TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estratégico é o nível mais alto da hierarquia

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo se tornar um facilitador para o entendimento do ambiente contextual, da estratégia e do estágio de desenvolvimento da empresa como determinante da estrutura organizacional. Mas para alcançar qualquer objetivo é preciso estabelecer as bases consideradas necessárias que as ações do administrador sejam mais bem direcionadas. Nesse sentido, a organização é essencial em qualquer trabalho, aumentando a possibilidade de ter uma boa estrutura para a realização de qualquer tarefa.

A palavra organização por possuir vários significados, costuma fazer certa confusão, podendo ser uma entidade social dirigida para objetivos específicos e propositalmente estruturada; ou seja, qualquer empreendimento humano projetado para alcançar resultados; sejam eles lucrativos ou não, como empresas, bancos, hospitais, clubes, igrejas etc., todos estes empreendimentos são exemplos de organização.

A organização (empresas em geral) pode ser vista por base da divisão de trabalho que especializa órgãos e pessoas em específicas atividades, essa é chamada de organização formal, que está definida no organograma, oficialmente formalizado. Por outro lado temos a organização informal, essa por sua vez é a organização que surge de maneira espontânea e natural, é onde as pessoas ocupam posições formais a partir dos relacionamentos interpessoais.

O termo organização é enxergado também como função administrativa, além de ser vista como  parte integrante do processo administrativo, isto é, o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos encarregados de sua administração e assim estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. E é baseada nessa visão que a organização como função administrativa, nos coloca no propósito de definir a organização como parte essencial no processo administrativo. Devido a isso, todas as partes na qual a organização está envolvida (que vai desde a estrutura empresarial até o nível operacional onde estão incluídos cargos e tarefas) serão abordados de forma racional por este trabalho.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

NÍVEIS HIERÁRQUICOS

Baseado no livro "Administração: teoria e prática no contexto brasileiro" (Sobral, F.; Alketa, A. 1º Ed. 2008.), um dos conceitos mais utilizados dentro da administração, com certeza são os níveis organizacionais. Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional.

Estratégico

O estratégico é o nível mais alto da hierarquia, onde os gestores da alta administração (presidentes, diretores etc.) decidem os temas que afetam a organização de modo global. As tendências mais importantes na regulação governamental, o comportamento dos concorrentes, as estratégias e políticas da organização etc.

Tático

O nível tático contém os gerentes ou chefes de divisão. Nesta posição o administrador é responsável por uma área da organização (Gerência de Recursos Humanos, Gerência de compras, etc.) e tem a função de programar em sua área as estratégias e políticas que foram decididas peço nível estratégico. Eles devem saber se relacionar com outros gerentes e com seus subordinados, resolvendo conflitos e motivando seus funcionários. Sua preocupação normalmente é com o médio prazo.

Operacional

Por fim temos o nível operacional, que é formado os administradores estão focados no curto prazo e em tarefas específicas, como a produção de bens e serviços. Dentre seus ocupantes podemos encontrar supervisores e chefes de equipe. Eles devem seguir as regras e diretrizes estabelecidas no nível tático, motivando seus funcionários da "linha de frente" para que façam seu trabalho de maneira eficiente.

DEPARTAMENTALIZAÇÕES

De acordo com Cury (2005), departamentalização nada mais é do que o processo de agrupar as pessoas em setores para que possam ser administrados da melhor forma possível. Tal processo de agrupamento é baseado na semelhança de atividades e recursos (financeiros, humanos, equipamentos e materiais.). A departamentalização possui diversos objetivos, dentre eles estão: aproveitar a especialização, aprimorar a eficiência, aumentar os recursos disponíveis, controle e  coordenação, descentralização, integrar o ambiente e a organização, diminuir os conflitos.

Departamentalização Funcional: Agrupa os indivíduos de acordo com as principais funções desenvolvidas dentro da empresa. Uma das vantagens dessa departamentalização é que essa possuir maior satisfação dos técnicos, devido a maior estabilidade do grupo. E uma das desvantagens seria que a resposta lenta às modificações ambientais.

Departamentalização por Cliente: É o agrupamento feito a partir do tipo de cliente que a empresa procura servir. As principais vantagens incluem: a focalização é exclusivamente no cliente, as decisões internas são rapidamente tomadas através do feedback dos clientes.

Departamentalização Geográfica ou Territorial: O agrupamento é concluído de acordo com os locais nos quais se realizam a operação ou segundo a segmentação de mercado. A principal vantagem é que tal departamentalização permite a adaptação às condições e necessidades da região em que está situada.

Departamentalização por Produto: O agrupamento é feito a partir de cada linha de produto ou serviço, suas unidades ficam sob a direção de um administrador especialista. A principal vantagem é administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço, o que facilita a coordenação interdepartamental.

Departamentalização por Processo: O agrupamento é feito a partir da utilização dos principais processos da organização que demandam qualificações específicas. As principais vantagens são que essa departamentalização extrai vantagens econômicas oferecidas pela natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco para o agrupamento de unidades e posições.

DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS: ESTRUTURAL E CONTEXTUAL

De acordo com Richard Daft (2002) existem dois tipos de dimensões organizacionais: estrutural e contextual. A dimensão estrutural descreve as características internas de uma organização, além de criar uma base para mensurar e comparar as organizações. Já a contextual se caracteriza a organização como um todo, descrevendo o ambiente organizacional que influencia e forma as divisões estruturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com