TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estoque Isolador ou Estoque de Segurança

Por:   •  6/8/2018  •  Monografia  •  2.967 Palavras (12 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 12

1. ESTOQUE

“São acúmulos de matérias – primas, insumos, componentes, produtos em processo e produtos acabados que aparecem em numerosos pontos por todos os canis logísticos e de produção da empresa” (Ballou, 2006).

“Estoque é definido aqui como a acumulação armazenada de recursos de materiais em um sistema de transformação”. (Slack, 2002, p.381).

Dependendo do produto estocado, manter seu estoque pode ser arriscado, visto que os produtos podem deteriorar, tornar-se obsoletos ou perder-se, e também ocupar um espaço muito valioso na produção. Mantém - se itens em estoque, para o caso de consumidores ou programas de produção os demandarem, sendo uma garantia de algo que pode vir acontecer contra o inesperado.

 O objetivo da gestão de estoque é conciliar o fornecimento e demanda, fazendo com que o cliente não procure seus concorrentes. Apesar dos custos elevados e das desvantagens associadas à manutenção de estoques, eles de fato facilitam a acomodação entre fornecimento e demanda. (Slack, 2002).

“Uma das principais funções do planejamento da produção é a determinação do nível de estoque com que o sistema deverá operar.(Abreu, 1998, p.227).

“Os estoques são materiais e suprimentos que uma empresa ou instituição mantém, seja para vender ou para fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produção. Todas as empresas e instituição precisam manter estoques. Frequentemente, os estoques constituem uma parte substancial dos ativos totais”. (Arnold, 1999, p.265).

“Estoques são quantidades armazenadas ou em processo com a função principal de criar uma independência entre os vários estágios da cadeia produtiva. A boa adminstração dos estoques é de vital importância para a saúde financeira das empresas, uma vez que grande parte do capital das empresas estão nos materiais envolvidos na produção, sendo comum representarem 50% de todo o seu capital. Assim reduções no montante estocado se traduz na liberação de gande volume do capital necessário ao andamento do negócio como um todo.”  (Estoque, 2006).

  1.  Importância do Estoque

Atualmente é de extrema importância para as empresas um controle de estoque, ele serve para saber qual o andamento da empresa, entrada e saída de produtos em geral, a situação da empresa dentro do mercado que ela se encontra. Segundo SLACK, 1999, controlar estoque pode ser custoso e às vezes empatam considerável quantidade de capital, mas também proporcionam alguma segurança em um ambiente complexo e incerto.

Hoje, controlar estoque é entendido de forma mais clara, o que se deve buscar é uma forma de possuir somente estoque que atende a demanda atual da empresa. Por exemplo, nos anos 80 várias empresas tiveram problemas estratégicos por acharem que deveriam baixar os estoques a zero por levar em consideração a superioridade incontestável do sistema de gestão japones regente naquela época (Corrêa, 2001).

“Uma das principais funções do planejamento da produção é a determinação do nível de estoque com que o sistema deverá operar. A necessidade de estoque esta relacionada tanto com características internas do sistema de produção como do seu entorno” (ABREU, 1998, p 227).

1.2. Tipos de Estoque

Em empresas podem existir vários tipos de estoque como: produtos alimentícios de um hotel são entregues, armazenados e então usados; em lojas de varejo itens são entregues na loja e mantidos no estoque até serem solicitado pelos consumidores. Há também operações onde há itens que são armazenados duas vezes como estoque. Ex.: Distribuidor de auto peças, ele recebe entregas de peças de vários de seus fornecedores armazena as em um deposito central (Estoque 1), transporta as aos vários pontos de distribuição local (Estoque 2) onde são coletadas pelos fornecedores ou enviadas a eles.

Pode-se comparar a utilização de estoques em diversos ramos de atividades. Veja na tabela 1 os diversos tipos de operações e alguns exemplos de estoques.

Tabela 1 - Estoques mantidos em operações

Operação

Exemplos de estoques mantidos em operações

Hotel

Itens de alimentação, itens de toalete, matérias de limpeza

Hospital

Gaze, instrumentos, sangue, alimentos, drogas, matérias de limpeza

Loja de Varejo

Coisas a serem vendidas, materiais de embrulho

Armazém

Coisas armazenadas, materiais de embalagem

Distribuidor de Auto Peça

Ato peças em deposito principal, auto peças em pontos de distribuição locais

Manufatura de Televisor

Componentes, matéria-prima, semi - acabados, televisores acabados, matérias de limpeza

Metais Preciosos

Materiais (ouro, platina, etc) esperando serem processados, matérias completamente refinados

Fone: Slack, 2002. p. 382

1.3. Classificação de Estoques

O estoque pode ser classificado em algumas formas, sendo uns mais importantes que os outros dependendo do tipo de empresa, e esta classificação está relacionada tanto com as características internas do sistema de produção como as externas.

Segundo Abreu (1998) identifica os seguintes tipos de estoque: Estoque em Processo, Estoque Cíclico, Estoque Sazonal, Estoque de Componentes Intermediários, e Slack (1997) descreve como outros tipos de estoque: Estoque Isolador ou Estoque de Segurança, Estoque de Ciclo, Estoque de Antecipação, Estoque de Canal, Estoque de Material em Processo e Estoque em Consignação.

a) Estoque em Processo

Corresponde aos estoques de componentes da submontagem do produto acabado. Sua origem se dá pela existência do período em que ocorre sua montagem. A possibilidade de se reduzir estes estoques está ligado com o tempo de produção (lead-time de produção).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com