TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNCIONO GRAMA

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  20.656 Palavras (83 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 83

FUNCIONOGRAMA


  1. DEFINIÇÃO DE AUTORIDADES, COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES:

FUNÇÃO

NÍVEL DE AUTORIDADE

COMPETÊNCIAS

ATRIBUIÇÕES

Escolaridade

(nível)

Conhecimentos/ Habilidades/ Atitude

SECRETÁRIO DE ESTADO

Representar o governador quando requisitado; autorizar/deliberar acerca dos atos oficiais de competência desta SEPLAG;

Superior completo

Experiência em gestão organizacional; capacidade de articulação, Foco em resultados, liderança, facilidade de comunicação e visão sistêmica.

Assessorar o Governador do Estado nos assuntos relacionados à sua área de atuação; Planejar, propor, fomentar e executar a política de desenvolvimento e coordenar as ações de elaboração dos instrumentos do planejamento (PPA, LDO e LOA) e, as ações de elaboração, execução, controle e acompanhamento do orçamento geral do Estado; Formular, implementar e avaliar políticas, planos e programas relacionadas ao desenvolvimento de Alagoas, a modernização da gestão administrativa e patrimonial e ao atendimento ao cidadão;  Definir, coordenar, implementar e avaliar políticas de gestão de pessoas relacionadas a provimento de cargos, carreiras, capacitação, desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho no âmbito do Poder Executivo.

CHEFE DE GABINETE

Representar o Secretário em reuniões e eventos oficiais; aprovar redação de documentos oficiais; responder pela SEPLAG na ausência dos secretários executivos.

Superior completo

Noções jurídicas, de planejamento e gestão pública, Modelo de Excelência da Gestão
Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa.

Prestar assistência direta ao Secretário da pasta no desempenho de suas atribuições e compromissos; Responder pela gestão interna do Gabinete do Secretário, garantindo a infraestrutura necessária para o seu funcionamento; Articular-se com as unidades da Secretaria e com os demais órgãos e entidades da Administração Pública; Planejar as viagens do Secretário; Receber e analisar as solicitações de audiências, bem como as propostas de eventos apresentadas por órgãos públicos ou entidades da sociedade civil que demandem a presença do Secretário ou de algum servidor da Secretaria; Elaborar, coordenar e garantir a execução da agenda do Secretário em consonância com as metas e prioridades do governo; Coordenar o recebimento, a resposta e a distribuição das correspondências oficiais dirigidas a esta Secretaria; Analisar despachos interlocutórios em processos cuja decisão caiba ao Secretário, bem como proferir despachos de mero encaminhamento, quando estes forem de sua competência.

ASSESSOR DO GABINETE I

Assessorar o Secretário em reuniões e eventos oficiais; Propor melhorias nos processos.

Superior completo

Noções jurídicas, de planejamento e gestão pública,
Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa.

Coordenar o Espaço Servidor, garantindo a infraestrutura necessária para o seu funcionamento; Prestar assistência direta ao Secretário e Secretários Executivos; Atendimento a clientes externos.

ASSESSOR DE GABINETE II

Propor melhoria dos processos.

Médio

Noções de Redação Oficial e Informática, Modelo de Excelência da Gestão
Capacidade de articulação, habilidade no trato com pessoas, pontualidade, iniciativa.

Assessorar diretamente a Chefe de Gabinete; Auxiliar no andamento das atividades e funcionamento do Gabinete do Secretário; Auxiliar na elaboração e adequação dos Ofícios expedidos pelo gabinete em consonância com o Manual da Presidência da República; Realizar a abordagem e triagem do público interno e externo; Despachar processos administrativos; Assessorar o Secretário e a Chefe de Gabinete nas reuniões, bem como confeccionar a Pauta e imprimir a Lista de Presença; Providenciar o processo de Solicitação de Passagem aérea para o Secretário e Diárias; Realizar a prestação de Contas de Passagens aéreas referente às viagens do Secretário e das Diárias utilizadas pelo Secretário; Realizar o atendimento telefônico do Gabinete da Secretaria, e exercer outras atividades correlatas.

ASSESSOR TÉCNICO DO GABINETE

Propor melhorias nos processos relacionados ao Gabinete do Secretário no âmbito de sua competência.

Médio

Trabalho em equipe, fácil comunicação, iniciativa e foco em resultados, Modelo de Excelência da Gestão, Redação Oficial e Informática.

Assistir à Alta Direção e a Chefia de Gabinete no desempenho de suas funções, controle, análise e triagem dos processos administrativos, organização e expedição das correspondências em atendimento à demanda existente. Elaboração, controle e publicação dos atos oficiais no site da Imprensa Oficial do Estado de Alagoas.

SUPERVISOR DA ASSESSORIA TÉCNICA DO GABINETE

Propor melhorias nos processos relacionados ao Gabinete do Secretário no âmbito de sua competência.

Médio

Trabalho em equipe, fácil comunicação, iniciativa e foco em resultados, Modelo de Excelência da Gestão, Redação Oficial e Informática; Liderança; Noções jurídicas.

Assistir à Alta Direção e a Chefia de Gabinete no desempenho de suas funções, coordenação do fluxo processual da Assessoria Técnica do Gabinete do Secretário e organização das correspondências em atendimento à demanda existente. Elaboração, controle e publicação dos atos oficiais no site da Imprensa Oficial do Estado de Alagoas.

GARÇOM

Propor melhorias nos processos.

Fundamental

Noções de atendimento ao público; Bom Relacionamento Interpessoal.

Realizar o atendimento de garçom em todas as atividades inerentes ao funcionamento do Gabinete do Secretário.

ASSESSOR ESPECIAL DE RELAÇÕES SINDICAIS

Assessorar o Secretário junto aos sindicatos

Superior Completo

Bom relacionamento interpessoal, poder de negociação e conciliação, Noções de direito administrativo, estatutos, convenções coletivas e códigos de ética;

Assessorar o Secretário da pasta na articulação junto às categorias sindicais e na geração de informações e relatórios de subsídios; Analisar processos administrativos; Participar das mesas de negociação; Acompanhar publicações de matérias atinentes a sua área de atuação e dar os encaminhamentos necessários; e Exercer outras atribuições correlatas.

ASSESSOR EXECUTIVO DA TRANSPARÊNCIA

Assessorar e representar o Secretário em matérias pertinentes à área; Propor melhorias nos processos.

Superior ou comprovada experiência

Legislação pertinente; Políticas Públicas de Transparência; Ética; Foco em Resultados; Articulação; Proatividade.

Estabelecer estratégias facilitadoras de integração para as ações pertinentes às linhas de Gestão Estratégica, Gestão de Estado e Gestão Finalística, com objetivo de estabelecer o controle interno; Instituir mecanismos de auditoria interna, sob a coordenação da Controladoria Geral do Estado; Atendimento ao público externo sobre as demandas da Lei de Acesso à Informação; Monitorar e avaliar a aplicação das Políticas Públicas de Transparência e exercer atividades correlatas. Coordenar as ações referentes à Lei de Acesso à Informação – LAI.

ASSESSOR TÉCNICO DE TRANSPARÊNCIA

Propor melhorias nos processos

Médio

Relacionamento Interpessoal; Redação Oficial;

Auxiliar o Assessor de Transparência nas atividades correlatas; Participar das reuniões do comitê da LAI; Elaboração de relatórios e expedientes oficiais; Atendimento ao público.

ASSESSOR DE GOVERNANÇA

Propor e implementar melhorias nos processos nos quais está envolvido.

Superior Completo

Articulação, Bom relacionamento interpessoal, Proatividade, Pontualidade, e Foco em Resultados.

Articular a instituição com a Governança do Estado e seu sistema de gestão; propor, realizar e promover reuniões, encontros e estratégias dos modelos de governança; subsidiar o Gestor do órgão com as informações acerca das ações estratégicas da SEPLAG; encaminhar as evidências que comprovem a realização das ações da instituição e informar sobre o cumprimento dos prazos; elaborar documentos, relatórios e gráficos para avaliação do cumprimento das metas estabelecidas pelo Chefe do Executivo no Plano Anual de Trabalho.

ASSISTENTE DE GOVERNANÇA

Propor melhorias nos processos.

Superior Completo

Articulação, Bom relacionamento interpessoal, Foco e Rotinas Administrativas.

Auxiliar o Assessor de Governança nas atividades de monitoramentos das Ações Estratégicas; articular com a Governança do Estado; Auxiliar nas reuniões; Encaminhar as evidências do planejamento estratégico para a equipe de Governança Coorporativa; Apoiar na elaboração documentos, relatórios e gráficos; Atualizar as ferramentas de monitoramento.

COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO

Representar o Secretário em reuniões relacionadas à comunicação em reuniões externas, e assinar memorandos.

Superior completo

Liderança, facilidade na comunicação, articulação, disciplina, trabalho em equipe.

Coordenar as atividades da ASCOM, assessorar e escrever os discursos do Secretário, estabelecer e manter contatos com a imprensa, editar os textos, planejar projetos de comunicação interna e externa, propor e supervisionar as ações de publicidade e propaganda, bem como eventos e promoções para divulgação das atividades institucionais, realizar cerimonial e protocolo dos eventos da Seplag.

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO

Responder pela ASCOM na ausência do Coordenador de Comunicação; propor melhorias de processos; aprovar instruções de trabalho; assinar pareceres técnicos e C.I.s.

Superior completo

Conhecimento em técnica de textos jornalísticos e redação institucional; aptidão no uso e na compreensão da linguagem e técnicas discursivas e narrativas; domínio da língua portuguesa.

Revisar e editar toda a produção jornalística e em especial os textos produzidos pelos estagiários; captar junto aos gestores as ações que dão visibilidade à Seplag, incluir ou retirar material institucional do site da Seplag e demais mídias, redigir e editar textos, acompanhar o Secretário e gestores em entrevistas, fazer clippagem diária, atualizar o quadro de comunicação interna.

DESIGN GRÁFICO

Propor melhorias nos processos.

Médio

Criatividade; Visão abrangente de conteúdos relacionados à arte e design; Competência técnica nos programas da Adobe Creative Cloud; Proatividade.

Auxiliar o Coordenador de Comunicação nas matérias pertinentes; Desenvolver peças gráficas para comunicação interna e externa da Secretaria;

COORDENADOR

JURÍDICO

Representar o Secretário e Secretários Executivos, propor melhorias no processo e assinar memorandos e outros documentos.

Superior

 Completo

Conhecimento técnico e experiência na área jurídica. Noções de gestão Pública. Visão Sistêmica, liderança, iniciativa, articulação e comunicação acessível.    

Coordenar todas as ações praticadas pela Assessoria Especial; Assessorar o Secretário na elaboração e produção de atos jurídicos estratégicos; apresentar relatórios, notas técnicas, estudos e pesquisas, em sua área de competência; Assessorar diretamente o Secretário, os Secretários Executivos e demais unidades da Secretaria em assuntos jurídicos; Promover o exame prévio de atos normativos, assim como, elaborar e formalizar termos, minutas, contratos, convênios, apostilamentos, aditivos, ajustes e instrumentos congêneres inerentes às atividades da Secretaria; Orientar, analisar e exarar manifestações e informações sobre os assuntos de interesse da Secretaria que forem submetidos à sua apreciação; Emitir parecer técnico sobre assuntos afetos aos interesses da Secretaria; Acompanhar a execução de expedientes diligenciados aos diversos órgãos e entidades internas e externas à Secretaria e atuar junto à PGE e outros órgãos externos; Colher informações para instruir resposta a mandados de segurança contra atos praticados por autoridades desta Secretaria, relativos a servidores, para que a PGE elabore a resposta; e exercer outras atribuições correlatas.

ASSESSOR ESPECIAL

JURÍDICO I

Representar o Secretário e Secretários Executivos, propor melhorias no processo e assinar memorandos e outros documentos.

Superior

Completo

Conhecimento técnico e experiência na área jurídica. Noções de gestão pública. Visão Sistêmica, iniciativa, articulação e comunicação acessível.

Apresentar relatórios, notas técnicas, estudos e pesquisas, em sua área de competência; Assessorar diretamente o Secretário, os Secretários Executivos e demais unidades da Secretaria em assuntos, programas e projetos de interesse da mesma; Promover o exame prévio de atos normativos, inerentes às atividades da Secretaria; Orientar, analisar e exarar manifestações e informações sobre os assuntos de interesse da Secretaria que forem submetidos à sua apreciação; Acompanhar a execução de expedientes diligenciados aos diversos órgãos e entidades internas e externas à Secretaria; Elaborar estudos, pesquisas e relatórios periódicos de suas atividades; e exercer outras atribuições correlatas; Elaborar e revisar os textos normativos dos Planos Plurianuais e das leis orçamentárias LDO, LOA e créditos adicionais.

ASSESSOR

ESPECIAL

 JURÍDICO II

Propor melhorias no processo e assinar memorandos e outros documentos.

Superior

 Completo

Conhecimento técnico e experiência na área jurídica. Noções de gestão Pública. Visão sistêmica, iniciativa, articulação e comunicação acessível.      

Auxiliar o Coordenador Jurídico na elaboração e produção de atos jurídicos estratégicos; e apresentar relatórios, notas técnicas, estudos e pesquisas, em sua área de competência; Assistir o Coordenador Jurídico no assessoramento direto ao Secretário e Secretários Executivos e demais unidades da Secretaria em assuntos, programas e projetos de interesse da mesma; Promover o exame prévio de atos normativos, assim como, elaborar e formalizar termos, minutas, contratos, convênios, apostilamentos, aditivos, ajustes e instrumentos congêneres inerentes às atividades da Secretaria; Orientar, analisar e exarar manifestações e informações sobre os assuntos de interesse da Secretaria que forem submetidos à sua apreciação; Emitir parecer técnico sobre assuntos afetos aos interesses da Secretaria; Acompanhar a execução de expedientes diligenciados aos diversos órgãos e entidades internas e externas à Secretaria e atuar junto à PGE e outros órgãos externos; Colher informações para instruir  resposta a mandados de segurança contra atos praticados por autoridades desta Secretaria, relativos a servidores, para que a PGE elabore a resposta; e exercer outras atribuições correlatas.

SECRETÁRIO EXECUTIVO

DE GESTÃO INTERNA

Representar o Secretário, propor melhorias no processo e assinar memorandos e outros documentos.

Superior completo

Experiência em gestão organizacional; capacidade de articulação, Foco em resultados, liderança, facilidade de comunicação e visão sistêmica; MEG.

Participar da elaboração e acompanhar a execução do planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio-SEPLAG; Assessorar o Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio nas questões relacionadas à sua área de atuação; Propor soluções para os conflitos internos dos servidores e desta Seplag; Garantir o bom funcionamento dos setores – meio da Seplag, Superintendência de Atendimento ao Cidadão e Superintendência de Modernização e Gestão da Qualidade; e Exercer outras atribuições correlatas.  

SECRETÁRIO EXECUTIVO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Representar o Secretário e Secretários Executivos, propor melhorias no processo e assinar memorandos e outros documentos.

Superior completo

Experiência em gestão organizacional; Conhecimento em planejamento e orçamento, capacidade de articulação, Foco em resultados, liderança, facilidade de comunicação e visão sistêmica; MEG.

Supervisionar as atribuições dos líderes dos processos responsáveis pelas ações executivas da área fim e estabelecer metas de controle de eficiência e eficácia dos serviços executados; Assessorar o Secretário nos assuntos relacionados com a área de atuação da SEPG; Apoiar o Secretário na organização e condução do planejamento estratégico anual da SEPLAG e de suas unidades; Coordenar os processos de elaboração dos Projetos de Lei do Plano Plurianual-PLPPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias – PLDO e da Lei Orçamentária Anual – PLOA, compatibilizando as previsões das despesas e das receitas governamentais, de forma a garantir o equilíbrio fiscal; Coordenar os processos de execução, acompanhamento e avaliação do Plano Plurianual-PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias–LDO e da Lei Orçamentária Anual–LOA; coordenar a definição e implementação de melhorias e modernização dos processos de Planejamento e Orçamento, bem como de sua gestão, no âmbito do Poder Executivo; Coordenar os processos de avaliação das políticas econômica e social do Estado de Alagoas, no que tange a adequabilidade das fontes de crédito e financiamento e, quanto à racionalidade dos gastos públicos com as diretrizes estratégicas e prioridades do Governo; participar junto à Secretaria de Estado da Fazenda- SEFAZ de análise e discussão tendo em doção de medidas de contingenciamento de despesas quando a atualização da receita indicar a possibilidade de comprometimento das metas fiscais; promover e coordenar a formulação, implementação, acompanhamento e avaliação das políticas de gestão e administração de pessoas e atos funcionais do Poder Executivo; acompanhar as ações de pericia médica e saúde ocupacional no âmbito do Poder Executivo Estadual; acompanhar a definição e execução das diretrizes e políticas de gestão patrimonial do Poder Executivo Estadual; autorizar despesas, nos limites de sua competência; coordenar e supervisionar as ações desenvolvidas no âmbito das superintendências sob sua responsabilidade e promover as interfaces que se fizerem necessárias junto às demais Superintendências da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão; e exercer outras atribuições correlatas.

