TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dever de Casa

Por:   •  27/9/2021  •  Monografia  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual e importância da Cosmologia para o estudo da astronomia?

Atualmente, a cosmologia é uma vertente de estudos da Astronomia que lida diretamente com a origem do Universo por meio do uso de aparelhos tecnológicos e de cálculos físicos avançados.

2) Por que diferentes povos criaram o hábito de observar o céu?

muitas pessoas ou religiões estudaram o céu, observando a Lua, as estrelas e outros objetos luminosos, para tentar entender o funcionamento do mundo em que viviam.

3) Em uma de suas conversas com uma colega sobre signos ela te diz a seguinte frase:

“Na astronomia meu signo apresenta ascendente em escorpião! E o seu?”

Sabendo que essa colega se equivocou quanto a utilização dos termos, como você faria para explica-la?

4) O ser humano sempre olhou para o céu com curiosidade e muitas indagações. Com o passar do tempo, foi percebendo que algumas observações tinham relação com fenômenos da Terra. Por exemplo, os povos antigos compreenderam que os movimentos do Sol e da Terra estavam relacionados às estações do ano. A partir dessa compreensão, passaram a utilizar esse conhecimento em muitas de suas atividades cotidianas.

a) Cite exemplos de atividades dos povos antigos que utilizavam o conhecimento sobre os astros.

b) Como a observação das constelações foi importante para esses povos.

5) Os estudos e pesquisas trabalhados na Astronomia cultural são resultantes de várias áreas do conhecimento e, entre elas, a Arqueoastronomia. Monte um pequeno texto evidenciando o papel dessa área do conhecimento.

6) Quando os estudos da Astronomia foram iniciados de fato? Quais foram os colaboradores iniciais? Em que basearam suas pesquisas e estudos?

7) O calendário utilizado no Brasil (e em muitos outros países) está associado a qual tipo de calendário discutido no capítulo? Quais são as principais referências desse calendário?

8) Que razões permitem concluir atualmente que o calendário dos Tupi-Guarani era bastante preciso?

9) As explicações sobre os eclipses dadas principalmente pelos Tupi-Guarani, se comparadas com o conhecimento científico atual, apresentam muita precisão e permitiriam a previsão de futuros eclipses tanto da Lua como do Sol. Explique qual seria essa relação entre o antigo conhecimento dos indígenas e os conhecimentos atuais da ciência astronômica.

10) Como o conhecimento da astronomia ajudavam os povos indígenas brasileiros no passado?

11) A arqueoastronomia busca entender como as civilizações antigas compreendiam a astronomia. No Brasil, está muito relacionada à arte rupestre, pois nesses desenhos os povos antigos mostravam como viviam, como se relacionavam com o ambiente e os demais seres vivos e como realizavam suas atividades. Qual das atividades a seguir eram influenciadas pela astronomia nas civilizações antigas?

a) Reprodução.

b) Agricultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com