domínios (social, demográfico, cultural…), sendo uma visão qualitativa. Há desenvolvimento quando a riqueza é bem distribuída pela população havendo equidade) e posta ao serviço da mesma, garantindo o seu bem-estar, saúde, segurança, educação, qualidade de vida e igualdade de oportunidades, promovendo, desta forma, qualidade de vida e riqueza da população.

Para haver desenvolvimento tem de haver alterações em alguns domínios, nomeadamente:

. Demográfico: aumento da população, aumento da população jovem.

. Económico: aumento da produção, diversificação dos bens e serviços, aumento do comércio, maior circulação de capitais, mais investimento.

. Técnico: industrialização de regiões predominantemente rurais.

. Social: construção de escolas, hospitais e outros serviços públicos.

. Cultural: dinamização cultural (mais cinemas, bibliotecas…), sociedade informada.

. Político: desenvolvimento e dinamização do poder local.

Indicadores compostos → são indicadores que nos dão uma noção mais concreta e completa do desenvolvimento de um país. Surgiram da necessidade de compreender melhor a situação de cada país e abarcam informações não só de natureza económica como também de outras naturezas.

Os indicadores simples, por si só, podem distorcer a realidade, pelo que deveremos recorrer a um conjunto alargado de indicadores para podermos, de facto, ter uma perspetiva mais completa da situação económica e social dos diferentes países.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com