TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência do acompanhamento familiar no dever de casa

Por:   •  19/7/2016  •  Monografia  •  8.950 Palavras (36 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 36

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PRISCILLA SILVA MACHADO

A INFLUÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR EM ATIVIDADES DE CASA NO 3º ANO DAS SÉRIES INICIAIS

Salvador

2012

PRISCILLA SILVA MACHADO

A INFLUÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR EM ATIVIDADES DE CASA NO 3º ANO DAS SÉRIES INICIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia

Orientador: Profª. Drª Okçana Battini

Tutor Eletrônico: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias Tutor de Sala: Roberta Costa do Val

Salvador

2012

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois “Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. 1 Crônicas 29:11”. Dedico também a meus pais que estão sempre me apóiam em todos os momentos da minha vida.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por me amar, ter me dado a vida e me sustentado em todos os momentos da minha vida. Se Ele eu sou nada.

Aos meus pais, Rose e Valmir, por me apoiado este período.

As minhas tias Zene, Vone, Sonia por sempre me acolher em suas casa quando precisei de ajuda.

A minha prima Tamylle por todos os passeios, risadas e bons momentos que passamos e a todos da minha família.

Agradeço a minha tutora de sala, Roberta do Val, por ter me orientado com paciência, sabedoria e incentivo.

As minhas colegas de sala, pelo incentivo, colaboração e convívio durante esta caminhada.

Aos tutores e professores que me ensinaram e me instruíram desde o inicio do curso, e a todos que de alguma forma contribui para a minha formação.

“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos”.

(Warren Bennis)

3

MACHADO, Priscilla Silva. A influência do acompanhamento familiar em atividades de casa no 3º ano das Séries Iniciais. 2012. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Salvador, 2012.

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso discute a influência do acompanhamento familiar em atividades de casa no terceiro ano das series iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, na cidade de Salvador. A pesquisa oriunda de observações realizadas em estágios curriculares e experiências pessoais, oriunda em torno de reflexões sobre as atividades de casa pautadas nas percepções dos professores, pais e alunos do nível estudado. O processo investigativo através de pesquisa bibliográfica acrescida de pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas e observações, buscou entrevistar professores para conhecer suas perspectivas, decisões e intervenções referentes ao assunto; entrevistar os pais e alunos para saber o que pensam e de que forma o acompanhamento familiar acontece e comparar os dados obtidos e sintetizá-los. A análise dos dados revela que o dever de casa apensar de ser uma prática bastante difundida nas escolas e bastante aceita por pais e alunos, há necessidade de ser repensada, pois seus objetivos nem sempre são alcançados. Todos os participantes do processo reconhecem que a atividade de casa é o recurso que complementa a escola, para isso o acompanhamento familiar nos deveres de casa não é apenas o único agente que precisa ser melhorado, mas todos os envolvidos nesse processo, tendo em vista que o dever de casa é o reflexo da relação família-escola.

Palavras-chave: Dever de casa. Relação família-escola. Apoio familiar.

4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.8 Kb)   pdf (290.6 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com