TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXERCÍCIO COACHING E LIDERANÇA

Por:   •  4/11/2018  •  Bibliografia  •  4.891 Palavras (20 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 20

EXERCICIO COACHING E LIDERANÇA.

Olá, Aluna e Aluno,

 

Agora que você já estudou os conteúdos das aulas, fez suas anotações e reflexões sobre todo o material disponível no ambiente virtual de aprendizagem (aulas on-line, videoaulas, textos da biblioteca virtual), chegou o momento de interagir com os colegas e com o seu professor no fórum de discussão. Trata-se de um ambiente de aprendizagem colaborativa no qual você pode obter ATÉ 1,0 PONTO EXTRA na disciplina.  

 

Neste fórum, vamos discutir as temáticas abaixo, relacionadas ao caso Harvard e ao conteúdo trabalhados na disciplina. Escolha apenas uma questão para começar a participar.

 

Depois de obter as 4 estrelas da sua pontuação você estará dispensado de postar, caso queira dedicar-se à elaboração do trabalho ou ao estudo de outra disciplina.

 

Questão 01:

Que estratégias podem ser utilizadas para transformar uma equipe em Equipe de Alta Performance?

 

Debate da Questão 01 

Gosto muito da frase mencionada por Patrick Antoani Moreira de Bona e também em aula: “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”.  Porém, acrescendo que não pode ser em qualquer grupo e sim um de alta performance. E como transformar um grupo em uma equipe de alta performance?

Para transformar uma equipe de alta performance exige conhecimento e flexibilidade para lidar com pessoas (diferença individual e cultural), porque dois fatos são de extrema necessidade: a simpatia e a empatia para formar os pilares da equipe (compromisso, confiança, comunicação e envolvimento). Desta forma com estratégias para a transformação de uma equipe de alta Performance são: – comunicação para resolver conflitos, pois esta influência diretamente na qualidade do relacionamento interpessoal, – conhecimento dos membros da equipe para determinar desafios, rotinas e resultados, – motivação dos membros da equipe através de incentivo, avaliação, reconhecimento, ouvir com atenção e delegar, além de comemorar sempre que possível, – o feedback é indispensável.

Referente a questão 1, com o uso de estratégias, uma equipe pode se tornar uma grande equipe de alta performance. Um ambiente organizacional com um gestor e um líder que buscam os mesmos objetivos é um grande diferencial para uma equipe. O fator da comunicação, organização, liderança e comprometimento com seus colaboradores é um fator essencial para que a equipe sinta -se motivada e  com uma visão aberta, no qual expõem ideias e opiniões. Uma das estratégicas básica é saber lidar e dá direcionamento para os grandes desafios que surgem ao longo do processo, é necessário a participação do colaborador, esse fator de que cada um tem que ficar em determinada funções não é bem mais vista no ambiente organizacional, o modelo de gestão atual, exige a participação de todos, juntos os desafios são vistos de uma maneira mais tranquila a ponto de  focar no compromisso e gerar avanços significativos.

Questão 02:

Como a gestão de pessoas pode exigir e implantar um padrão de excelência sem perder a magia do envolvimento emocional e o prazer nas atividades realizadas?

Boa noite a todos,

Com relação à questão de nº 02, Entendo que fazendo com que as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional, elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e de forte concorrência. Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los.

As pessoas passam a constituir o elemento básico do sucesso empresarial.

uma Equipe estruturada e motivada para alcançar a Alta Performance precisa ser unida, ser entendedora das metas e objetivos da Empresa.

A comunicação é a base para se estruturar uma equipe e gerar confiança. Conhecer as pessoas com as quais você trabalha e entender que a motivação é pessoal de cada um é importante para se iniciar um trabalho em Equipe. A melhoria constante é a premissa, e todos devem ter consciência de tal fato, entendendo os impactos positivos e negativos relacionados as suas ações. A diversidade de habilidades propicia a troca de experiências entre todos através do diálogo, é papel do líder incentivar o comprometimento de todos para que o diálogo ocorra sempre, pois ele é o elo da equipe. Quando o líder incentiva as pessoas reconhecendo seus acertos, ensinando, acompanhando, motivando e apoiando sua equipe a tendência é o amadurecimento de cada um.

Uma equipe engajada é uma equipe bem distribuída, daí a importância de se conhecer as pessoas, sabendo de suas habilidades e competências para uma divisão justa e eficaz. Quando uma pessoa é reconhecida pelo seu esforço através de elogios, ela se sente valorizada, se sente bem e motivada a dar o melhor de si. O líder deve promover este ambiente através da atenção que desprende a cada um, através dos incentivos, elogios, através da confiança e de treinamentos constantes para que as pessoas se desenvolvam dia após dia.

 

Questão 03:

O conflito pode ter aspectos positivos e negativos para uma equipe de trabalho. Cite um exemplo de um conflito construtivo ou de tarefa e um exemplo de um conflito afetivo ou interpessoal, considerado negativo.

Boa noite,

Na terceira questão, a respeito dos tipos de conflitos, tenho como exemplos de cada um dos conceitos aludidos.

No caso do conflito construtivo podemos dar como exemplo duas pessoas competem por verbas do governo para uma ONG  - uma defendendo a pesquisa para câncer, a outra para doações sociais. Enquanto as partes  argumentam, indicando as falhas nas tentativas de persuasão da outra, uma solução positiva é encontrada , fazendo uma doação para um hospital que cuida de crianças pobres com câncer  num ganho para os dois lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (763.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com