TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EGRESSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES BOAVISTENSES E O REFLEXO DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NAS SUAS EMPRESAS

Por:   •  7/10/2016  •  Artigo  •  4.264 Palavras (18 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 18

O EGRESSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES BOAVISTENSES E O REFLEXO DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NAS SUAS EMPRESAS

THE EGRESS ADMINISTRATION OF HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS COURSE - BOAVISTENSES IES AND ENTREPRENEURSHIP OF REFLECTION IN THEIR INNOVATIVE ENTERPRISES

Brunna Thaíse Carvalho Da Silva[1]

Max De Souza Fraga[2]

RESUMO

O mercado boavistense é constituído, na sua maioria, por micro e pequenas empresas. Grande parte delas foram erguidas e mantidas no empirismo com o auxílio de familiares. Satisfatoriamente, essa realidade tem mudado e muitos empresários tem buscado uma formação superior para melhor administrar seus negócios. O presente artigo tem por objetivo analisar se os egressos que já tinham empresas constituídas no mercado local antes de ingressar na faculdade, estão colocando em prática os conhecimentos de empreendedorismo inovador aprendido ao longo do curso. Após realizada entrevistas com estes egressos, pôde-se concluir que os empresários mudaram suas perspectivas e hoje trabalham de forma mais profissional e obtém melhores resultados. Como forma de aplicação do empreendedorismo inovador, usaram estratégias de bom atendimento, qualidade dos produtos ofertados e diferencial nos processos frente aos concorrentes.

Palavras-Chaves: Empreendedorismo. Inovação. Egressos.

ABSTRACT

The Boavistense market consists mostly for micro and small businesses. Most of them were erected and maintained in empiricism with the help of family members. Satisfactorily, this reality has changed and many entrepreneurs have pursued a higher education to better manage their businesses. This article aims to analyze whether the graduates who already had enterprises in the local market before joining the college, are putting into practice the innovative entrepreneurship skills learned throughout the course. After conducted interviews with these graduates, it could be concluded that entrepreneurs changed their outlook and now work more professionally and gets better results. As a way of application of innovative entrepreneurship, they used good strategies service, quality of products offered and differential in proceedings against competitors.

Key Words: Entrepreneurship. Innovation. Graduates.

INTRODUÇÃO

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, o empresário atual deve criar estratégias para manter-se no mercado e também para estar à frente de seus concorrentes, atraindo mais clientes. Com tantas opções de empresas com o mesmo segmento para o cliente escolher, destaca-se aquele que tem diferencial competitivo e foco no cliente, utilizando das melhores estratégias.

No mercado local, a grande maioria das empresas são constituídas por familiares onde a empresa é erguida e mantida no empirismo, porém, satisfatoriamente, essa realidade tem mudado e muitos têm procurado uma formação acadêmica, na busca de informação para melhoria de suas empresas, colocando em prática os ensinamentos aprendidos ao longo do curso.

Ao longo dos quatro anos do curso de Administração, os acadêmicos tem uma gama de conhecimentos e conteúdos de formação, entre eles a Disciplina Empreendedorismo, que possibilita aos estudantes universitários que desenvolvam os comportamentos empreendedores e realizem práticas empreendedoras, buscando um aprimoramento profissional e pessoal.

A sociedade contemporânea exige empreendedores, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações. Em decorrência dessa realidade, a educação empreendedora passou a ocupar posição estratégica no campo econômico e social.

Diante de um mercado que procura os melhores profissionais, torna-se de suma importância que aqueles que já conseguiram abrir sua própria empresa busquem uma formação acadêmica para tentar promover sua empresa. Nesse sentido, tem-se como questão da pesquisa o seguinte problema: a formação acadêmica em Administração oferece mecanismos de aplicação do empreendedorismo inovador aos egressos que já possuíam empresas constituídas no mercado boavistense?

Mediante este problema, se tem como hipóteses: se os egressos que já possuem empresas no mercado colocarem em prática os ensinamentos adquiridos durante o curso de Administração (empreendedorismo inovador), então eles obterão um crescimento econômico; se houver melhor qualificação e conhecimento administrativo as empresas inovarão em suas estratégias de competitividade e aumentarão suas projeções e efetivações negociais.

O presente artigo, tem como objetivo geral, compreender as perspectivas referentes ao empreendedorismo inovador identificadas na prática administrativa de egressos dos cursos superiores de administração da Instituições de Ensino Superior – IES boavistenses. E como objetivos específicos: estudar e corresponder a temática com teorias e entendimentos sobre empreendedorismo; verificar se as IES estão preparando esses egressos para atuar com empreendedorismo inovador; verificar se os egressos, que já possuíam empresas constituídas em Boa Vista, estão colocando em prática nas suas empresas, o conhecimento do empreendedorismo inovador.

No mercado econômico apresentado ultimamente, cada vez mais se faz necessário melhorar a análise e compreensão empresarial. A realidade comercial é extremamente competitiva demandando um novo perfil por parte do empreendedor, diversificando sua atitude e promovendo o desenvolvimento e geração de receitas.  

Essa inovação profissional traz novas abordagens, novas ideias e estratégias que conjuntamente, trarão maior qualidade para alcançar os objetivos. Essa inovação é concebida com a formalização de atitude conscientes, críticas e em constante avaliação corporativa.

Esta nova visão, ou uma reconstrução e aperfeiçoamento desta, somente pode ocorrer com maior capacitação técnica e formação especializada em administração viabilizando este projeto de pesquisa.

Assim justifica-se melhor reflexão sobre a temática, compreendendo melhor algumas perspectivas referentes ao empreendedorismo inovador identificadas na prática administrativa de egressos dos cursos superiores de administração das Instituições de Ensino Superior – IES boavistenses.

Ainda, esta ótica de pesquisa permite melhor atuação profissional de gestores e administradores que pretendem compreender e elevar seu desempenho no mercado local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com