TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito E Comportamento Do Consumidor

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GESTÃO COMERCIAL

MARIANA ESTEPHANIO DE MOURA DE SOUZA

TRABALHO DA DISCIPLINA AVA 2

DIREITO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

RIO DE JANEIRO

2022

A segmentação do consumidor é uma prática do marketing que consiste em dividir a base de clientes em subgrupos, com vontades e necessidades semelhantes. Cada

um desses subgrupos deve ser atingido por um mix de marketing diferente e adequado aos seus perfis. As empresas devem identificar os desejos de certos grupos, a fim de desenvolver produtos e serviços que irão atendê-los. Essa divisão pode ser feita de diversas maneiras, sendo algumas delas:

  • Características dos clientes: Culturais; Sociais; Demográficas.

  • Suas atitudes: Estilo de vida; Personalidade.
  • Comportamento de compra: Fidelidade; Grau de utilização; Ocasionais.

Atualmente, o Marketing SAP (segmentação, alvo e posicionamento) é a principal estratégia para a sobrevivência e prosperidade no ambiente de negócios.

Para segmentar um mercado, é necessária a utilização das bases para segmentação de um mercado consumidor, que segundo Kotler, são algumas delas:

  • Segmentação por Benefício: São levantados os principais benefícios desejados para uma classe de produtos, as pessoas que o desejam e as marcas que os oferecem. Como por exemplo, no mercado de sabão em pó, os benefícios desejados podem ser economia, limpeza e aroma, então a marca OMO pode ser a melhor opção dentro desse segmento.

  • Segmentação Psicográfica: Os compradores são divididos em diferentes grupos, de acordo com sua personalidade, estilo de vida e valores. Como por exemplo, a casa de moda de luxo italiana, Gucci, procura oportunidades em mercados consumidores cujo estilo de vida é requintado, luxuoso e exclusivo, assim como suas bolsas, tênis, e diferentes acessórios.
  • Segmentação por Lealdade: Onde os consumidores podem ser leais à marcas, como por exemplo consumidores da Apple, que são leais à mesma e não pensam em trocá-la.

REFERÊNCIAS:

GERSTENBERGER, Fatima. DIREITO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. Universidade Veiga de Almeida. Unidade 4 (p. 98-103). Acesso em: 22 de novembro de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com