SUPERINTENDENTE DE POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS

Representar o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão nas matérias pertinentes à área; Propor melhorias nos processos.

Superior Completo

Noções jurídicas, de planejamento e gestão pública, Liderança, articulação e Legislação específica; Políticas de cargos e carreiras.

Acompanhar as atividades da Mesa de Negociação Permanente no que tange as discussões sobre os Planos de Cargos e Carreiras do Executivo Estadual; Coordenar a operacionalização do Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional do Servidor Público; Prestar assessoramento ao Secretário de Estado e Secretário Executivo em atividades vinculadas à proposição, acompanhamento e fiscalização das Carreiras do Estado; acompanhar a produção de dados e informações estatísticas em sua área de atuação; e Exercer outras atribuições correlatas.

GERENTE DE GESTÃO DE CARGOS E CARREIRAS

Propor e implementar melhorias nos processos nos quais está envolvido.

Médio

Sistema de Eventos Funcionais, Capacidade de Articulação, Instrução processual, e rotinas administrativas.

Coordenar ações inerentes ao Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional; Dar suporte ao usuário do sistema “Publicador de Eventos Funcionais”; Orientar e Instruir os órgãos do Poder Executivo quanto o padrão de publicação de eventos funcionais; Propor melhorias e criação de novos layouts de portaria e decretos; Elaborar relatórios de execução de projetos e contratos; Participar de comissões designadas pelo Superintendente e exercer outras atividades correlatas.  

ASSESSOR TÉCNICO DE EVENTOS FUNCIONAIS

Propor melhorias nos processos.

Médio

Atendimento ao Público, Iniciativa, Organização, e Rotinas administrativas.

Assessorar nas ações inerentes ao Sistema de Gestão Digital da Vida Funcional; Elaborar relatórios e expedientes oficiais; Orientar os órgãos quanto ao padrão do sistema e executar rotinas administrativas.

ASSESSOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Representar e assessorar o Secretário e o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão nas matérias pertinentes a área; Propor melhorias dos processos

Superior Completo

Liderança; relacionamento interpessoal; proatividade; capacidade de articulação e negociação; noções de mercado financeiro, planejamento; Modelo de Excelência da Gestão

Assessorar a SEPG nos trabalhos de elaboração de Cartas-Consulta e de projetos que estruturam as propostas de captação e demais documentos e informações condicionantes ao processo de contratação da operação de crédito e outras formas de aporte, junto aos organismos financiadores nacionais e internacionais; Assessorar a SEPG, nos trabalhos de articulação e mobilização dos órgãos e setores competentes para atendimento aos requisitos legais da contratação junto ao Senado Federal e Secretaria de Assuntos Internacionais – SEAIN - do Ministério do Planejamento e Orçamento do Governo Federal e a Assembleia Legislativa Estadual; Apoiar a SEPG, SEPLAG e o Governador do Estado nos processos de gerenciamento do controle financeiro dos recursos contratados por meio das operações de crédito; Assessorar a SEPG nos processos de gerenciamento da liberação de recursos decorrentes das operações de crédito contratadas; Assessorar a SEPG os trabalhos de prestação de contas das operações de crédito realizadas.

GERENTE DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Propor melhoria nos processos de trabalho.

Médio

Modelo de Excelência da Gestão e noções de administração. Fácil comunicação, visão sistêmica, habilidade no trato com pessoas.

Coordenar as agendas de Missões, coordenar a logística de recepção de representantes das instituições, coordenar as distribuições de documentos (atas de reunião, manuais, normas, etc), Monitorar o cumprimento das ações previstas em contrato e executar outras atividades correlatas.

SUPERVISOR DE EVENTOS

Propor melhorias nos processos

Médio

Relacionamento interpessoal, Capacidade de negociação, Proatividade, Noções de redação oficial e instrução processual

Assessorar diretamente os Secretários Executivos no que for solicitado; Organizar os eventos institucionais; Análise e instrução processual; monitoramento das agendas dos Secretários Executivos.

SUPERINTENDENTE DE ORÇAMENTO PÚBLICO

Propor políticas orçamentárias; atestar informações pertinentes a SOP; representar o secretário em eventos e reuniões oficiais.

Superior completo

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM e Modelo de Excelência da Gestão Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa.

Assessorar o Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento; coordenar as ações de elaboração dos Projetos de Leis de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e Leis Orçamentárias Anuais (PLOA), e assessorar o Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio e o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão na definição de diretrizes e normas pertinentes à execução orçamentária; subsidiar os órgãos setoriais com conhecimento e orientações técnicas sobre os processos de elaboração e execução da LDO e LOA; analisar, encaminhar e supervisionar os processos de alteração orçamentária provenientes de solicitação das unidades setoriais ou em razão de qualquer outro fato superveniente que implique em alteração da LOA e apoiar as ações de modernização das técnicas e processos na área de orçamento e gestão.

GERENTE DE ORÇAMENTO

Emitir e assinar pareceres em processos; elaborar e executar procedimentos relativos a sua área; representar o superintendente em reuniões e eventos.

Médio

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM e Modelo de Excelência da Gestão
Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Gerenciar a elaboração dos projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e de Lei de Orçamento Anual – LOA, bem como suas execuções em cumprimento às determinações constitucionais; instruir, orientar e esclarecer os procedimentos técnicos aos agentes responsáveis pela elaboração do orçamento no âmbito das unidades setoriais; desenvolver estudos para o estabelecimento de critérios para definição dos tetos orçamentários; assessorar a Superintendência em assuntos orçamentários e financeiros que impliquem em tomada de decisões; acompanhar as despesas com Pessoal, subsidiar a elaboração do Decreto de Programação Financeira do Estado de Alagoas; proceder à análise das emendas do PLDO e da PLOA para posterior sanção governamental.

GERENTE DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Representar o superintendente em reuniões e eventos; propor melhorias nos processos e emitir pareceres em processos.

Médio

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM e Modelo de Excelência da Gestão Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Instruir, orientar e esclarecer os gestores e agentes responsáveis pela execução do orçamento no âmbito das unidades setoriais; acompanhar os saldos orçamentários das Unidades Orçamentárias – UOs, através de relatórios do Sistema Integrado de Administração Financeira dos Estados e Municípios - SIAFEM e do Sistema de Planejamento e Gestão - SIPLAG; manter atualizado Relatório Geral consolidado por elemento de despesa para análise comparativa (Previsto e Realizado); adotar procedimentos técnicos para viabilizar a abertura de créditos adicionais e alterações de modalidade e Plano Interno – PI; realizar cadastro institucional SIPLAG/SIAFEM.

GERENTE DE ESTUDOS E PROJEÇÕES

Emitir pareceres e representar o superintendente em assuntos de sua competência.

Médio

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM e Modelo de Excelência da Gestão. Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa.

Acompanhar a execução da Receita e da Despesa, estimar as Receitas a serem arrecadadas pelo Estado a fim de subsidiar a construção dos PLDO e Lei Orçamentária Anual - PLOA, desenvolver modelos e metodologias de estimação de receitas de monitoramento e estimação de despesas; realizar estudos do comportamento da receita e elaborar cenários futuros; executar levantamento de dados para subsidiar a elaboração dos projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA; assessorar os órgãos da administração indireta no tocante a estimação de seus recursos próprios; registrar e acompanhar convênios celebrados pela Administração Pública Estadual e assessorar o Superintendente de Orçamento e ao Secretário Executivo de Planejamento e Gestão nos assuntos pertinentes a área de atuação da Gerência.

SUPERVISOR ORÇAMENTÁRIO DA ÁREA SOCIAL E GOVERNAMENTAL

Emitir pareceres em processos e representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM e MEG.  Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Proceder junto ao gerente de orçamento a consolidação das propostas dos órgãos setoriais e dos demais poderes do Estado, executar levantamento de dados para subsidiar a elaboração do PLDO e PLOA; assessorar o gerente de orçamento na definição de procedimentos relativos à elaboração do PLOA; colaborar na elaboração de relatórios e estudos demandados na área de orçamento; prestar assessoria aos órgãos do Estado durante a elaboração do PLOA quanto da inserção de suas propostas orçamentárias no SIPLAG; emitir pareceres em processos de matéria de sua área e representar o gerente de orçamento em assuntos de sua competência.

SUPERVISOR ORÇAMENTÁRIO DA ÁREA ECONÔMICA E DE INFRAESTRUTURA

Emitir pareceres em processos e representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM e MEG. Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Proceder junto ao gerente de orçamento à consolidação das propostas dos órgãos setoriais e dos demais poderes do Estado; assessorar o gerente de orçamento na definição de procedimentos relativos à elaboração do PLDO e PLOA; assessorar o gerente na elaboração de estudos e relatórios demandados a área de atuação; prestar assessoria aos órgãos do Estado durante a elaboração do PLOA quanto da inserção de suas propostas orçamentárias no SIPLAG; viabilizar a publicação de portarias referentes à alteração de modalidade de aplicação; prestar atendimento aos órgãos do Estado, orientando e esclarecendo dúvidas, quanto a assuntos da área orçamentária; emitir pareceres em processos e representar o gerente de orçamento em assuntos de sua competência.

SUPERVISOR DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE ÁREAS ECONÔMICA, INFRAESTRUTURA E CONVÊNIOS

Emitir pareceres e representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM e MEG. Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Executar levantamento de dados para subsidiar a elaboração do PLDO e PLOA; analisar e acompanhar os contratos e convênios firmados no âmbito do Estado; analisar solicitações de créditos adicionais; acompanhar a execução orçamentária dos órgãos das áreas econômicas e infraestrutura do Estado; prestar assessoria aos órgãos do Estado durante a elaboração do PLOA quanto da inserção de suas propostas orçamentárias no SIPLAG; viabilizar a publicação de portarias referentes à alteração de modalidade de aplicação; assessorar o gerente de execução orçamentária na elaboração de estudos e relatórios demandados a área de atuação; emitir pareceres em processos e representar o gerente de execução orçamentária em assuntos de sua competência.

SUPERVISOR DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA ÁREA SOCIAL

Emitir pareceres e representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM e MEG. Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Executar levantamento de dados para subsidiar a elaboração do PLDO e PLOA; prestar assessoria jurídica em resposta a consultas das unidades e dos gestores a respeito da legislação orçamentária; analisar os processos de abertura de créditos encaminhados a Superintendência de Orçamento Público; prestar assessoria aos órgãos do Estado durante a elaboração do PLOA quanto da inserção de suas propostas orçamentárias no SIPLAG; viabilizar a publicação de portarias referentes à alteração de modalidade de aplicação; assessorar o gerente de execução orçamentária na elaboração de estudos e relatórios demandados a área de atuação e representar o gerente de execução orçamentária em assuntos de sua competência.

SUPERVISOR DE ESTUDOS E PROJEÇÕES

Emitir pareceres e representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM e MEG. Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Executar levantamento de dados para subsidiar a elaboração do PLDO e PLOA; proceder levantamento de dados para auxiliar na realização da estimativa de receita do Estado;  auxiliar o gerente de estudos e projeções no assessoramento aos órgãos da administração indireta quanto da estimação de seus recursos próprios;  auxiliar o gerente de estudos e projeções na atualização de relatórios referentes ao desempenho da arrecadação e dispêndio para análise comparativa (Previsto e Realizado);  auxiliar no monitoramento do limite de crédito na Lei Orçamentária vigente;  prestar atendimento aos órgãos do Estado quanto a assuntos da área orçamentária e  assessorar o gerente de estudos e projeções na elaboração de estudos e relatórios demandados a área de atuação.

SUPERVISOR DE ANÁLISE FINANCEIRA

Propor melhorias nos processos.

Médio

Trabalho em equipe, liderança, foco em resultados, boa comunicação e bom relacionamento interpessoal, organização e proatividade.

Executar levantamento de dados para subsidiar a elaboração do PLDO e PLOA; Proceder levantamento de dados para auxiliar na realização de estudos sobre as finanças públicas do Estado;  manter atualizado relatórios acerca das finanças públicas do Estado;  prestar assessoria aos órgãos do Estado durante a elaboração do PLOA quanto da inserção de suas propostas orçamentárias no SIPLAG;  prestar atendimento aos órgãos do Estado quanto a assuntos da área orçamentária;  emitir pareceres em processos e  representar o gerente de estudos e projeções em assuntos de sua competência.

ASSESSOR TÉCNICO DO ORCAMENTO II

Propor melhorias nos processos.

Médio

Trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal, organização e proatividade.

Assessorar a Superintendência; instruir processos; elaborar portarias, ofícios e memorandos; organizar os arquivos do setor; Atualizar Planilhas de Indicadores; Manter atualizado o Sistema Painel de Bordo; Alimentar Planilha de Controle de Processos; Acompanhar junto ao Diretor de Execução Orçamentária o limite autorizativo para concessão de créditos adicionais.

TÉCNICO DE PLANEJAMENTO

Propor melhorias nos processos

Superior completo

Legislação orçamentária e financeira. Trabalho em equipe, articulação e fácil comunicação.

Analisar e acompanhar os contratos e convênios firmados no âmbito do Estado para subsidiar a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual; analisar solicitações de créditos adicionais e acompanhar a execução orçamentária dos órgãos das áreas econômicas e infraestrutura do Estado.

GERENTE DE MONITORAMENTO DO ORÇAMENTO

Emitir pareceres e representar o superintendente em assuntos de sua competência.

Médio

Legislação orçamentária e financeira, SIPLAG, SIAFEM. Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Orientar a execução do orçamento no âmbito das unidades setoriais; monitorar os saldos orçamentários das Unidades Orçamentárias – UOs, através de relatórios do Sistema Integrado de Administração Financeira dos Estados e Municípios – SIAFEM, atualizar Relatório consolidado por categoria econômica para análise comparativa; Proceder junto ao gerente de orçamento a consolidação das propostas dos órgãos setoriais e dos demais poderes do Estado, executar levantamento de dados para subsidiar a elaboração do PLOA; assessorar na definição de procedimentos relativos à elaboração do PLOA;  colaborar na elaboração de relatórios e estudos demandados na área de orçamento;  prestar assessoria aos órgãos do Estado durante a elaboração do PLOA quanto da inserção de suas propostas orçamentárias no SIPLAG;  analisar os processos de abertura de créditos adicionais encaminhados a SOP; viabilizar a publicação de portarias referentes à alteração de modalidade de aplicação; adotar procedimentos técnicos para viabilizar a abertura de créditos adicionais e alterações de modalidade e Plano Interno – PI.

SUPERINTENDENTE DE PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Propor políticas públicas; atestar informações pertinentes ao PPA; emitir pareceres.

Superior completo

Conhecimento em Planejamento e Orçamento Público; trabalho em equipe; bom relacionamento interpessoal; liderança; saber delegar; articulação e iniciativa.

Coordenar o processo de formulação de políticas públicas, dos Planos de Governo e dos Planos Plurianuais; Coordenar, em articulação com os demais órgãos do Estado, as ações de implantação e implementação do processo de gestão das políticas e respectivos planos, programas e projetos; Formular planos e programas governamentais e apoiar a Secretaria na coordenação das atividades de planejamento e gestão das políticas públicas; Coordenar, em articulação com a SOP, o processo de alocação dos recursos orçamentários para viabilizar as ações de Governo e da programação de investimentos; Desenvolver métodos e técnicas de planejamento, normatizando e padronizando a sua aplicação nos diversos órgãos; Monitorar, acompanhar e avaliar a execução dos programas e projetos governamentais; Avaliar os resultados socioeconômicos dos Planos de Governo, dos PPAs e dos Orçamentos; Acompanhar e avaliar a política econômica e social do Estado de Alagoas, no que tange a adequabilidade das fontes de crédito e financiamento e, quanto à racionalidade dos gastos públicos com as diretrizes estratégicas e prioridades do Governo; Coordenar o processo de revisão dos Planos de Desenvolvimento e dos PPAs.

GERENTE DE PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Emitir pareceres e representar o superintendente em assuntos de sua competência.

Médio

Planejamento, desenvolvimento econômico e social, Modelo de Excelência da Gestão. Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa.

