TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Empresarial FGV

Por:   •  11/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Aluno/a: Ana Laura Lima Silva

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: 0322-2 17

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

O setor econômico escolhido foi o automobilístico. Trata-se de um setor que é de extrema importância para nossa sociedade, pois além de ser um dos maiores setores do mercado, representando 22% do PIB industrial local, ele move a economia e influencia os demais.

Quando falamos em setor automobilístico temos a tendência de logo associar a produção de veículos automotores. Mas, vale lembrar que esse mercado gera um grande número de empregos e se estende também para a manutenção e reposição de peças, serviços como seguros e alugueis. Além de insumos que os veículos consomem, por exemplo: combustiveis e acessórios.

A indústria automobilística enquadra-se em oligopólio, ou seja, um pequeno número de empresas que disputam entre si o mercado. Esse segmento possui grandes barreiras, tanto tecnóligcas quanto econômicas, para novos entrantes.

[pic 6]

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

O ano de 2022 não iniciou com bons indicadores no setor automobilístico. No entanto, historicamente, sabe-se que os primeiros meses do ano não trazem bons resultados em decorrência das paralizações e manutenções nas linhas de produção. É comum nesse período que as empresas reduzam a produção, levando em consideração também que nessa época do ano a população possui gastos significativos com outras demandas e tende a deixar a compra ou troca de veículos para outros períodos.

No entanto, esse ano a situação foi particularmente mais delicada. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a produção de 145,4 mil unidades foi de 27% inferior a de Janeiro de 2021. Considerando que a média de dias úteis trabalhados em ambos os períodos foi algo em torno de 17 dias, concluímos que a queda se deu devido ao aumento de absentismo em decorrência de afastamentos devido a COVID-19 ou suspeitas da infecção, concentração de chuvas e escassez de alguns componentes eletrônicos, além de falta de plásticos, borrachas, entre outras. Esse cenário resultou também na redução nas vendas interna.

O número de autoveículos emplacados foi de 126,5 mil, representa uma redução de 26,1% se comparado a janeiro do ano anterior. Essa queda, em torno de 20%, também foi observada em outros países afetados pela variante ômicron. “Foi um mês de recorde nas infecções por Covid-19 no país e de chuvas acima da média para o período, o que afetou a produção dos fornecedores e dos fabricantes de veículos, e ainda afastou clientes das concessionárias”, destacou o Presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes.

Em contrapartida foram exportados 27,6 mil unidades, o que representou um crescimento de 6,6% em relação a janeiro de 2021.

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

Os indicadores selecionados mostram os índices econômicos trazidos pelo IBGE. A inflação é uma variável que demanda atenção. Segundo o IBGE, no mês de março de 2022 a inflação chegou a 1,62% no período definido. Considerando o acréscimo da inflação, significa dizer que

para se adquirir determinado produto cada vez mais será necessário dispor de uma quantidade maior de recursos.

[pic 7]

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica.

Outro fator relevante é a taxa de desemprego no país. Como consequência da pandemia do Covid-19 a taxa de desemprego subiu significativamente. Voltando a se recuperar somente no quarto trimestre de 2021. No último levantamento realizado em março de 2021, a taxa era de 11,1%.

[pic 8]

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica.

A variação do Produto Interno Bruto (PIB), medida pelo SCNT - Sistema de Contas

Nacionais Trimestrais - traz a evolução do PIB no tempo, comparando seu desempenho trimestre a trimestre e ano a ano.

[pic 9]

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

Devido ao cenário resultante de pandemia o mercado teve uma queda durante o ano de 2021. Isso se deu devido a escassez de matéria-prima, absenteísmo de funcionários, além da redução de poder aquisitivo dos ponteciais clientes.

Muitos são os desafios diante desse contexto que não favorece as vendas, como, por exemplo: desemprego recorde, alta da inflação, crescimento modesto do PIB, redução do poder de compra e de maior dificuldade de financiamentos. Em parelelo, ainda em consequência da pandemia, muitas pessoas reduziram as “saídas” de casa somente ao estritamente neceessário. E muitas pessoas passaram a substituir o uso de veículos próprios por corridas de Uber e Taxi.

Além disso, houve aumento do custo de produção dos veículos devido a mudanças de forncededores, adaptação de rotas de frete, entre outras, o que encareceu o preço de venda dos mesmos. Dessa forma a demanda por veículos zero tem ficado abaixo dos anos anteriores.

No entanto, a ANFAVEA está sendo moderadamente otimista nas previsões para o desempenho da indústria neste ano. Para a produção, o presidente Luiz Carlos Moraes prevê uma alta de 9,4%, com 2,46 milhões de unidades. Para as vendas internas, elevação de 8,5%, com 2,3 milhões de autoveículos licenciados. Já para exportações, um discreto incremento de 3,6%, com embarque de 390 mil unidades.

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

Uma alternativa que ajudaria a reduzir estoque e a manter o mercado ativo seria a renovação das frotas de locadoras. Seria uma negociação do tipo ganha-ganha, na qual os dois lados teriam suas necessidades atendidas.

Outra opção que poderia ser desenvolvida seria uma modalidade de “Leasing” ou de financiamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (282.6 Kb)   docx (876.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com