TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico do setor têxtil e confecção

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.582 Palavras (15 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Sumário

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL...........................................................................6

2.1 Análise do Swot..................................................................................................6

2.2. Proposta de Intervenção....................................................................................8

2.2.1 Objetivo Geral..................................................................................................8

2.2.2 Objetivo Específico .........................................................................................8

2.2.3  Justificativa ....................................................................................................8

2.2.4  Metodologia ...................................................................................................9

2.2.5 Definição da Visão da Empresa .....................................................................9

2.2.6 Definição da Missão da Empresa ...................................................................9

2.2.7 Definição dos Valores da Empresa ...............................................................10

2.2.8 Resultados Esperados ...................................................................................11

3 CONCLUSÃO........................................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................16



  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo objetiva traçar um diagnóstico do setor têxtil e confecção, configurando-se como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, permitindo antecipar oportunidades e definir potencialidades, para maior assertividade no desenvolvimento de ações que busquem o fortalecimento e crescimento da atividade.

Atualmente as empresas são forçadas a adotarem estratégias que desafiam o conjunto de estratégias genéricas estabelecidas por Porter (2005). No conjunto de estratégias genéricas estabelecidas por Porter, este contempla as estratégias de liderança em custo, diferenciação e enfoque, sendo de suma importância para o estabelecimento como estratégia competitiva caracterizando as empresas no atual momento, buscando assim uma estratégia que contemple o meio-termo entre custos e diferenciação, para isso o administrador precisa ter uma visão competitiva da empresa para causar impacto na lucratividade da mesma, isso acontece quando ele analisa a rivalidade entre concorrentes, o poder de negociação dos clientes e dos fornecedores, as ameaças de novos concorrentes e dos produtos substitutos, identificando os fatores que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor, sendo que os demais são externos.

Uma organização precisa ser capaz de otimizar recursos e atividades, assim como criar um modelo competitivo que a permita superar os rivais, sendo assim, a organização deve estabelecer uma estratégia adequada, tomando as decisões certas. No processo decisório existem etapas que devem ser seguidas de acordo com sua evolução, para que alcancem seus objetivos, como por exemplo: a análise e identificação da situação, o desenvolvimento de alternativas, a comparação entre as alternativas, a classificação dos riscos de cada alternativa, escolher a melhor alternativa e a execução e avaliação de uma determinada circunstância.  Os tipos de tomada de decisão são baseados nos instintos, nas crenças subconscientes, nas crenças conscientes, nos valores e na intuição. Também existem ferramentas que vão auxiliar a melhoria desse processo e garantir que as decisões sejam claras e objetivas, tais como: através de um líder, por meio de um consenso de um grupo ou até mesmo na maioria dos votos.

A análise swot consiste em cruzar as informações dos quatro quadrantes, de forma a obter uma moldura que permita delinear estratégias importantes para o futuro da empresa. Para a análise swot é preciso primeiro fazer uma análise clara do ambiente, ou seja,  pesquisar profundamente as forças e fraquezas e saber identificar as oportunidades e ameaças. Para cada cruzamento é importante saber criar estratégias:

O diagnóstico empresarial é abrangente, envolvendo todas as áreas da empresa, com uma ação estratégica e multidisciplinar, o que permite obter uma visão ampla e a possibilidade de se estabelecer um plano de ação estratégica. Tendo como os principais benefícios do diagnóstico empresarial: saber exatamente onde estão os erros; perfeito entendimento de como eliminar os erros; saber como resolver os problemas de maneira prática e objetiva; evitar tentativas frustradas de solução dos problemas; ir direto ao ponto sem perda de tempo; estabelecer um plano de ação estratégica; permitir iniciar a organização da empresa de forma sistematizada.

Na segurança de informação está a proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem uma organização, sendo assim constitui de diversos tipos como, por exemplo: Principais tipos de sistemas • Sistemas de apoio ao executivo (SAE) • Sistemas de apoio à decisão (SAD) • Sistemas de informação gerenciais (SIG) • Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) • Sistemas de automaçao de escritório (SAUTE) • Sistemas transacionais ou sistemas de processamento de transações (SPT).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com