Apoiar a Superintendência nos trabalhos de coordenação da elaboração dos Planos Estaduais de desenvolvimento e de atualização e revisão dos Planos Plurianuais - PPA’s; Avaliar a execução físico-financeira das ações governamentais com vistas aos ajustes da programação e das revisões anuais, do Plano Plurianual - PPA; Apoiar os órgãos e entidades estaduais no processo de ajuste da programação anual; Elaborar análise para subsídio à definição de programas e projetos governamentais; Apoiar a Superintendência na implantação de novos métodos e técnicas de planejamento no Estado de Alagoas; Assessorar tecnicamente os órgãos e entidades estaduais na elaboração do Plano Plurianual - PPA e da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO; Apoiar a Superintendência de Orçamento na elaboração dos Projetos de Leis de Diretrizes Orçamentárias e dos Orçamentos Anuais; Elaborar Projetos de Leis relativos à criação de programas e ações não contemplados na Lei do Plano Plurianual.

SUPERVISOR DE TEMAS SOCIAIS E INSTRUMENTAIS

Emitir pareceres em processos e representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Noções de planejamento, gestão pública e redação.  Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Subsidiar na formulação de Políticas Públicas; Orientar e assessorar o planejamento setorial dos órgãos da administração pública estadual em questões sociais e institucionais; Prestar assessoramento as Secretarias Setoriais e Órgãos vinculados nos trabalhos de elaboração do Plano Plurianual ajuste de programação e revisão anuais; Apoiar a Superintendência de Orçamento na elaboração dos Projetos de Leis de Diretrizes Orçamentárias e dos Orçamentos Anuais; Contribuir para o Planejamento Social e Institucional do Estado de Alagoas; Executar outras atividades correlatas, no âmbito de sua competência.

SUPERVISOR DE TEMAS ECONÔMICOS E DE INFRAESTRUTURA

Emitir parecer em processos e representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Lei de Diretrizes Orçamentárias;

Análise e Viabilidade de Projetos Públicos

Subsidiar na formulação de Políticas Públicas; Orientar e assessorar o planejamento setorial dos órgãos da administração pública estadual em questões econômicas e de infraestrutura; Prestar assessoramento as Secretarias Setoriais e Órgãos vinculados nos trabalhos de elaboração do Plano Plurianual, ajuste de programação e revisão anuais. Apoiar a Superintendência de Orçamento na elaboração dos Projetos de Leis de Diretrizes Orçamentárias e dos Orçamentos Anuais; Contribuir para o planejamento econômico e de infraestrutura; executar outras atividades correlatas, no âmbito de sua competência.

 GERENTE DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS

Emitir pareceres e representar o superintendente em assuntos de sua competência.

Médio

Planejamento governamental, Modelo de Excelência da Gestão
Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa.

Acompanhar e avaliar a execução físico-financeira dos Planos Plurianuais e dos Programas e Projetos dos Orçamentos Anuais; Elaborar relatórios de execução físico-financeira das ações governamentais com vistas aos ajustes da programação orçamentária e das revisões anuais do Plano Plurianual -PPA; Apoiar, em parceria com a gerência de planejamento os órgãos setoriais no processo de ajuste da programação anual; Gerar subsídio para a avaliação das Políticas Públicas; Fornecer subsídios para a elaboração dos projetos de lei relativos à criação de programas e/ou ações não contemplados no Plano Plurianual, quando necessário; Fornecer subsídios a Superintendência de Orçamento na elaboração dos projetos de Lei de Diretrizes Orçamentária e do Orçamento Anual; Apoiar as Secretarias Setoriais e respectivos órgãos vinculados no processo acompanhamento do Plano Plurianual; Examinar e emitir parecer nos processos e assuntos de sua área de atuação.

SUPERVISOR DE MONITORAMENTO

Emitir pareceres em processos; representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Planejamento, gestão pública e redação oficial.  Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Subsidia no acompanhamento e avaliação da execução físico-financeira dos Planos Plurianuais e dos programas e projetos dos orçamentos anuais; Apoiar a Gerência na elaboração de relatórios de execução físico-financeira das ações governamentais com vistas aos ajustes da programação orçamentária e das revisões anuais do PPA; Apoiar as Secretarias Setoriais e seus Órgãos vinculados no processo de acompanhamento do Plano Plurianual em questões de monitoramento do Plano; Apoiar a Superintendência de Orçamento na elaboração dos Projetos de Leis de Diretrizes Orçamentárias e dos Orçamentos Anuais; Executar outras atividades correlatas, no âmbito de suas competências.

SUPERVISOR DE AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS

Emitir pareceres em processos; representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Planejamento, gestão pública e redação oficial.  Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Subsidia no acompanhamento e avaliação da execução físico-financeira dos Planos Plurianuais e dos programas e projetos dos orçamentos anuais; Apoiar a Gerência na elaboração de relatórios de execução físico-financeira das ações governamentais com vistas aos ajustes da programação orçamentária, revisões anuais e avaliação do PPA; Apoiar as Secretarias Setoriais e seus Órgãos vinculados no processo de acompanhamento do Plano Plurianual em questões de monitoramento e avaliação dos Planos; Apoiar a Superintendência de Orçamento na elaboração dos Projetos de Leis de Diretrizes Orçamentárias e dos Orçamentos Anuais; Executar outras atividades correlatas, no âmbito de suas competências.

TÉCNICO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Emitir pareceres e representar o superintendente em assuntos de sua competência.

Superior Completo

Conjuntura econômica, em projetos econômicos, em políticas públicas, além de possuir bom relacionamento interpessoal.

Subsidia no acompanhamento e avaliação da execução físico-financeira dos Planos Plurianuais e dos programas e projetos dos orçamentos anuais; Apoiar a Gerência na elaboração de relatórios de execução físico-financeira das ações governamentais com vistas aos ajustes da programação orçamentária e das revisões anuais do PPA; Apoiar as Secretarias Setoriais e seus Órgãos vinculados no processo de acompanhamento do Plano Plurianual; Executar outras atividades correlatas, no âmbito de suas competências.

APOIO TÉCNICO EM PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS

Emitir pareceres e representar o superintendente em assuntos de sua competência.

Superior Completo

Bom relacionamento interpessoal, facilidade de aprendizado.

Assessorar na elaboração, atualização e revisão dos Planos Estaduais de desenvolvimento e PPA’s; Assessorar na avaliação da execução físico-financeira das ações governamentais com vistas aos ajustes da programação e das revisões anuais do PPA; Elaborar relatórios sobre a execução físico-financeira e o alcance das metas dos programas e ações dos PPA's; Assessorar no apoio aos órgãos e entidades estaduais no processo de ajuste da programação anual; Assessorar na elaboração da análise para subsídio na definição de programas e projetos governamentais; Assessorar tecnicamente os órgãos e entidades estaduais na elaboração do PPA e no anexo de Metas e Prioridades da LDO; Auxiliar na elaboração de Projetos de Leis relativos à criação de programas e ações não contemplados na Lei do PPA; Acompanhar os indicadores do PPA.

SUPERINTENDENTE DE PRODUÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Emitir pareceres em processos;

Validar requisitos técnicos;

Validar melhorias dos processos;

Validar publicações / notas técnicas e demais estudos e análises sobre a socioeconomia Alagoana.

Superior completo

Noções de geoprocessamento, estatística, indicadores e planejamento, transparência pública e acesso a informação, Modelo de Excelência da Gestão
Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa.

Coordenar e promover a produção, atualização e análise de dados, indicadores e informações estatísticas e geoespaciais relativos ao Estado e elaboração de estudos, pesquisas, análises e publicações para subsidiar o planejamento, a gestão pública e políticas de desenvolvimento socioeconômico; Coordenar a oferta de dados e informações socioeconômicas e geoespaciais voltadas às demandas e ao subsídio, à tomada de decisão do setor público, academia, setor produtivo e imprensa; Articular e Coordenar a integração das bases de dados e informações estaduais com as infraestruturas de dados nacionais, especialmente as que são coordenadas pelo Governo Federal; Promover a atualização das bases de informações socioeconômicas e geoespaciais de responsabilidade da SEPLAG; Coordenar o desenvolvimento e aprimoramento do Portal de Serviços do Governo, articulando com outras secretarias e órgãos as atividades de atualização da base de informações deste Portal.

GERENTE DE ESTATÍSTICA E INDICADORES.

 Propor melhorias nos processos;

Coordenar o processo de publicações / notas técnicas e demais estudos e análises sobre a socioeconomia Alagoana.

Médio

Conhecimento em Economia, Estatística, indicadores, projetos e pesquisas, articulação e iniciativa.

Coordenar a atualização do banco de dados socioeconômico e demográfico do Estado em conformidade com normas e padrões técnicos; Coordenar os cálculos e estimativas do Produto Interno Bruto do Estado (PIB) e dos Municípios Alagoanos; Disponibilizar estatísticas e indicadores de interesse geral sobre o estado de Alagoas para a sociedade; Coordenar a elaboração de publicações que organizem e disseminem a oferta de dados estatísticos e indicadores; Coordenar as atividades técnicas de estatística, agregados econômicos, estudos, análises e pesquisas; Coordenar e articular a elaboração de diagnósticos, estudos e pesquisas sobre a realidade social e econômica de Alagoas e seus municípios; Acompanhar a dinâmica da socioeconômica estadual para subsidiar a elaboração dos agregados econômicos do estado.

SUPERVISOR DE ESTATÍSTICA

Propor melhorias nos processos e representar o gerente de estatística em assuntos de sua competência.

Médio

Conhecimento em Economia, Estatística indicadores, Modelo de Excelência da Gestão Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Coletar, tabular e sistematizar dados estatísticos (primários e secundários) para atender às demandas de informações; Organizar e validar, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, os dados primários para o cálculo do Produto Interno Bruto do Estado (PIB) e dos Municípios Alagoanos; Organizar e manter atualizado o banco de dados de informações socioeconômicas e demográficas do Estado; Executar outras atividades correlatas, no âmbito de sua competência.

SUPERVISOR DE AGREGADOS ECONÔMICOS

Propor melhorias nos processos e representar o gerente de estatística em assuntos de sua competência.

Médio

Conhecimento em Economia, Estatística, indicadores, Modelo de Excelência da Gestão Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Selecionar e validar dados e indicadores para os agregados econômicos; Realizar cálculos e estimativas de agregados econômicos do Estado conforme as metodologias estabelecidas pelo IBGE e o Sistema Estatístico Nacional;

Analisar e avaliar os resultados dos agregados econômicos, em especial o Produto Interno Bruto do Estado (PIB) e dos Municípios Alagoanos; Subsidiar a divulgação dos agregados econômicos aos meios de comunicação do Estado e mídia local; Acompanhar o comportamento dos setores produtivos da economia estadual para subsidiar a elaboração e entender o comportamento dos agregados econômicos estadual e municipal; Executar outras atividades correlatas, no âmbito de sua competência.

SUPERVISOR DE ESTUDOS E ANÁLISES

Propor melhorias nos processos e representar o diretor em assuntos de sua competência.

Médio

Conhecimento em estatística, indicadores e MEG. Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Planejar, sistematizar e coordenar o levantamento de dados primários sobre a socioeconômica, especialmente para a pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor - IPC e cesta básica de Maceió;  Supervisionar a transformação dos dados primários em índices e informações econômicas;  Elaborar Notas técnicas que versem sobre temas relacionados à socioeconômica estadual; Apoiar o desenvolvimento de pesquisas socioeconômicas em nível municipal; Executar outras atividades correlatas, no âmbito de sua competência.

ECONOMISTA

Propor melhorias nos processos

Superior Completo

Conhecimento em economia, MEG e trabalho em equipe.

Auxiliar na confecção de notas técnicas sobre a temática de comércio, participar das discussões no momento de finalização da publicação contas regionais Alagoas.

PESQUISADOR DO IPC

Propor melhorias nos processos

Médio

Facilidade de comunicação, bom relacionamento interpessoal, noções de cálculo.

Pesquisar preços de alimentação, despesas pessoais, saúde, educação, comunicação, habitação, artigos de residência, transporte e vestuário; calcular as médias de preços e da porcentagem de aumento de preço em relação ao mês anterior; alimentação do sistema do IPC; conferência dos resultados para publicação.

GERENTE DE GEOPROCESSAMENTO

Propor melhorias nos processos e emitir pareceres em processos.

Coordenar o processo de publicações / notas técnicas e demais estudos e análises sobre a dinâmica geoespacial alagoana.

Médio

Conhecimento em

Gerenciamento de projetos, geoprocessamento e gerenciamento de banco de dados, noções de cartografia,
Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa.

Coordenar as supervisões de dados e análises geográficas, de tecnologias e aplicações, de processos e gestão da informação; Coordenar levantamentos relativos à produção de informações geoespaciais; Coordenar a elaboração de projetos de cartografia temática e sistemática do estado de Alagoas; Coordenar a manutenção e atualização do Alagoas em Dados e Informações; Coordenar a atualização do banco de dados geoespacial do Estado em conformidade com normas e padrões técnicos; Coordenar a elaboração de publicações que organizem e disseminem a oferta de dados geoespaciais; Promover a operacionalização de técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e cartografia; Coordenar o nó central do Estado de Alagoas na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE; Coordenar as atividades técnicas de produção, gestão e análise de dados geoespaciais e aplicações tecnológicas para o ciclo de produção da informação; Coordenar a execução de serviços de georeferenciamento de informações definidas como de interesse ao planejamento, monitoramento e gestão das ações de governo;

SUPERVISOR DE DADOS E ANÁLISE GEOGRÁFICA

Assessorar o Gerente de Geoprocessamento em assuntos de sua competência e propor melhorias dos processos.

Médio

Conhecimento em

Geoprocessamento, Linux, MGO, MGC. Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Elaborar mapas temáticos sobre diversos fenômenos pertinentes ao estado de Alagoas, especialmente relacionados a divisão político-administrativa; Organizar e manter banco de dados e informações geoespaciais pertinentes ao estado de Alagoas; Coletar, tabular e sistematizar dados geoespaciais (primários e secundários) para atender às demandas de informações; Elaborar georeferenciamento de pontos de interesse para o estado de Alagoas; Articular a disseminação do conhecimento sobre geotecnologias; Organizar e validar os dados publicados na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE; Incorporar e manter indicadores sociais, demográficos, econômicos e socioambientais geograficamente identificados; Promover a execução de serviços de georeferenciamento de informações de interesse da SEPLAG.

SUPERVISOR DE TECNOLOGIAS E APLICAÇÕES

Assessorar o Gerente de Geoprocessamento em assuntos de sua competência e propor melhorias dos processos.

Médio

Conhecimento em

Gerenciadores de banco de dados, linguagem de programação para a WEB Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Garantir a disponibilidade e o bom funcionamento dos softwares e serviços de informação socioeconômica e geoespacial na internet, em especial o Alagoas em Dados e Informações, Sistema de Informações Municipais (dados estatísticos) e Alagoas Geográfico (dados geoespaciais); Articular, gerar e disponibilizar softwares para apoio à melhoria dos processos internos; Desenvolver, manter e implementar novas funcionalidades nos sistemas de gestão da base de dados e informações socioeconômica e geoespacial do Estado de Alagoas; Viabilizar ferramentas de controle de estatísticas de acesso, visualização e uso de dados e informações através dos sistemas utilizados pela Superintendência; Garantir a integridade, alta disponibilidade e cópias de segurança da base de dados e informações socioeconômica e geoespacial do Estado de Alagoas.

SUPERVISOR DE PROCESSOS E GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Propor melhorias dos processos.

Médio

Conhecimento em

Gestão da Informação e projetos, trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Gerenciar a atualização periódica de dados e informações do Alagoas em Dados e Informações; Avaliar e propor melhorias periódicas aos processos e ferramentas de produção da informação e do conhecimento; Realizar monitoramento dos projetos e processos de negócio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento; Executar outras atividades correlatas, no âmbito de sua competência.

APOIO TÉCNICO GEOPROCESSAMENTO

Assessorar o Gerente de Geoprocessamento em assuntos de sua competência e propor melhorias dos processos.

Médio

Conhecimento em

Geoprocessamento, MGO - PO, planejamento de projetos e portfólios, iniciativa, gestão da qualidade, fácil comunicação, análise de campo e pesquisa.

Coletar, tabular e sistematizar dados geoespaciais (primários e secundários) para atender às demandas de informação socioeconômicas; organizar e validar em parceria com a comissão de órgãos estaduais, entre ele CONCAR; os dados publicados na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE; incorporar e manter indicadores sociais, demográficos, econômicos e socioambientais geograficamente identificados; incorporar a base cartográfica no meio físico e da divisão político administrativa do Estado; elaborar documentos para a divulgação de informações geoespaciais; manter atualizados os mapas econômicos, sociais, demográficos, político-administrativo e do meio físico do Estado de Alagoas. Organizar e manter atualizado o banco de dados de informações geoespaciais do Estado; fazer o georeferenciamento do patrimônio e informações relevantes do Estado de Alagoas e desenvolver projetos junto a equipe técnica da gerência de geoprocessamento.

