TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Pedagógico Implantação de Curso Ensino Superior

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.392 Palavras (14 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 14

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE

IMPLANTAÇÃO DE CRUSO

1 INTRODUÇÃO

 O presente trabalho objetivou fazer proposta de organização pedagógica de implantação de curso superior e faz parte adas atividades disciplinares do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior da Unopar.

O trabalho apresenta uma proposta de organização pedagógica de implantação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade “UNIDOSBÃO” localizada na cidade de Ivaipora-PR, e conta com cerca de 35 mil habitantes.

Para tanto foi desenvolvido um estudo junto aos órgãos oficiais do Ministério da Educação a fim de apresentar a proposta em conformidade com os aspectos legais e pedagógicos do MEC.

A organização pedagógica dos cursos de graduação, como não poderia deixar de ser, deve ser elaborado observando as diretrizes do Projeto Pedagógico da instituição Institucional, além das especificidades próprias de cada curso, da comunidade escolar e da região, dando uma visão de totalidade, que represente, de fato, a instituição, sem perder de vista a articulação e a relação de complementaridade entre esses documentos, essenciais e indispensáveis, como apoio e diretrizes ao processo ensino e aprendizagem.

Portanto, a organização pedagógica tema função de orientar os docentes no planejamento da sua disciplina, de maneira a concretizar a política educacional da instituição. Neste trabalho que pode-se denominar de organização pedagógica, espera-se que o aspecto político encontra-se presente.

Dessa forma, ressalta-se a importância do desenvolvimento desse estudo, pois permitiu ao aluno agregar os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso, aliados a experiência prática de coordenador de curso.

Buscando atingir os objetivos propostos o trabalho inicialmente apresta os diversos aspectos da organização pedagógica tais como:  Apresentação do curso, perfil profissional dos egressos, campo de atuação, núcleo docente, conteúdo e atividades disciplinares.

2 ORGANIZAÇÃO DO CURSO

2.1 Nome do curso

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. A denominação do curso está adequada ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

2.1.1 Legislação 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da “UNIDOSBÃO” foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 3.398 de 30 de setembro de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 03 de outubro de 2005.

Resolução nº 3 (Fundamentada no Parecer CNE/CES 436/2001 e no Parecer CNE/CP 29/2002), publicada no DOU em 18/12/2002, que institui as diretrizes curriculares nacionais gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.

2.1.2 Totais de Vagas Autorizadas

Total: 100 vagas anuais

Distribuição das Vagas: 50 vagas alunos cotistas.

A média do número de vagas ofertadas corresponde plenamente à dimensão do corpo docente e à infraestrutura da Instituição no âmbito do curso.

Em relação à infraestrutura física, a instituição utilizará para suas atividades educacionais em instalações próprias.

As salas de aula têm boas condições de uso e de salubridade, com espaço adequado, iluminação, ventilação e acústica. Todas elas são equipadas com data-show e conforme as necessidades previstas pelo professor ou coordenador as salas podem utilizar outros recursos áudio-visuais e de informática mediante prévio agendamento ou através de reserva de 13 laboratórios (Informática, por exemplo).

O prédio apresenta boas condições de uso para o ensino e práticas investigativas, com espaço adequado para aulas, práticas laboratoriais e também convivência dos estudantes e docentes, tendo boa iluminação, ventilação e acústica. Todos contam com infraestrutura adequada a deficientes físicos e cadeirantes, com banheiros adaptados, bebedouros e telefones nas alturas adequadas, rampas e/ou elevadores, vistoriados e aprovados pelos órgãos municipais competentes.

Fica claro, portanto, que a infraestrutura da instituição, bem como seu corpo docente, suportam o número de vagas ofertadas no Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos.

2.1.3 Turnos de Funcionamento

Período Diurno e Noturno.

O período diurno funcionará 7h45 às 11h45.

O período noturno funciona das 19h às 22hs.

2.1.4 Regime de Matrícula

Regime modular anual.

2.1.5. Formas de Acesso ao Curso

A forma de acesso ao curso se dá por meio de processo seletivo, cujas normas são publicadas em edital, respeitando-se os prazos e determinações legais. Os turnos, vagas e denominação do curso, bem como o período, local e taxa correspondente à inscrição constam do mesmo edital. A Instituição realizará anualmente um vestibular no início do ano, para ingresso no primeiro semestre letivo.

O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento das vagas oferecidas para cada curso superior de graduação, definido pelo CONSU - Conselho Universitário e compreende a inscrição do candidato portador de Certificado de Conclusão de Ensino Médio, ou equivalente, acompanhado de Histórico Escolar correspondente.

O candidato é avaliado pela prova de Redação em Língua Portuguesa e pela prova de Conhecimentos Gerais. A avaliação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio pode substituir a prova de Conhecimentos Gerais; para efeito de classificação, em caso de empate, prevalece a avaliação do Histórico Escolar.

Adicionalmente, tem-se previsto o acesso do aluno aos cursos da Instituição Tabajara por meio dos seguintes casos: transferências e portador de diploma de curso superior. O recebimento de transferência ocorre entre o término e o início de cada período letivo, dentro do limite de vagas ociosas expressas através de Edital. Os interessados devem apresentar atestado de regularidade de matrícula expedido pela faculdade de origem, relação de disciplinas cursadas com aprovação e os conteúdos programáticos correspondentes, para a competente análise do coordenador de curso. No caso de portador de diploma de Curso Superior, os mesmos critérios são estabelecidos, acrescido da cópia do diploma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (249.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com