GERÊNCIA DO PORTAL DO GOVERNO

Assessorar o  Superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento e/ou representa-lo em reuniões e eventos; propor melhorias nos processos e emitir pareceres em processos.

Médio

Conhecimento em

Gestão da Informação, Gerenciamento de projetos, Modelo de Excelência da Gestão, Liderança Trabalho em equipe, iniciativa, articulação e fácil comunicação.

Coordenar a manutenção e atualização do Portal de Serviços de Governo; Coordenar as atividades técnicas de gestão do Portal de Serviços do Governo; Fazer articulação com as coordenações de Portais de Serviços de Governo de outras instâncias governamentais e unidades federativas para acesso às novas metodologias e técnicas desenvolvidas para a oferta de serviços de governo à sociedade; Promover articulação com as instituições públicas estaduais, e outras instâncias governamentais quando necessário, para estimular a ampliação e atualização das informações e de funcionalidades disponibilizadas no Portal de Serviços de Governo; Articular a integração do Portal de Serviços de Governo com outros softwares e sistemas utilizados pela administração pública estadual visando à melhoria da oferta destes serviços; Acompanhar as estatísticas de acesso aos serviços de Governo e do atendimento às demandas da sociedade para subsidiar as instituições públicas estaduais quanto à melhoria da oferta destes serviços; e Executar outras atividades correlatas, no âmbito da sua competência.

ASSESSORIA TÉCNICA DE GESTÃO DO PORTAL DO GOVERNO

Assessorar o Gerente do Portal do Governo em assuntos afins.

Médio

Conhecimento em

Gestão da Informação, Gerenciamento de projetos, trabalho em equipe, articulação e boa comunicação.

Gerenciar e Promover a atualização periódica dos dados e informações do Portal de Serviços do Governo; Avaliar e propor melhorias periódicas aos processos e ferramentas do Portal de Serviços do Governo; Propor instrumentos de avaliação da qualidade das informações disponibilizadas no Portal de Serviços do Governo; Propor instrumentos de avaliação da qualidade do atendimento às demandas da sociedade através do Portal de Serviços do Governo; Executar outras atividades correlatas, no âmbito da sua competência.

SECRETÁRIA

Propor melhoria dos processos

Médio

Habilidade no trato com pessoas, facilidade de comunicação, Modelo de Excelência da Gestão.

Cordialidade.

Receber e expedir processo, alimentar o sistema INTEGRA com os processos recebidos e expedidos, digitação de ofícios, memorandos, dentre outros, solicitação de material de expediente em geral, como: copos, água, papel para impressora, tonners, cartucho e outros, etiquetar e ajustar pastas Box, pastas az, arquivar toda documentação do setor.

APOIO ADMINISTRATIVO

Propor melhorias nos processos

Médio

Habilidade no trato com pessoas, facilidade de comunicação, Cordialidade.

Desenvolver atividades de apoio administrativo em geral, como a organização de informações, instrução e tramitação de processos, distribuição de publicações e demais informações socioeconômicas e geoespaciais, dentre outras.

SUPERINTENDENTE DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

Representar e assessorar o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão nas matérias pertinentes a área; Propor melhorias dos processos.

Superior completo

Modelo de Excelência da Gestão; Legislação específica;  Capacidade de articular; Sistema de Folha de Pagamento; Exação de Cálculos; Instrução Processual; Liderança e Visão Sistêmica.

Promover  o acompanhamento e controle da folha de pagamento, quanto as variações financeira e o  contingente de pessoal; Promover a compatibilização das diversas legislações sobre pessoal, propor normas relacionadas a procedimentos administrativos e acompanhar sua implementação nos diversos órgãos da Administração Pública Estadual; Coordenar e orientar ações de análise, operação e instrução processual e de procedimentos jurídicos e administrativos da folha de pagamento; Instruir processos relativos a direitos e deveres dos servidores ativos, aposentados, pensionistas, emitindo pronunciamento preliminar; Propor medidas para assegurar a qualidade, atualização e confiabilidade dos cadastros funcionais dos servidores dos órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado de Alagoas, bem como o acompanhamento, controle e execução destas atividades;  Promover a realização de estudos e pesquisas relativos à política salarial e a despesa de pessoal, seu comportamento e variáveis vinculadas no âmbito da Administração Pública Estadual; Exercer outras atividades correlatas.

GERENTE DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE PESSOAL

Propor melhoria nos processos, emitir pareceres em processo.  

Médio

Noções de redação oficial, Noções de legislação e estatutos específicos do servidor,
Trabalho em equipe, Liderança, Proatividade e foco em resultados.

Gerenciar os procedimentos relativos à emissão de Certidão de Tempo de Serviço, aposentadoria e abono de permanência, bem como a averbação e desaverbação de tempo de serviço; Acompanhar e gerenciar a concessão de licenças, de progressão funcional, de exoneração, de quinquênios, bem como de atividades relacionadas a assentamentos funcionais dos servidores da Administração Pública Estadual; Gerenciar os processos de controle da requisição, cessão, remoção e movimentação interna dos servidores da Secretaria; Gerenciar e orientar os processos de registro de dependentes de servidores ativos e comissionados para fins de imposto de renda, reconhecimento de direitos e concessão de benefícios; Gerenciar e orientar os procedimentos de registro e guarda de declarações de bens e rendas apresentadas pelos servidores ativos e comissionados; Assessorar o Superintendente em questões relacionadas à sua área de atuação; e exercer outras atribuições correlatas.

SUPERVISOR DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE PESSOAL

Propor melhoria nos processos, emitir pareceres em processo.  

Médio

Noções de redação oficial, Noções de legislação e estatutos específicos do servidor,
Trabalho em equipe, Liderança, Proatividade e foco em resultados.

Instruir procedimentos relativos à progressão funcional e promoção de servidores, elaborar os respectivos atos, acompanhar as publicações, efetuar os registros no sistema informatizado; aplicar as orientações da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio sobre normas de pessoal ativo, aposentados, pensionistas e estagiários; analisar, instruir e acompanhar o cumprimento de decisões relativas à pessoal, proferidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas; Efetuar registro de dependentes de servidores ativos e comissionados para fins de imposto de renda, reconhecimento de direitos e concessão de benefícios; Assessorar o Gerente em questões relacionadas à sua área de atuação; e exercer outras atribuições correlatas.

APOIO ADMINISTRATIVO DA GNPP

Propor melhoria nos processos.

Médio

Noções de redação oficial, trabalho em equipe, Bom relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente externo e interno.

Analisar e Instruir processos e emitir certidões e documentos comprobatórios relacionados à vida funcional do servidor público; Preparar boletins informativos; Atender o público e prestar informações; Atualizar cadastros, fichários e arquivos; Exercer atribuições correlatas.

GERENTE DE OPERAÇÃO E PROCESSAMENTO DA FOLHA DE PAGAMENTO

Representar o superintendente em reuniões e eventos; propor melhorias nos processos e emitir pareceres em processos.

Médio

Gerenciamento do Sistema de Folha de Pagamento, Noções de Impactos Financeiros, Cálculos Trabalhistas, Controladoria e Auditoria, boa Articulação e Noções de Leis específicas.

Acompanhar, Implantar e Realinhar as movimentações no Sistema de Folha de Pagamento; Elaborar os Impactos Financeiros; Implantar aumentos nas bases do sistema; Assistir e acompanhar as movimentações realizadas pelos órgãos no sistema; Atualizar os relatórios mensais e anuais: SISOB, LAI, SIPREV, CEF, DIPR, SEFIP, IR E RAIS; Gerenciar os módulos de Eventos Funcionais, Perícia Oficial e Consignação; Elaborar relatórios mensais e suplementares para Sefaz e Al Previdência; Realizar Auditoria e Controle das implantações e exonerações; Realizar análise processual; Realizar a manutenção das regras de Negócio do cálculo da Folha de Pagamento; Gerir o acesso de todos os usuários no sistema e nos serviços da WebService e do Portal do Servidor.

SUPERVISOR DE OPERAÇÃO E PROCESSAMENTO DA FOLHA DE PAGAMENTO

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos;

Médio

Exação de Cálculos, Auditoria e Controle da Folha, Noções de Leis específicas, Elaboração de relatórios, Foco, Noções do Sistema da Folha e iniciativa.

Instruir e Analisar processos; Realizar suporte no controle da LRF e ao Portal do Servidor; Elaborar Cálculos na folha de pagamento; Elaborar evolução e crescimento da folha; Assistir e controlar os RH’S e Implantações diversas.

SUPERVISOR DE ESTUDOS E PESQUISA SALARIAL.

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos.

Médio

Habilidade com o Sistema da Folha de Pagamento, Análise Processual, Impactos Financeiros, Exação de Cálculo, Foco, Auditoria e Controle, Responsabilidade e Iniciativa.

Atuar nas atividades relacionadas ao processamento, operação, estudos e pesquisas salariais da folha de pagamento; Analisar e instruir os processos de pessoal de todas as naturezas; Verificar os impactos financeiros e projeções de carreiras; Realizar reajustes lineares e evolução da folha; Transmitir créditos de pagamento para a CEF e Realizar assistência aos RH’S do Estado.

SUPERVISOR DE APOIO ÀS CONSIGNAÇÕES

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos.

Médio

Noções de Redação Oficial, Atendimento ao Público, Capacidade de Articulação, Inciativa, Análise Processual, Elaboração de expedientes oficiais.

Analisar e instruir processos administrativos e judiciais relacionados à consignação; Elaborar despachos, memorandos, relatórios; Articular junto as Instituições Financeiras, Sindicatos, Associações, Empresas Prestadoras de Serviço e Conveniadas as movimentações pertinentes à consignação.

APOIO ADMINISTRATIVO DA SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

Propor melhorias nos processos.

Médio

Rotinas Administrativas, Pacote Office, Bom relacionamento interpessoal, organização.

Orientar o público externo quanto ao status dos processos; Receber, Controlar e Tramitar os processos; Realizar triagem, classificação e distribuição dos processos; Elaborar e Controlar as planilhas de acompanhamento processual.

SUPERVISOR DE APOIO AO PROCESSAMENTO DA FOLHA DE PAGAMENTO

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos.

Médio

Noções de Leis específicas, Exação de Cálculos, Organização, Noções do Sistema da Folha, Foco e Noções de Redação Oficial.

Analisar e instruir processos; Elaborar planilhas de cálculos referente à Abono Permanência, Hora Extra, Impacto Financeiro, Mudança de Classe, Salário família, Pensão alimentícia, Diferenças de 13º salário e Férias; Realizar bloqueios de crédito e devoluções à conta Única do Estado; Verificar inconsistências de conta e Controlar e Emitir as NSAs e arquivos de crédito.

SUPERVISOR DE PROCEDIMENTOS

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos;

Médio

Noções de Leis específicas, Cálculos Trabalhistas, Noções do Sistema da Folha, Responsabilidade, Foco e Noções de Redação Oficial.

Analisar os processos da SEE, CARPH E SEPLAG/PLANEJAMENTO; Implantar diversas bases no sistema da folha; Elaborar arquivos de crédito; Elaborar folhas suplementares; Elaborar relatórios da folha mensal e folhas suplementares; Exação de Cálculos de progressão, adicional noturno, hora extra, verbas rescisórias, abono de permanência, enquadramento e mudança de letra;

SUPERVISOR DE ANÁLISE E CONTROLE DE CRÉDITO BANCÁRIO

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos;

Médio

Habilidade com o Sistema da Folha, Análise Processual, Gerenciamento do Portal do Servidor, Responsabilidade, Foco e Noções de Leis Específicas.

Analisar os processos da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiro, Perícia Oficial, Defesa Social e Seplag; Gestão do Portal do Servidor; Realizar implantações nas diversas na base do sistema da folha; Elaborar arquivos de crédito; Elaborar folhas suplementares; Conferir a folha mensal de ativos e inativos; Elaboração de relatórios para as secretarias, Elaboração de relatório para SEFAZ; Inclusão e Exclusão no Portal do Servidor e Exação de Cálculos de progressão, adicional noturno, hora extra, verbas rescisórias, abono de permanência e enquadramento.

SUPERVISOR DE INSTRUÇÃO E PROCEDIMENTOS JUDICIAIS

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos;

Médio

Habilidade com o Sistema da Folha, Análise Processual, Noções Jurídicas, Cálculos Trabalhistas, Responsabilidade, Foco e Noções de Leis Específicas.

Analisar, Implementar e instruir processos judiciais de qualquer natureza; Exação de Cálculos; Elaborar planilhas; Verificar impactos financeiros; Analisar processos administrativos de abono permanência, insalubridade, Periculosidade, Hora Extra, Quinquênio, Anuênio, Enquadramento, Progressão, Férias, Adicional agropecuário e Pensão Alimentícia.

OFICIAL DE APOIO TÉCNICO

Propor melhorias nos processos.

Médio

Análise Processual, Elaboração de expedientes oficiais, Cálculos Trabalhistas, Foco, Responsabilidade e organização.

Analisar e instruir os processos relacionados à vida funcional dos servidores dos diversos órgãos do Poder Executivo Estadual (Enquadramento, Mudança de Classe, Abono Permanência, Férias, 13º salário etc).

GERENTE DE ANÁLISE E INSTRUÇÃO PROCESSUAL DA FOLHA DE PAGAMENTO.

Representar o superintendente em reuniões e eventos; propor melhorias nos processos e emitir pareceres em processos.

Médio

Noções de Leis Específicas, Cálculos Trabalhistas, Capacidade de Articulação, Noções de Redação Oficial, Organização, e Liderança.

Analisar e instruir os processos administrativos e judiciais de todos os órgãos; Consultar as diligências; Atendimento ao Servidor Público; Conferir a exação de cálculos de progressão, adicional noturno, hora extra, verbas rescisórias, abono permanência, enquadramento, mudança de letra, adicional de insalubridade e adicional de periculosidade.

AUXILIAR DE SERVIÇOS DIVERSOS

Propor melhorias nos processos.

Ensino Fundamental

Atendimento ao Público, Iniciativa, Organização e Rotinas administrativas.

Realizar apoio administrativo; Encaminhar processos e Conferir os boletins informativos.

AGENTE ADMINISTRATIVO DA GNPP

Propor melhorias nos processos.

Médio

Análise Processual, Iniciativa, Organização e Rotinas administrativas.

Elaborar relatórios; Acompanhar legislação de pessoal; Orientar aos órgãos em assuntos relacionados à Gestão de Pessoas; Atualizar planilhas de valores das carreiras em subsídios; Participar de comissões; Preparar boletins; Secretariar reuniões e Atendimento aos Servidores Públicos.

SUPERVISOR DE ENCARGOS SOCIAIS

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos;

Médio

Análise Processual, Foco, Noções de Leis Específicas, Noções de Contribuições, Noções Judiciais, Responsabilidade e Organização.

Transmitir informações relativas à Guia de Recolhimento do FGTS e de informações à Previdência Social-GFIP; Auxiliar na operacionalização e elaboração de Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte- DIRF; Relação anual de Informações Sociais-RAIS; Arquivos digitais junto à Receita Federal; Instruir os procedimentos administrativos; Emitir relatórios mensais de recolhimento previdenciário; Analisar e retificar relatórios GFIP, RAIS, IR e Elaborar expedientes oficiais.

ASSESSOR ESPECIAL DE ENCARGOS DA FOLHA

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos;

Superior

Análise Processual, Foco, Noções de Leis Específicas, Noções de Contribuições, Noções Judiciais, Responsabilidade e Organização.

Assessorar o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão na elaboração e produção de ato administrativo ou projeto de instrumento normativo; Transmitir os arquivos gerados pela Superintendência de Administração de Pessoas para os órgãos fiscalizadores; Realizar pesquisas fiscais dos órgãos e entidades ligadas ao Executivo Estadual em âmbito Federal; Assessorar os órgãos e entidades em matéria previdenciária; Implementar e executar a produção de dados e informações estatísticas em sua área de atuação; Acompanhar o comportamento dos gastos com pessoal para gestão do cumprimentos da Lei de responsabilidade fiscal; Desenvolver outras atividades atribuídas no âmbito da competência da SEPG.

APOIO DE ATENDIEMNTO AO SERVIDOR

Propor melhorias nos processos

Médio

Atendimento ao Público; Noções sobre legislação específica; Organização; Trabalho em equipe.

Assessorar a Superintendência de Administração de Pessoas no atendimento ao público; Orientar o servidor quanto a sua situação funcional; Emitir documentos relativos a vencimentos e vida funcional; Cadastro de PIS, FGTS; Cadastro e atualização de informações dos servidores públicos no Portal do Servidor.

ASSESSOR ESPECIAL DE GESTÃO PATRIMONIAL

Propor e implementar melhorias nos processos nos quais está envolvido.

Superior Completo

Liderar Programas, capacidade de articulação, bom relacionamento interpessoal, proatividade, assertividade, pontualidade, comprometimento e foco em resultados.

Assessorar o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão em assuntos referentes ao Patrimônio Imobiliário e Mobiliário da Administração Pública Estadual; Coordenar, acompanhar e executar as diretrizes e políticas de gestão patrimonial da Administração Pública Estadual; Administrar o patrimônio mobiliário e imobiliário do Estado de Alagoas, formular e executar políticas de gestão patrimonial, embasada nos princípios que regem a Administração Pública; Supervisionar e atualizar o Cadastro do Patrimônio Estadual; Desenvolver pesquisas documentais de interesse da Administração; Propor o desenvolvimento de parcerias com órgãos ou entidades públicas ou privadas, visando à troca de informações e experiências de interesse para o desenvolvimento de suas atividades; Orientar e supervisionar o processo de tombamento dos bens integrantes do patrimônio do Estado; Supervisionar o controle das terras públicas do Estado; Supervisionar o registro de guias expedidas; Exercer outras atribuições correlatas.

GERENTE DE PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO

Propor e implementar melhorias nos processos nos quais está envolvido.

Médio

Conhecimento de sistema de patrimônio, auditoria e controle, articular, iniciativa, foco em resultados, responsabilidade e trabalho em equipe.

Coordenar e gerenciar a promoção, controle e acompanhamento das atividades de regularidade dominial dos bens imóveis do patrimônio do estado; Gerenciar e executar as atividades de registro dos imóveis próprios estaduais, solicitando averbações, retificações de áreas, imunidades tributárias, desmembramentos, ou quaisquer outras ações necessárias à regularização dominial perante os cartórios; Coordenar e gerenciar as atividades de controle, fiscalização e manutenção dos bens imóveis do estado; Manter atualizado o cadastro dos bens patrimoniais do Estado; Coordenar e gerenciar as atividades de incorporação e administração dos bens imóveis do estado;

SUPERVISOR DE REGULARIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos;

Médio

Conhecimento de sistema de patrimônio, auditoria e controle, iniciativa, foco em resultados, responsabilidade e trabalho em equipe.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência e exercer outras atividades atribuídas pelo Gerente de Patrimônio Imobiliário; Supervisionar e executar as atividades de manutenção dos registros de próprios estaduais cedidos a terceiros a qualquer título; Supervisionar e executar as atividades de registro e arquivamento das alterações introduzidas no patrimônio do estado; Apoiar o Gerente no desenvolvimento de suas atividades, quando solicitado; Exercer outras atribuições correlatas.

ASSESSOR TÉCNICO DE PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO

Propor melhorias nos processos

Médio

Conhecimento de sistema de patrimônio, auditoria e controle, iniciativa, foco em resultados, e trabalho em equipe.

Assessorar na linha de ação da Gestão Finalística; executar as ações de competência da Gerência de Patrimônio Imobiliário; Auxiliar nas atividades de controle a fiscalização e a afetação dos imóveis do estado; Auxiliar na emissão de Guias de pagamentos referentes aos terrenos foreiros: Fôros, Laudêmio e Resgate de aforamento; Assessorar o Gerente na execução de suas atividades, quando solicitado; Exercer outras atribuições correspondentes.

SUPERVISOR DE CONTROLE DE BENS IMÓVEIS E TERRENOS FOREIROS

Propor melhorias nos processos

Médio

Conhecimento de Sistema de Patrimônio, auditoria e controle, articular, iniciativa, foco em resultados, responsabilidade e trabalho em equipe.

Supervisionar e executar as atividades de controle, a fiscalização e a afetação dos imóveis do estado; Supervisionar e executar as atividades de manutenção da integridade física e documental dos imóveis do estado; Supervisionar e executar as atividades de promoção e controle, bem como a afetação e desafetação dos bens do patrimônio imobiliário indisponível; Supervisionar e executar guarda, manutenção e conservação do arquivo de plantas baixas e memoriais descritivos dos imóveis do estado; Supervisionar e executar as atividades de manutenção do cadastro de terras públicas e seus ocupantes; Exercer a fiscalização sistemática sobre os terrenos foreiros do Estado; Emitir Guias de pagamentos referentes aos terrenos foreiros: Fôros, Laudêmio e Resgate de aforamento; Manter o cadastro atualizado dos foreiros.

SUPERINTENDENTE DE PERÍCIA MÉDICA E SAÚDE OCUPACIONAL

Emitir pareceres em processos; Representar o Secretário e Secretário Executivo em assuntos de sua competência; Propor e validar melhorias dos processos;

Superior

Liderança; Foco em Resultados; Legislação Específica; Relacionamento Interpessoal; Atendimento ao Público; Delegar.

Acompanhar os trabalhos de vistorias periódicas e sistemáticas dos procedimentos médicos periciais para fins de análise da conformidade com as normas vigentes; Coordenar ações voltadas a melhoria dos serviços de Perícia Médica e Saúde Ocupacional; Acompanhar e supervisionar desenvolvimento das ações para a celeridade aos trabalhos inerentes a Pericia Médica; Desenvolver pesquisas documentais de interesse da Administração; Propor o desenvolvimento de parcerias com órgãos ou entidades públicas ou privadas, visando à troca de informações e experiências de interesse para o desenvolvimento de suas atividades; Supervisionar os registros de Pericias concedidas, bem como orientar e supervisionar o processo de Servidores Periciado do Estado; Supervisionar os trabalhos de apuração e organização das estatísticas das licenças e seus Órgãos.

SUPERVISOR

ADMINISTRATIVO DA PERÍCIA MÉDICA

Propor melhoria nos processos, emitir pareceres em processo.

Médio

Noções de redação oficial, Capacidade de articulação, noções de leis e estatutos específicos, Trabalho em equipe e bom relacionamento interpessoal.

Implementar e executar as ações de classificação, recepção e destinação de documentos; Elaborar expedientes oficiais; Elaborar resenha das licenças para publicação no DOE AL; Atender o público; Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência; e executar outras atividades correlatas.

RECEPCIONISTA DE PERÍCIA MÉDICA

Propor melhoria nos processos

Médio

Noções de redação oficial, Capacidade de articulação, noções de leis e estatutos específicos, Trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal.

Recepcionar os servidores; Conferir documentação; Elaborar boletins informativos; Receber as perícias documentais; Orientar os servidores para atendimento.

APOIO TÉCNICO DA PERÍCIA MÉDICA

Propor melhoria nos processos

Médio

Noções de redação oficial, capacidade de articulação, noções de leis e estatutos específicos, Trabalho em equipe e bom relacionamento interpessoal.

Monitorar o tempo das licenças e aposentadorias; Conferir documentos; Assessorar os médicos; Elaborar os boletins informativos e dados estatísticos e exercer outras atividades correlatas.

PERITO

Propor melhoria nos processos

Superior completo

Noções de Medicina do Trabalho; Perícia do Trabalho; Articulação; Noções de Leis e Estatutos e Atendimento ao Cliente.

Verificar a incapacidade laborativa consequente de traumas ou doenças para a concessão de benefícios por incapacidade; verificar da invalidez para a concessão de benefícios assistenciais; verificar do enquadramento da doença.

GERENTE DE PERÍCIA MÉDICA E SAÚDE OCUPACIONAL

Propor e implementar melhorias nos processos nos quais está envolvido

Médio

Legislação Específica; Atendimento ao Público; Delegar

Foco em resultados, Responsabilidade e Trabalho em equipe.

Homologar as licenças concedidas aos servidores da Administração Pública Estadual; Coordenar, organizar e participar dos serviços de junta médica ; Gerenciar  e acompanhar atividades de  atendimento ao Servidor do Estado e autorizar a concessão de licenças médicas; Coordenar e controlar as  atividades inerentes a realização de pericias Médicas domiciliares; Assessorar o Superintendente em questões relacionadas área de da Superintendência; e exercer outras atribuições correlatas.

SUPERINTENDENTE DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, FINANÇAS E CONTABILIDADE

Propor melhorias nos processos; autorizar pagamento; aprovar conciliação bancária e prestações de contas, assinar C.I.s, memorandos e ofícios para SEFAZ, aprovar instruções de trabalho.

Superior completo

Formação em Ciências Contábeis, Modelo de Excelência da Gestão.
Trabalho em equipe, liderança, e foco em resultados.

Conferir e Rubricar os empenhos em conjunto com o Secretário; Assinar as Ordens Bancárias em conjunto com o Secretário; Assinar as Atas de Aquisições – AMGESP; Assinar os formulários de Diária, Passagem e Adiantamento. Acompanhar a elaboração do PPA em conjunto com os gestores da Secretaria; Elaborar em conjunto com a equipe e gestores o Orçamento anual da Secretaria; Analisar e atualizar o Fluxo de Caixa de acordo com informações obtidas em reuniões com o Secretário, gestores ou processos em andamento; Elaborar e realizar treinamento dos seguintes assuntos; diárias, passagens, adiantamentos e suas respectivas prestações de contas, convênios e orçamento, entre outros que forem necessários para a área.  Orientar e acompanhar a depreciação dos bens; Acompanhar as auditorias da Controladoria Geral do Estado;. Elaborar Relatório Resposta em conjunto com a equipe os apontamentos realizados no Relatório de Auditoria emitido pela Controladoria Geral do Estado, justificando, explicando e propondo ações de melhorias para evitar ou sanar os apontamentos realizados; Acompanhar e controlar a Auditoria Interna dos Processos Administrativos. Acompanhar e orientar as demais atividades financeiras e contábeis. Acompanhar e orientar quanto a prestação de contas anual do Secretário da Pasta para envio à CGE e TCE; Conferir e orientar a elaboração da DIRF; Acompanhar o envio do Relatório de Diárias para a CGE. Acompanhar e controlar o preenchimento dos formulários para a Controladoria Geral do Estado.

GERENTE DE CONTABILIDADE

Propor melhoria nos processos pertinentes à área.

Superior completo em ciências contábeis

Formação em Ciências Contábeis, Modelo de Excelência da Gestão, MGA e MGF.
Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa.

Acompanhar todos os atos da gestão financeira: empenho, liquidação e pagamento; Manter os registros contábeis atualizados de forma a permitir a análise e acompanhamento; Analisar a conciliação bancaria e encaminhá-la para os órgãos competentes mensalmente; Verificar os saldos apresentados nos sistemas de controle de almoxarifado (SIPLAG) e SIAFEM; Analisar a depreciação patrimonial mensalmente; Analisar o recolhimento de tributos e demais descontos efetuados de terceiros nos processos; Manter atualizados os registros contábeis de contratos e convênios; Organizar e analisar os balancetes, balanços e outras demonstrações financeiras, orçamentárias e contábeis para envio à CGE e Tribunal de Contas do Estado mensalmente; elaboração das notas explicativas; Analisar e alimentar diariamente o fluxo de caixa; Elaborar e analisar relatório de diária e encaminhar para o órgão competente mensalmente; Conferir os processos auditados pelos servidores da área, solucionar ou recomendar a regularização da não conformidade do processo; Analisar planilhas de formação de preços referentes às prestações de serviço contínuos; Elaborar a DIRF anualmente; Conciliar as baixas de adiantamento, passagem e diária; Elaborar o relatório da inscrição de restos a pagar SEFAZ – anualmente; Regularizar pendências fiscais junto aos órgãos competentes: Federal, Municipal e Estadual, Acompanhar o GISSONLINE; Preencher e analisar os dados para levantamento de indicadores; providenciar abertura e encerramento de contas; Conferir a contabilização da folha de pagamento enviada pela SEFAZ; Acompanhar as devoluções de saldos de convênios não utilizados; Disseminar e realizar treinamento e cursos relacionados à área contábil; Desempenhar outras atividades correlatas.

GERENTE DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO,

Propor melhoria nos processos pertinentes à área.

Médio

Formação em Ciências Contábeis, Noções em administração, finanças, contabilidade e Modelo de Excelência da Gestão.
Negociação, liderança, fácil comunicação e foco em resultados.

Acompanhar todos os atos de gestão orçamentária, os quais devem ser respaldados por documentos que comprovem a operação; Assegurar a qualidade da informação na classificação contábil quanto aos processos de dotação orçamentária; Alimentar os dados nas planilhas de dotação orçamentária e do indicador de dotação orçamentária e analisa e justifica quando necessário; Analisar e elaborar o indicador de execução orçamentária mensal; Auxiliar na elaboração do orçamento anual da Secretaria; Controlar o saldo de dispensa de licitação; Analisar e elaborar o orçamento mensalmente, encaminhando a coordenadoria e aos gestores para análise e possíveis ajustes; Auxiliar na auditoria interna;   Participar das reuniões com gestores para elaboração do Planejamento. Participar de reuniões para tratar das demandas e execução orçamentária junto aos gestores. Conciliar a planilha de dotação orçamentária com os créditos orçamentários e os respectivos pagamentos. Acompanhar o percentual de execução do objeto das ações previstas no PPA. Acompanhar as informações solicitadas à SEFAZ e Superintendência de Orçamento no SIAFEM e Diário Oficial.

CONTABILISTA

Propor melhoria nos processos pertinentes à área.

Superior Completo

Formação em Ciências Contábeis. Espírito de equipe, liderança e foco nos resultados.

Conciliação dos bens entre SIAFEM X Inventário Patrimonial X Processo – SEPLAG; baixa dos bens doados/transferidos no SIAFEM – SEPLAG; baixa os bens inservíveis – SEPLAG; realização de ajuste da depreciação após conciliação de 2011 a 2014; realização da baixa ou ajuste dos bens imóveis; auditoria dos saldos mensais da conta de bens patrimoniais referente ao período de 2011 – 2014; realização de ajustes referente à Contabilização, Inventário e Depreciação; realização da depreciação de 2011 - Unidade Gestão; realização da depreciação de 2010 - Unidade Gestão; realização da depreciação de 2009 - Unidade Gestão; realizar da depreciação de 2008 - Unidade Gestão; realização da depreciação de 2007 - Unidade Gestão; realização da depreciação de 2010 - Fundo RH; realização da depreciação de 2009 - Fundo RH; realização da depreciação de 2008 - Fundo RH; realização da depreciação de 2007 - Fundo RH; realização da baixa com base no parecer da Comissão de Patrimônio de todos os bens não encontrados no Inventário Patrimonial atual – SEPLAG; e realização da depreciação dos bens restantes após a conclusão da baixa de bens não identificados no Inventário patrimonial com base no parecer da Comissão de Patrimônio - SEPLAG.

SUPERVISOR DE FINANÇAS, E SUPERVISOR DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CONTRATOS E CONVÊNIOS

Propor melhoria nos processos pertinentes à área.

Médio

Noções em administração, finanças, contabilidade e Modelo de Excelência da Gestão.
Negociação, liderança, fácil comunicação e foco em resultados.

 Empenho de despesas; Rolagem de cota a empenhar - mensalmente; Realizar a Consulta de contas contábeis do sistema SIAFEM; Elaborar de ofício de solicitação de inclusão de credor/fornecedor no sistema SIAFEM; Elaborar   ofícios para SEFAZ e outros;  Elaborar planilha de custos;  Preencher do Indicador de custo fixo e variável; Preencher o Indicador de prazo (empenho) conforme a entrada de cada processo; Preencher o Painel de Bordo com os indicadores do setor - mensalmente; Auxiliar na auditoria interna de processos; Regularizar de pendências dos processos auditados; Alimentar e acompanha o relatório de auditoria dos processos internos através de planilha e gráfico; Auxiliar a Gerente de Finanças e Contabilidade quando solicitado; Auxiliar a Superintendência de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade quando solicitado; Conciliar a Cota de Empenho. Conciliar Contas Contábeis. Elaborar a Conciliação Bancária. Auxiliar na elaboração das Demonstrações Contábeis.

SUPERVISOR

Propor melhoria nos processos pertinentes a área.

Médio

Espírito de equipe, bom relacionamento, organização e atenção.

Responsável pelo pagamento; Realiza cadastro de Fornecedor, rolagem de cota, consulta à conta contábil junto ao SIAFEM. Anexo os comprovantes bancários nos processos fazendo auditoria nos mesmos. Confere prestação de contas na NL de devolução de saldo de adiantamento e diárias. Transferência de Recursos referente à devolução de saldo de convênio da conta “C” p/ única, com ofício para Sefaz. Realiza auditoria dos processos de pagamento;

SUPERVISOR DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, FINANÇAS E CONTABILIDADE

Propor melhoria nos processos pertinentes à área.

Médio

Espírito de equipe, bom relacionamento, organização e atenção.

Contratos: Acompanhamento quanto à vigência, gestor e saldo (pagamento); Elaboração de memorandos e despachos; Convênios: Acompanhamento quanto à vigência, gestor e saldo (pagamento); Preenchimento de indicador de prestação de contas; Análise da prestação de contas da parte financeira através de pareceres Preenchimento da planilha de controle de pareceres; Emissão de Guias de Impostos referentes à retenção de Imposto de Renda e INSS; Liquidação de despesas; Consulta das contas bancárias no site da Caixa Econômica Federal; Recebimento e encaminhamento de processo no sistema INTEGRA e livro de protocolo;  Arquivo: Elaboração de capa de bloco de Contratos, Convênios e demais rubricas do financeiro referentes ao arquivo permanente; Acompanhamento do Arquivo corrente de Contratos e Convênios; Realização de auditoria de processos; Regularização de pendências dos processos auditados; Auxiliar a Gerência de Finanças e Contabilidade quando solicitado; Auxiliar a Superintendente do Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade quando solicitado.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO DA SPOF

Propor melhoria nos processos pertinentes a área.

Médio

Espírito de equipe, bom relacionamento, organização e atenção.

Digitalizar processos conforme solicitado; Protocolar processos para os setores solicitados;  Fazer capa de bloco e etiquetas para guardar os processos nas caixas; Fazer despachos quando efetuado; Pesquisar processos no SIAFEM. Buscar os processos no arquivo permanente sempre que solicitado.

AUXILIAR ADMINISTRATIVO DA SPOF

Propor melhorias nos processos.

Médio

Ágil, espírito em equipe e bom relacionamento interpessoal

Análise dos processos de prestação de contas de diárias, passagens e adiantamento para realização da baixa de responsabilidade no SIAFEM;

Alimentação na planilha de indicadores de diária, passagem e adiantamento.

Controle e solicitações das prestações de contas de diárias, passagem e adiantamento junto aos beneficiários; Entregar documentos junto a Instituição bancária, SEFAZ, CGE e Tribunal de Contas do Estado; Elaboração de despacho e ofício de processos; Recebimento e envio de documentos via sistema Integra e Livro de Protocolo; Verificação dos processos de pagamento; Conferir os processos do arquivo; Organizar os processos do financeiro da SEGESP para Arquivo.

SUPERINTENDENTE ADMINISTRATIVO

Liderar, sob a coordenação e supervisão do Secretário Executivo de Gestão Interna, as ações da gestão de Estado, no âmbito de sua competência

Superior ou comprovada experiência na área de atuação

 Lei das licitações;

ISO 9001; MEG;

Liderança; 5S;

Banco de Dados; Bom relacionamento interpessoal;

Proatividade;

Gerenciamento de conflitos;

Capacidade de lidar com problemas; Flexibilidade.

Liderar, organizar, implantar , planejar ,instruir, coordenar e promover as atividades das unidades administrativas que estão sob sua coordenação; implantar mecanismos de controle que assegurem o cumprimento das efetivas ações do Governo; auxiliar no desempenho dos gestores das ações; exercer outras atribuições correlatas.

ASSESSOR ESPECIAL DE INFRAESTRUTURA

Assessorar a Superintendência Administrativa na gestão das ações

Superior

lei das licitações; ISO 9001; MEG; Liderança; 5S; Proatividade; Gerenciamento de conflitos; Capacidade de lidar com problemas; Flexibilidade.

Assessorar tecnicamente, as ações executivas da Gestão Estratégica, de competência do órgão ou entidade ao qual se relaciona, além de exercer outras atribuições correspondentes, nas linhas de gestão, desde que requeridas pelo Gestor do órgão ou entidade ao qual esteja vinculado, implantando e monitorando ações estratégicas que visem a economicidade operacional.

GERENTE ADMINISTRATIVO

Gerenciar a execução de projetos nas ações de sua competência e realizar as atividades atribuídas pelo Superintendente Administrativo

Médio

Noções em legislação de Licitações; MEG,
ISO 9001;

Curso de Pregoeiro;

Elaboração de Projeto básico e Termo de Referência.

Bom relacionamento interpessoal;

Agilidade;

Iniciativa.

Gerenciar a execução de projetos nas ações de sua competência no âmbito da área administrativa; realizar outras atividades atribuídas pelo líder do processo da ação finalística a qual esteja vinculado e exercer outras atribuições correlatas vinculadas às áreas de protocolo, recepção, almoxarifado, manutenção, frotas e aquisição de bens, produtos e serviços.

ASSESSOR TÉCNICO DE CONTROLE DO CONSUMO INTERNO

Propor melhoria nos processos pertinentes à área.

Médio

Bom relacionamento interpessoal, Proatividade, Agilidade e Facilidade em Aprendizado.

Assessorar, tecnicamente, as ações executivas da Gestão Estratégica, de competência do órgão ou entidade ao qual se relaciona, além de exercer outras atribuições correspondentes, nas linhas de gestão, desde que requeridas pelo Gestor do órgão ou entidade ao qual esteja vinculado, implantando e monitorando ações estratégicas que visem a economicidade operacional.

SUPERVISOR DE AQUISIÇÃO

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência; desempenhar as atividades atribuídas pelo Gerente de sua área de atuação.

Médio

ISO 9001;

Elaboração de Projeto básico e Termo de Referência.

Senso de Organização;

Agilidade;

Iniciativa.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência; exercer outras atividades atribuídas pelo líder do processo da ação finalística a qual esteja vinculado e exercer outras atribuições correlatas referente as ações de aquisição de bens, produtos e serviços além, da instrução dos processos de pagamento inerentes bem como  gerir a gestão parceira com os fornecedores.

ASSESSOR TÉCNICO DA SAD

Propor melhoria nos processos pertinentes à área.

Médio

Noções em legislação de suprimentos e MEG,
articulação, ISO 9001;

Senso de Organização;

Agilidade;

Iniciativa.

Assessorar, tecnicamente, as ações executivas da Gestão Estratégica, de competência do órgão ou entidade ao qual se relaciona, além de exercer outras atribuições correspondentes, nas linhas de gestão, desde que requeridas pelo Gestor do órgão ou entidade ao qual esteja vinculado, assessorando a Supervisão no que se referir as ações de aquisição de bens, produtos e serviços além, da instrução dos processos de pagamento inerentes, bem como gerir a gestão parceira com os fornecedores

AGENTE ADMINISTRATIVO DA SAD

Propor melhoria nos processos pertinentes à área.

Médio

Conhecimento das competências e atribuições do servidor público efetivo; Bom relacionamento interpessoal;

Liderança;

Proatividade;

Receber e expedir processo, alimentar o sistema INTEGRA com os processos recebidos e expedidos, digitação de ofícios, memorandos, dentre outros, solicitação de material de expediente em geral, como: copos, água, papel para impressora, tonners, cartucho e outros, etiquetar e ajustar pastas Box, pastas az, arquivar toda documentação do setor.

SUPERVISOR DE MANUTENÇÃO PREDIAL

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência; desempenhar as atividades atribuídas pelo Gerente de sua área de atuação.

Médio

MEG; noções de administração; Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa;

Organização;

Cordialidade;

Presteza;

Trabalho em equipe.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência; exercer outras atividades atribuídas pelo líder do processo da ação finalística a qual esteja vinculado e exercer outras atribuições correlatas referente as ações de manutenção e conservação das unidades integradas da SEPLAG, primando pela funcionalidade, acessibilidade, higienização, segurança e conservação.

SUBGESTOR DE FROTAS

Propor melhoria nos processos pertinentes à área; aprovar instruções de trabalho.

Médio

Conhecimento em gestão pública; Bom relacionamento interpessoal; Liderança; Proatividade;

 Acompanhamento e gestão da frota (motoristas, combustível, rota, etc.); Monitoramento dos veículos (sistema de rastreamento); Instrução processual.

MOTORISTA

Propor melhoria dos processos

Elementar

Direção Defensiva;

Noções de Reparo;

Noções das leis de trânsito;

Cordialidade;

Discrição;

Agilidade;

Pontualidade.

Conduzir os servidores para viagens técnicas, eventos, reuniões e entrega de documentos; transportar os clientes da SEPLAG, quando necessário; abastecer o carro nos postos credenciados; fazer a manutenção dos veículos; Preencher o controle de quilometragem.

AUX. DE SERVIÇOS DIVERSOS

Propor melhoria dos processos

Elementar

Senso de descarte seletivo, higiene, ordenação.

Zelar pela limpeza e organização do refeitório; Providenciar serviços de copa: café e chá; Identificar, limpar e utilizar materiais e utensilios de forma adquada, organizando o local de trabalho;

ARTIFICE

Propor melhoria dos processos

Médio

Noções em Elétrica,

Hidráulica e construção civil. Relacionamento Interpessoal, Presteza.

Mantenção da estrutura da Unidade Planejamento;

ASSESSOR DE PROTOCOLO

Propor melhoria dos processos

Médio

Fluxo processual Operacionalização do Integra; Bom relacionamento interpessoal, organização.

Auxiliar na execução das atividades de protocolo, abrindo, tramitando e encaminhando para arquivo, processos administrativos inerentes as atividades da SECRETARIA; outras atribuições correlatas.

SUPERVISOR DE APOIO OPERACIONAL

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência e desempenhar as atividades atribuídas  pelo Gerente Administrativo

Médio

MEG; noções de administração; Liderança, articulação e iniciativa;

Organização;

Trabalho em equipe.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência; exercer outras atividades atribuídas pelo líder do processo da ação finalística a qual esteja vinculado e exercer outras atribuições correlatas referente as ações de apoio operacional na gestão  das unidades integradas: GESTÃO, EGAL; Perícia Médica e unidades de atendimento ao consumidor JÁ’S da SEPLAG, primando pela funcionalidade, acessibilidade, higienização e conservação.

ASSESSOR DE APOIO OPERACIONAL

Propor melhoria dos processos

Médio

MEG; noções de administração; Liderança, saber delegar, articulação e iniciativa;

Organização;

Cordialidade;

Presteza;

Trabalho em equipe.

Auxiliar na execução das atividades atribuídas pelo líder do processo da ação finalística a qual esteja vinculado e exercer outras atribuições correlatas referente as ações de apoio administrativo nas unidades integradas GESTÃO, EGAL; Perícia Médica e unidades de atendimento ao consumidor JÁ’S da SEPLAG, primando pela funcionalidade, acessibilidade, higienização e conservação.

SUPERVISOR DE ALMOXARIFADO

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência

Médio

Interpretação ISO 9001; Gestão de Estoques; Treinamento SIAPNET; Pacote Office; Planejamento de Compras, Liderança; Proatividade; Senso de Organização; Dinamismo;

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência; exercer outras atividades atribuídas pelo líder do processo da ação finalística a qual esteja vinculado e exercer outras atribuições correlatas referentes às ações de aquisição de produtos, responsabilizando-se pela guarda e distribuição, evitando não conformidades e desabastecimento.

ASSESSOR DE ALMOXARIFADO

Propor melhoria dos processos

Médio

Conhecimento de entrada e saída de estoques;

Atendimento ao cliente.

Cordialidade;

Senso de Organização.

Saída dos produtos em estoque; Acompanhamento das requisições; Conferência do físico; Atendimento aos clientes internos.

ASSESSOR TÉCNICO DO ALMOXARIFADO

Propor melhoria dos processos

Médio

Conhecimento de entrada e saída de estoques;

Atendimento ao cliente.

Cordialidade;

Senso de Organização.

Assessorar, tecnicamente, o Supervisor de Almoxarifado nas ações de aquisição guarda e distribuição de produtos evitando não conformidades e desabastecimento.

ASSISTENTE DE ARQUIVO

Propor melhoria dos processos

Médio

Instrução Processual, Contratos, Cordialidade;

Bom relacionamento interpessoal;

Senso de organização.

Zelar pela guarda e organização do arquivo permanente; Liberar documentos para consulta; Monitorar a devolução de documentos.

RECEPCIONISTA

Propor melhoria dos processos

Médio

Habilidade no trato com pessoas, facilidade de comunicação, Modelo de Excelência da Gestão.

Cordialidade.

Recepcionar os visitantes; encaminhar o visitante para a sala devida; realizar atendimento telefônico; manter o ambiente da recepção em ordem e silêncio; Controlar o acesso de entrada e saída de pessoas; Preencher de planilha de visitantes.

GERENTE DE GESTÃO DOCUMENTAL

Gerenciar a execução de projetos nas ações e sua competência e realizar as atividades atribuídas pelo Superintendente Administrativo

Médio

Liderança, articulação, ISO 9001;

Sistema de Indicadores;

Conhecimento do Sistema Integra; arquivo e Senso de Organização; Bom relacionamento interpessoal;

Agilidade;

Iniciativa.

Gerenciar a execução de projetos nas ações de sua competência no âmbito da área administrativa; realizar outras atividades atribuídas pelo líder do processo da ação finalística a qual esteja vinculado e exercer outras atribuições correlatas vinculadas a guarda do acervo documental do órgão, primando pela organização e acessibilidade dos documentos.

SUPERVISOR DE GESTÃO DOCUMENTAL

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência e desempenhar as atividades atribuídas  pelo Gerente Administrativo

Médio

ISO 9001; Conhecimento do Sistema Integra; arquivo e Senso de Organização; Bom relacionamento interpessoal; Agilidade;

Iniciativa.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência; exercer outras atividades atribuídas pelo líder do processo da ação finalística a qual esteja vinculado e exercer outras atribuições correlatas, assessorando a Gerência à qual está vinculada na guarda do acervo documental do órgão, primando pela organização e acessibilidade dos documentos.

ASSESSOR TÉCNICO DE PATRIMÔNIO MOBILIÁRIO

Propor melhoria dos processos

Médio

Gestão e Patrimônio Público;

Desfazimento e Depreciação Patrimonial; Senso de Organização;

Trabalho em equipe

Assessorar, tecnicamente, as ações executivas da Gestão Estratégica, de competência do órgão ou entidade ao qual se relaciona, além de exercer outras atribuições correspondentes, nas linhas de gestão, desde que requeridas pelo Gestor do órgão ou entidade ao qual esteja vinculado primando pelo eficiente controle do acervo patrimonial promovendo o tombamento dos bens móveis registrando sua lotação, movimentação e estado de conservação dos Termos de Responsabilidade de patrimônio.

SUPORTE TÉCNICO EM TI

Propor melhoria nos processos pertinentes a área; representar a área em assuntos de sua competência. Emitir parecer e relatórios no âmbito de sua competência.

Superior Completo

MS Office avançado;

Conhecimento em rede de computadores; Conhecimento em manutenção de computadores;

Prestar apoio técnico aos funcionários, abrangendo a solução de problemas de hardware e software, esclarecimento de dúvidas quanto a utilização dos equipamentos e softwares, treinamentos a usuários, atendimento diversos em solicitações de serviços da área de informática;  Manter a funcionalidade dos equipamentos de informática, realizando manutenção preventiva e/ou corretiva; Instalação e recolhimento de equipamentos de informática e audio-visuais; Prestar suporte a redes e manutenção física e lógica; Manter contato com o usuário para identificar suas reais necessidades quanto aos recursos de informática; Promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos usuários através de treinamentos e cursos; Manter a funcionalidade dos equipamentos de informática, realizando manutenção preventiva e corretiva; realizar as atividades atribuídas pelo gestor de sua área de atuação; e exercer outras atribuições correlatas.

ASSESSOR ESPECIAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Propor melhoria nos processos pertinentes a área        e        aprovar instruções        de trabalho.

Superior

Completo

HL048 – IMC Essentials for Network Administrators;

VMware vSphere: Install, Configure, Manage [V5.5];

ISO 27002 Fundamentos;

MEG;

Cobit 4.1 Fundamentos;

ITIL V3 Fundamentos;

Suporte e Gerenciamento de Redes;

Orientar as políticas e diretrizes institucionais de informatização das atividades da SEPLAG; Planejar o desenvolvimento e/ou a aquisição de sistemas ou outras soluções tecnológicas  que  proporcionem  celeridade  na  execução  das  atividades  laborais  da Seplag; Acompanhar a aquisição e a distribuição dos equipamentos de tecnologia da informação adquiridos pela Seplag; Fiscalizar a implementação da  informatização  administrativa  da  Seplag;  Planejar  a  implantação  de  ferramentas  de  tecnologia  da informação para promover a gestão da qualidade e da segurança da informação; gerenciar a execução de projetos nas ações de sua competência; gerenciar, acompanhar e avaliar resultados da área; cuidar da gestão dos colaboradores de sua equipe, no que diz respeito ao acompanhamento de suas de suas atividades e desempenho, bem como do cumprimento das normas e procedimentos da SEPLAG, em sua área de competência; exercer outras atribuições correlatas.

SUPERVISOR DE SUPORTE AO USUÁRIO (TI)

Propor melhoria nos processos pertinentes à área

Médio

Curso de Suporte em redes Windows; Assistência Técnica em Microcomputadores;

Curso Windows Server 2008; MS  Office  avançado;

Coordenar e supervisionar a equipe de suporte aos usuários e a gestão de serviços de TI, analisando e monitorando a fila de chamados referentes às atividades executadas na SEPLAG; Atuar na supervisão de atendimento ao usuário da SEPLAG, prestar suporte técnico via internet, telefone e presencial, treinando-os no uso dos sistemas, solucionar problemas técnicos, acompanhar as alterações de regras e novas funcionalidades dos sistemas, produtividade e qualidade de atendimento, supervisionar as atividades de suporte ao usuário no desenvolvimento de hardware e software.Elaborar, executar e acompanhar o Plano de manutenção preventiva, fazer cumprir a Política de Segurança da Informação – PSI; Controlar os processos de substituições, remanejamentos e baixas de equipamentos de informática, assegurando o cumprimento das normas internas; Preparar inventário do hardware existente, contratos de manutenção e prazos de garantia; controlar e zelar pela correta utilização dos equipamentos e notificar e informar aos usuários do sistema sobre qualquer falha ocorrida; cadastrar e acompanhar sugestões e críticas da comunidade interna; elaborar relatórios, quando solicitados; e exercer outras atribuições correlatas.

OPERADOR DE COMPUTADOR

Propor melhoria nos processos pertinentes à área; representar a área em assuntos de sua competência. Emitir parecer e relatórios no âmbito de sua competência.

Médio

MS Office avançado; Conhecimento em rede de computadores; Conhecimento em manutenção de computadores; Conhecimento em programação;

Prestar apoio técnico aos funcionários, abrangendo a solução de problemas de hardware e software, esclarecimento de dúvidas quanto a utilização dos equipamentos e softwares, treinamentos a usuários, atendimento diversos em solicitações de serviços da área de informática;  Manter a funcionalidade dos equipamentos de informática, realizando manutenção preventiva e/ou corretiva; Instalação e recolhimento de equipamentos de informática e audiovisuais; Prestar suporte a redes e manutenção física e lógica; Promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos usuários através de treinamentos e cursos; Acompanhar aquisição, desenvolvimento ou implantação de softwares; realizar as atividades atribuídas pelo gestor de sua área de atuação; e exercer outras atribuições correlatas.

GERENTE DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Propor melhoria nos processos pertinentes a área        e        aprovar instruções        de trabalho,        prover        a gestão de infraestrutura de tecnologia da informação assim como a equipe da área.

Superior Completo

HL048 – IMC Essentials for Network Administrators;

VMware vSphere: Install, Configure, Manage [V5.5];

ISO 27002 Fundamentos;

Estruturação do Sistema de Indicadores;

Modelo de Excelência da Gestão;

Cobit 4.1 Fundamentos;

ITIL V3 Fundamentos;

Suporte e Gerenciamento de Redes;

Desenvolver atividades de prospecção, planejamento, implantação, suporte e supervisão de serviços de gerência e monitoração de redes; Gerenciar e administrar servidor de rede Windows Server 2008, 2012 e Datacenter com serviços de impressão, de arquivos, de políticas de segurança, de sites (infraestrutura intra-prédio), de gerenciamento de usuários; Coordenar, planejar, implantar e manter virtualização de servidores (VMware vSphere ESXi e Microsoft Hyper-V); Coordenar, planejar, implantar e manter armazenamento de dados; Coordenar, planejar e assessorar a segurança da informação e firewalls (pfSense e Fortigate); Assessorar a gestão de serviços de TI; Levantar requisitos e projetar sistema de cabeamento estruturado para infraestrutura de redes; Instalar e configurar hardware, software e aplicativos à infraestrutura de tecnologia da informação; Gerenciar e acompanhar atualizações de sistemas operacionais e antivírus; Coordenar, planejar, acompanhar a execução de atividades relacionadas a cabeamento estruturado; Suporte técnico à infraestrutura de tecnologia da informação; Treinamento a funcionários; Identificação e solução de problemas na comunicação da rede e abertura de chamado ao ITEC; Coordenar, planejar a execução de tarefas de operação, instalação de equipamentos de informática; Pareceres técnicos relacionados a infraestrutura de tecnologia da informação.

SUPERVISOR DE REDE FÍSICA

Supervisionar e executar procedimentos relacionados à infraestrutura de tecnologia da informação.

Superior Completo

pfSense – UTM/Firewall, VPN, Bridging, Load Balance; SQUID – Proxy, Caching, URL Filter e relatórios de acesso; Virtualização de servidores; Backup, armazenamento e storage de dados; gerenciamento de servidores Windows e GNU/Linux; LDAP e Active Directory; Openfire – Serviços de mensagens instantâneas; GLPI – Gestão de Incidentes e Problemas.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência e desempenhar as atividades atribuídas pelo Gerente da área; executar projetos e operação de serviços de tecnologia da informação e comunicação; executar, operar, manter, monitorar a infraestrutura de Redes e serviços; manter o cadastro de usuários e políticas de acesso aos recursos e serviços de rede; executar atividades relacionadas à implantação, suporte e treinamento na área de atuação; monitorar uso de links de dados; executar, operar, manter, monitorar servidores de Redes, nobreaks e ativos de redes; executar, operar, manter, monitorar armazenamento (backups) de dados; executar, operar, manter, monitorar firewalls pfSense e Fortigate; coletar dados e gerar relatórios de controle de acessos a sistemas e internet; apoiar o gerente no desenvolvimento de ações relacionadas à área de atuação e outras atribuições correlatas.

COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Propor e coordenar a definição de política e diretrizes de TI, no âmbito da SEPLAG. Apoiar o Secretário Executivo de Gestão Interna no Planejamento estratégico da área e na formulação do plano de ação anual.

SUPERIOR COMPLETO

Conhecimento em Gerência de projetos de TI, análise de negócios de TI, Administração de bancos de dados, analise de sistemas; Trabalho em equipe, liderança, e foco em resultados.

Coordenar e planejar atividades e definir estratégias para o desenvolvimento, implantação e manutenção de serviços de sistemas de informação para suporte as atividades técnicas e administrativas e melhoria dos processos internos. Adequar procedimentos de gestão das soluções de TI aos conceitos determinados pelo Governo Federal.

ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Propor melhoria nos processos pertinentes à área

SUPERIOR COMPLETO

Noções em gerencia de projetos, análise de negócios, desenvolvimento de aplicações web e mobile, administração de banco de dados.

Realizar o levantamento de requisitos para construção ou manutenção de sistemas de informação; Modelar sistemas de informação e bancos de dados, bem como realizar a prototipação, o desenvolvimento de testes e a homologação de funcionalidade. Realizar a manutenção corretiva e evolutiva nos sistemas de informação no âmbito da SEPLAG. Realizar a manutenção e construção de relatórios para apoio aos processos de análise e tomada de decisão.

SUPERINTENDENTE DE VALORZAÇÃO DE PESSOAS

Emitir pareceres em processos;

- Representar e/ou assessorar o Secretária Executiva de Gestão Interna  em assuntos de sua competência;

Propor melhorias de processos;

Superior Completo

Liderança; Proatividade;

Relacionamento Interpessoal; noções de legislação pertinentes à área

Executar, orientar e fiscalizar as atividades referentes à administração e organização de pessoal (ativo, inativo e ex-servidores) da Secretaria; Preparar os atos de posse, de investidura e exercício dos servidores comissionados nomeados e concursados da Secretaria; Controlar as unidades de lotação dos servidores, bolsistas, estagiários e menores aprendizes; Prestar informações em processos administrativos e demais documentos que requeiram dados funcionais de servidores; Manter controle das nomeações e exonerações dos cargos em comissão; Registrar as movimentações internas e externas, com as alterações funcionais do exercício; Emitir certidões e declarações diversas sempre que solicitado; Receber, analisar, instruir, realizar e acompanhar os processos de concessão de vantagens asseguradas pela legislação vigente de pessoal; indicar procedimentos para reconhecimento de direitos, concessões e cancelamento de vantagens e benefícios dos servidores assegurados pela legislação vigente de pessoal; Monitorar a implantação e comando em folha de pagamento dos valores de remuneração observando os limites legalmente estabelecidos; Manter o Secretário Executivo de Gestão Interna sempre informado das atividades através de relatórios de gestão permanentes; Assessorar o Secretario Executivo de Gestão Interna nas atividades relacionadas a sua área de competência; e Exercer outras atribuições correlatas.

GERENTE DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Representar o Superintendente em matérias pertinentes a área; Propor melhorias dos processos

Médio

Liderança; Proatividade;

Relacionamento Interpessoal; noções de legislação pertinentes a área

Gerenciar e aplicar processos de recrutamento, seleção e integração dos colaboradores da Secretaria; Executar atividades voltadas ao desenvolvimento profissional dos servidores efetivos e comissionados, estagiários e jovens aprendizes; Gerenciar a aplicação de avaliações de desempenho de pessoal e de liderança, bem como a aplicação de pesquisa de clima organizacional e elaborar e apresentar respectivo plano de reversão; Analisar e instruir processos administrativos direcionados a área; Atender as demandas do Gabinete Civil relacionadas à lotação do quadro genérico da Secretaria; Assessorar o Superintendente nas ações e atividades relacionadas a sua área de atuação; e Exercer outras atribuições correlatas;

SUPERVISOR DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Propor melhorias dos processos

Médio

Liderança, Modelo de Excelência em Gestão; relacionamento interpessoal

Elaborar projetos voltados a área de Desenvolvimento de Pessoas; Atendimento ao Público; Executar procedimentos de recrutamento e seleção de colaboradores da Secretaria; auxiliar a Gerência na execução de atividades voltadas ao desenvolvimento profissional dos colaboradores da Secretaria; Aplicar e monitorar os resultados das avaliações de desempenho de pessoal e de liderança; Aplicar e monitorar os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional; Assegurar o cumprimento do Plano de Reversão; Acompanhar o desenvolvimento dos estagiários e jovens aprendizes; monitorar o plano de ação e o plano de indicadores da área; gerir convênios de concessão de estágios e Ginástica Laboral; executar o procedimento de integração dos colaboradores; e Exercer outras atribuições correlatas.

SUPERVISOR DE CAPACITAÇÃO

Propor melhorias dos processos

Médio

Liderança, Modelo de Excelência em Gestão; Noções de política de desenvolvimento de pessoas; relacionamento interpessoal

Realizar, junto às áreas da Secretaria, o levantamento de necessidades de capacitação e elaborar, após a análise, o plano de capacitação dos servidores da Secretaria; Cuidar das providências necessárias a participação de servidores indicados para cursos e eventos de capacitação;      Monitorar a execução do plano de capacitação, aplicar, quando do retorno do servidor, a avaliação do evento de capacitação, bem como de sua eficácia e efetividade; Supervisionar, controlar o sistema de registro de ponto eletrônico, elaborar planilhas de controle de ponto e fornecer folhas de registro de ponto manuais, quando necessário; Elaborar relatório de monitoramento do ponto eletrônico; e Exercer outras atribuições correlatas.

GERENTE DE MOVIMENTAÇÃO FUNCIONAL

Representar o Superintendente em matérias pertinentes a área; Propor melhorias dos processos

Médio

Noções de legislação específica; Regime Jurídico Único; Sistema da Folha de Pagamento relacionamento interpessoal

Executar e supervisionar os cálculos de folha de pagamento, encargos e obrigações; Monitorar a apuração mensalmente das faltas, descontos, alterações de conta e alterações cadastrais; Disponibilizar ficha financeira, demonstrativo de pagamento e rendimentos aos servidores; Elaborar portarias de férias dos servidores efetivos e comissionados; Auxiliar na elaboração dos atos de posse; Elaborar despachos de processos referentes à movimentação funcional; Manter atualizadas planilhas de cargos efetivos e comissionados; Receber e zelar pela guarda das documentações apresentadas pelos servidores; Acompanhar os atos relativos a servidores ativos no Diário Oficial do Estado de Alagoas; Verificar de forma permanente os comandos de pagamento realizados na Secretaria, atentando para as alterações e analisando as informações comprobatórias.

SUPERVISOR DE FOLHA DE PAGAMENTO

Propor melhorias dos processos

Médio

Modelo de Excelência em Gestão; Noções de política de desenvolvimento de pessoas; relacionamento interpessoal

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência e desempenhar as atividades atribuídas pelo Gerente de sua área de atuação; Executar os cálculos de folha de pagamento, encargos e obrigações; Executar a implantação em folha de pagamento dos valores e remuneração observando os limites legalmente estabelecidos; Apurar mensalmente as faltas, descontos, alterações de conta e alterações cadastrais dos servidores; Elaborar despachos referentes a movimentação funcional; Expedir declarações para os servidores; Informatizar as fichas funcionais dos servidores no sistema desenvolvido para este fim;   Exercer outras atribuições correlatas.

ASSESSOR TÉCNICO DE MOVIMENTAÇÃO FUNCIONAL

Propor melhorias

Médio

MEG; Organização de arquivo; legislação específica

Análise e instrução processual; Monitorar o tempo de serviço e histórico funcional de servidores; Monitorar usufruto de férias funcionais; Atualizar e manter sob a sua responsabilidade os registros de assentamentos funcionais dos servidores ativos (comissionados ou efetivos), inativos e ex-servidores da Secretaria; Atendimento ao Público e exercer atividades correlatas.

RELAÇÕES PÚBLICAS

Propor melhorias

Superior

Organização de arquivo; relacionamento interpessoal

Assessorar a Gerência de Desenvolvimento de Pessoas na elaboração e execução de projetos e ações voltados à valorização de pessoas.

SUPERINTENDENTE DE MODERNIZAÇÃO E GESTÃO DA QUALIDADE

Propor melhorias nos processos, políticas públicas; emitir pareceres em processos; assinar C.I.s

Superior Completo

Noções em gestão de projetos, NBR ISO 9001:2008, Modelo de Excelência da Gestão.
Articulação, liderança, fácil comunicação.

Organizar, orientar e gerir as atividades das unidades administrativas que estão sob sua coordenação; Coordenar a disseminação da Cultura da Gestão da Qualidade nos demais órgãos da administração pública no Estado; Coordenar o comitê de avaliação e Gerenciamento dos Riscos nos processos da SEPLAG; Criar mecanismos e meios que assegurem a definição, implantação e manutenção dos processos necessários ao Sistema de Gestão da Qualidade; Relatar à Alta Direção o desempenho do SGQ, bem como propor ações de melhoria; Desenvolver ações que promovam a conscientização da equipe da SEPLAG acerca dos requisitos dos clientes; Coordenar o processo de Gestão da Qualidade da SEPLAG; Realizar análise crítica dos documentos finais da qualidade;  Coordenar e realizar auditorias interna, bem como responder a auditoria externa; Planejar e organizar a reunião de resultado da SEPLAG; Realizar em conjunto com a alta direção a reunião de análise crítica da direção; Auxiliar na realização do planejamento estratégico da SEPLAG; Validar e enviar mensalmente os relatórios do monitoramento das ações do Planejamento Estratégico da SEPLAG para o Secretário e Secretários Executivos e respectivas unidades; Realizar treinamentos das equipes na norma NBR ISO 9001 e no curso de auditor interno da qualidade; e Exercer outras atribuições correlatas.

GERENTE DE PLANEJAMENTO DA QUALIDADE

Elaborar, alterar e controlar os documentos do SGQ; acompanhar execução das auditorias do SGQ e suas respectivas implementações de melhoria; monitorar a implementação do plano anual de treinamento.

Médio

NBR ISO 9001:2008 e MEG.  Trabalho em equipe, liderança, foco em resultados, boa capacidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal, organização e proatividade.

Gerenciar a execução de projetos nas ações de sua competência e realizar outras atividades atribuídas pelo Superintendente de Modernização e Gestão da Qualidade; Elaborar, alterar, implantar e distribuir os documentos da qualidade, bem como controlar os mapas de documentos e formulários; Elaborar e coordenar programa de auditoria; Acompanhar execução das auditorias do SGQ e suas respectivas implementações de melhoria; Adequar os manuais; Elaborar a programação de auditoria interna da ISO 9001; Emitir - controlar e distribuir os manuais da qualidade; Apoiar na elaboração da ata de reunião de analise crítica da direção; Alimentar o controle das não conformidades; Realizar avaliação de eficácias das ações corretivas / preventivas e de melhorias; Coordenar e apresentar as áreas  o programa 5S, bem como realizar treinamentos e auditorias; Realizar reuniões de verificação da implementação do SGQ nos órgãos da administração pública no Estado; Auxiliar o comitê de avaliação e Gerenciamento dos Riscos nos processos da SEPLAG; e Exercer outras atribuições correlatas.

GERENTE DE CONTROLE DE METAS

Propor melhorias dos processos; representar o superintendente em reuniões; aprovar instruções de trabalho.

Médio

Noções em monitoramento e controle de metas, planejamento e MEG, liderança.

Coordenar, supervisionar e orientar as atividades inerentes ao processo de coleta, apuração e análise dos indicadores; Apoiar as áreas na avaliação dos indicadores existentes; Propor e implementar modelo do monitoramento; Auxiliar na realização do planejamento estratégico da SEPLAG; Revisar mensalmente os relatórios do monitoramento dos indicadores do planejamento estratégico da SEPLAG; Auxiliar o comitê de avaliação e Gerenciamento dos Riscos nos processos da SEPLAG; e Exercer outras atribuições correlatas.

GERENTE DE MODERNIZAÇÃO DE PROCESSOS

Propor melhorias dos processos; representar o superintendente em reuniões; aprovar instruções de trabalho.

Médio

Noções em monitoramento e Qualidade, ISO 9001, liderança, e foco em resultados.

Coordenar, gerenciar e orientar as atividades inerentes à análise dos processos da SEPLAG; Elaborar a sistemática de mapeamento dos processos, bem como seus fluxogramas; Coordenar o monitoramento das ações do Planejamento Estratégico da SEPLAG; Auxiliar na realização do planejamento estratégico da SEPLAG; Revisar mensalmente os relatórios do monitoramento das ações do Planejamento Estratégico da SEPLAG; Revisar a consolidação dos resultados das ações estratégicas da SEPLAG, enviando-os para o assessor de governança; Auxiliar na implementação do SGQ nos órgãos da administração pública no Estado; Auxiliar o comitê de avaliação e Gerenciamento dos Riscos nos processos da SEPLAG; e Exercer outras atribuições correlatas.

SUPERVISOR DE ANÁLISE E REDESENHO DE PROCESSOS

Propor melhorias nos processos, emitir pareceres em processos.

Médio

Noções em planejamento, NBR ISO 9001 e conceitos de gestão da qualidade; Trabalho em equipe.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência e exercer outras atividades atribuídas pelo Gerente de Modernização de Processos; Mapear os novos processos e revisar processos existentes; Elaborar procedimentos dos novos processos de acordo com as diretrizes do SGQ da SEPLAG; Realizar o monitoramento das ações do Planejamento Estratégico da SEPLAG; Elaborar mensalmente os relatórios do monitoramento das ações do Planejamento Estratégico da SEPLAG; Monitorar as ações do Planejamento Estratégico da SEPLAG e elaborar relatórios mensais; Consolidar os resultados das ações estratégicas da SEPLAG; Apoiar o comitê de avaliação e Gerenciamento dos Riscos nos processos da SEPLAG; e Exercer outras atribuições correlatas.

SUPERVISOR DE PROGRAMA DA QUALIDADE

Propor melhorias nos processos, políticas públicas; emitir pareceres em processos;

Médio

Noções em planejamento, NBR ISO 9001 e conceitos de gestão pela qualidade e MEG; Trabalho em equipe.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência e exercer outras atividades atribuídas pelo Gerente de Planejamento da Qualidade; Alimentar mapa de documentos da qualidade; Colocar os formulários criados no padrão da NBR ISO 9001; Alimentar mapa de registro da qualidade; Elaborar a programação de auditoria dos 5s; Supervisionar as auditorias dos 5s; Recolher os documentos obsoletos e manter uma copia eletrônica; Compilar os resultados das pesquisas de satisfação dos clientes; Supervisionar a implantação dos 5S na SUMOGE; Apoiar na implementação do SGQ nos órgãos da administração pública no Estado na área de sua competência; Apoiar o comitê de avaliação e Gerenciamento dos Riscos nos processos da SEPLAG; e Exercer outras atribuições correlatas.

SUPERVISOR DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO

Propor melhorias nos processos da qualidade, políticas públicas; emitir pareceres em processos;

Médio

NBR ISO 9001, conceitos de gestão da qualidade, MEG e Trabalho em equipe.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência e exercer outras atividades atribuídas pelo Gerente de Controle de Metas; Avaliar, monitorar e realizar a análise crítica da evolução dos indicadores; Orientar a criação de novos indicadores em conjunto com as áreas; Monitorar a alimentação dos indicadores; Realizar treinamento sobre a sistemática de monitoramento de indicadores; Montar gráficos dos indicadores; Realizar analise critica dos indicadores da SEPLAG; Montar e alimentar os indicadores da SUMOGE; Monitorar a execução do plano de indicadores; Elaborar mensalmente os relatórios do monitoramento dos indicadores do planejamento estratégico da SEPLAG; Apoiar o comitê de avaliação e Gerenciamento dos Riscos nos processos da SEPLAG; e Exercer outras atribuições correlatas.

SUPERINTENDÊNCIA DE ATENDIENTO AO CIDADÃO

Propor melhorias nos processos, políticas públicas; emitir pareceres em processos; assinar C.I.s

Superior completo

Noções em gestão de projetos, NBR ISO 9001, Articulação, liderança, fácil comunicação.

Assessorar o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão nas ações relacionadas ao Atendimento ao Cidadão-Já; Acompanhar e analisar o desempenho das atividades do Já e propor ações de melhoria; Articular com órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, estadual e federal, buscando novas parcerias; Propor e desenvolver projetos de expansão e modernização das Centrais dentro do Estado de Alagoas, em conformidade com as necessidades; Articular juntos a Assessoria de Comunicação da Seplag ações de informes à população sobre as Centrais Já.; Supervisionar  normas de atendimento, identificar os conflitos e adotar as soluções requeridas; Implementar e avaliar as ações de promoção e divulgação sistemática dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos pelas centrais de atendimento; Dar suporte aos Assessores e Gerentes vinculados  à Superintendência; e Exercer outras atribuições correlatas.

ASSESSORIA DA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Propor melhorias de Processos

Médio

Noções de redação oficial relacionamento interpessoal; Atendimento ao Público

Dar suporte aos supervisores de atendimento para garantir maior eficiência e eficácia dos serviços nas Centrais Já; Acompanhar a Implantação e implementação de projetos de expansão das Centrais Já dentro do Estado; Monitorar e analisar os indicadores de atendimento para emitir diagnósticos de desempenho e qualidade dos serviços, visando implantação de ações de melhorias; Orientar e instruir o corpo técnico atuantes nas Centrais Já, de forma a garantir a boa execução dos serviços; Elaborar relatórios de execução e acompanhamento de projetos e serviços.

Realizar levantamentos periódicos de necessidades de capacitação dos servidores lotados nas Centrais Já; Elaborar calendário anual de capacitação para os servidores lotados nas Centrais Já; Atualizar a Superintendência a respeito das ações inerente as Centrais Já; e Exercer outras atribuições correspondentes.

GERÊNCIA DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Propor melhorias de processos

Médio

Noções de redação oficial relacionamento interpessoal; Atendimento ao Público

Gerenciar as atividades  de fomento e desenvolvimento, necessárias à introdução de novas tecnologias nos serviços prestados pelas Centrais de Atendimento; Gerenciar a produção de dados e informações estatísticas em sua área de atuação; Gerenciar as atividades de identificação e localização das demandas locais e regionais com vistas a redefinição e implantação dos serviços a serem prestados à comunidade; Propor melhorias nas ferramentas de avaliação e monitoramento; Emitir relatório de acompanhamentos das atividades nas Centrais Já; e Exercer outras atribuições correlatas.

SUPERIVISÃO DE ATENDIMENTO

Propor melhorias de processos

Médio

Noções de redação oficial relacionamento interpessoal; Atendimento ao Público

Monitorar e avaliar o atendimento nas Centrais Já. Acompanhar o atendimento realizado pelos servidores lotados nas Centrais Já; Elaborar e emitir relatórios de acompanhamento de ações e serviços realizados na Central Já. Orientar e instruir o corpo operacional lotados nas Centrais sobre os processos inerentes as ações da Central Já.; Garantir a manutenção dos serviços atualizados conforme as  normas de atendimento vigentes; e Exercer outras atribuições correlatas.

ASSESSORIA TÉCNICA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

Propor melhorias de processos

Médio

Noções de redação oficial relacionamento interpessoal; Atendimento ao Público

Prestar assistência operacional às diversas Centrais de Atendimento ao Cidadão – Já!; Auxiliar os supervisores de atendimento na execução de suas tarefas diárias; Desenvolver outras atividades correlatas ou inerentes às suas funções.

ASSESSOR DE ESTUDOS E PROJETOS (BOLSISTAS DO NÚCLEO)

Propor melhorias

Superior

Noções em planejamento e orçamento, o.
Trabalho em equipe, liderança, e foco em resultados.

Elaborar estudos e projetos nas áreas: Agricultura Familiar; Desenvolvimento Socioeconômico; Micro e Pequenas Empresas; Turismos; Participar de Seminários Elaborar relatórios sobre a execução físico-financeira e o alcance das metas dos programas e ações dos PPA´S; Assessorar os técnicos dos órgãos da administração direta e indireta; Acompanhar os indicadores do PPA e Apoiar a elaboração, atualização e revisão dos Planos Plurianuais - PPA´S.

PRESIDENTE DA CAC

Propor melhorias nos processos, emitir pareces em processos, assinar C.I., Memorandos e Ofícios.

Nível Superior

Liderança, Trabalho em equipe, Redação Oficial, Legislação pertinente a área.

Apurar acumulação de cargos, funções e empregos públicos, no âmbito da Administração Pública Estadual, Direta e Indireta, o exame da licitude ou ilicitude. convocar e presidir as reuniões da Comissão Plena;  orientar, coordenar e supervisionar a instrução dos processos e manter a ordem e disciplina dos trabalhos; despachar os processos encaminhados à apreciação da Comissão e aprovar a pauta das reuniões; expedir portarias, memorandos, ofícios, instruções e ordens de serviços; dar cumprimento às deliberações da Comissão, adotar toda e qualquer providência que for julgada necessária ao seu bom funcionamento e ao estrito cumprimento das leis, regulamentos e instruções relativas aos procedimentos administrativos na área de sua competência;  encaminhar ao Secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio relatório anual das atividades da comissão; supervisionar o registro e a distribuição dos processos e demais atividades; requisitar processos nos casos necessários a elucidação dos fatos; e decidir sobre pedidos de juntada, anexação, apensação ou desentranhamento de documentos.

SECRETÁRIO CAC

Propor melhorias nos processos

Nível Superior

Trabalho em equipe, Redação Oficial, Legislação pertinente á área.

Preparar e secretariar as reuniões; controlar a movimentação dos processos e dos expedientes expedidos e recebidos; comunicar com antecedência aos membros da Comissão, qualquer alteração na pauta das reuniões; zelar pela guarda e conservação de todo o material de responsabilidade da Comissão, e executar os seus trabalhos, digitando-os; manter os arquivos atualizados; efetuar as convocações e citações determinadas pelo Presidente; e cumprir as determinações da presidência da Comissão.

MEMBRO CAC

Propor melhorias nos processos

Nível Superior

Trabalho em equipe, Redação Oficial, Legislação pertinente á área.

Analisar e relatar os processos que lhe forem distribuídos; proferir votos nos julgamentos; propor diligências necessárias à instrução dos processos em seu poder; assinar as Atas e, se necessário propor sua retificação; devolver ao Secretário os processos recebidos e concluídos em seu poder; examinar os assuntos que lhes forem submetidos à apreciação, procedendo as pesquisas e diligências necessárias e elaborar, quando for o caso, despacho ou minutas de atos; quando for apurado situação de acumulação de cargos, reconhecendo nela indícios de ilicitude, convocar  o servidor para prestar informações acerca da situação funcional.

PRESIDENTE DA CPAD

Propor melhorias nos processos, emitir pareces em processos, assinar C.I., Memorandos e Ofícios.

Nível Superior

Liderança, Trabalho em equipe, Redação Oficial, Legislação pertinente a área.

Designar suplente para substituir membro titular de Câmara Isolada, nas suas faltas ou impedimentos ou em caso de suspeição, secretário-geral; fixar critérios e determinar ao Secretário da Comissão a distribuição dos processos entre as Câmaras; analisar, preliminarmente, os processos encaminhados à CPAD e, sugerir o arquivamento ou a abertura de sindicância ou de Processo Administrativo Disciplinar; coordenar as atividades da CPAD; dirimir os conflitos que possam se estabelecer entre as Câmaras Isoladas ou entre seus membros e uniformizar os entendimentos; apresentar plano de atividade da CPAD e das Câmaras Isoladas para o Controlador Geral e para o Secretário de Estado da Gestão Pública, bem como sugestões para o melhor andamento dos trabalhos apuratórios; fornecer relatórios mensais ao Controlador Geral e Secretário de Estado acerca do andamento dos processos administrativos em curso.

SECRETÁRIO CPAD

Propor melhorias nos processos

Nível Superior

Trabalho em equipe, Redação Oficial, Legislação pertinente á área.

Executar as atividades da CPAD que sejam delegadas pela Presidente Geral, dentro daquelas inerentes ao papel de secretário, tais como: digitar documentos (CI, Ofício, Memorando, etc), atas de reunião plenária ou qualquer outra reunião onde esteja a CPAD presente e necessite de registro; Ao fim de cada ano, elaborar calendário das reuniões plenárias e isoladas a serem cumpridas no ano seguinte; Receber servidores indiciados, no caso da ausência do Presidente Geral, para dirimir dúvidas sobre a existência de processos em seus nomes/assunto/infração, etc; Representar a CPAD em caso de ausência do Presidente Geral, caso seja designado.

MEMBRO CPAD

Propor melhorias nos processos

Nível Superior

Trabalho em equipe, Redação Oficial, Legislação pertinente á área.

Executar as atividades da Câmara Isolada que sejam delegadas pela Presidente da Câmara Isolada, dentro daquelas inerentes ao papel de membro de comissão, bem como participar de audiências ou qualquer outra reunião onde esteja presente a Comissão Isolada; Receber servidores indiciados com processos instaurados na Câmara Isolada, no caso da ausência do Presidente da Câmara Isolada e do Secretário da Câmara, para dirimir dúvidas sobre a existência de processos em seus nomes/assunto/infração, etc; Representar a Câmara em caso de ausência do Presidente ou do Secretário, caso seja designado; Comparecer em todas as diligências realizadas pela Comissão Processante, inclusive cumprir Mandados, Intimações ou outros atos específicos do processo em curso.

SUPERINTENDENTE DA ESCOLA DE GOVERNO

Propor melhorias de Processos

Superior

Liderança; Proatividade; Relacionamento Interpessoal; Noções de legislação pertinentes à área; Noções de política de desenvolvimento de pessoas.

Liderar, sob a coordenação e supervisão do Secretário Executivo de Gestão Interna, as ações da Gestão de Estado; Organizar, orientar e gerir as atividades das unidades administrativas que estão sob sua coordenação; Administrar, supervisionar e fiscalizar as atividades acadêmicas da Escola de Governo; Implantar mecanismos de controle que assegurem o cumprimento das efetivas ações do Governo; Auxiliar no desempenho dos gestores das ações; Conduzir as atividades da superintendência, garantindo a continuidade dos projetos da Escola de Governo; Aprovar os Planos Anuais de Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores dos órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo, de acordo com as diretrizes do plano de Governo Estadual; Expedir normas gerais e específicas, estabelecer critérios, condições e orientações para a realização e participação dos cursos e eventos de capacitação que venham a ser promovidos; Atestar certificados de capacitação; Promover a divulgação das atividades da Escola de Governo em colaboração com a Assessoria de Comunicação da SEPLAG; Exercer outras atividades correlatas.

GERENTE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Representar o Superintendente em eventos e propor melhorias nos processos.

Médio

Liderança; Proatividade; Relacionamento Interpessoal; Noções de legislação pertinente a sua área.

Gerenciar a execução de projetos específicos de qualificação dos servidores no âmbito do poder executivo do Estado, em suas áreas-meio, ressalvada a competência dos órgãos que atuam na capacitação de especialidades nas suas respectivas áreas de atuação; Realizar as atividades atribuídas pelo Líder do processo da ação de Estado a que esteja vinculado; Efetivar a construção permanente de planos de desenvolvimento das competências estratégicas, humanas e organizacionais, de acordo com cada modalidade pedagógica; Coordenar e supervisionar a elaboração da proposta do calendário de cursos da Escola de Governo; Submeter, para análise e aprovação prévia pela Superintendente, a proposta dos cursos a serem oferecidos pela Escola de Governo; Coordenar, planejar e monitorar os cursos de capacitação e treinamento da Escola de Governo; Acompanhar os processos de avaliação dos cursos de capacitação ministrados e adotar medidas necessárias ao seu aprimoramento; Avaliar e pesquisar metodologias inovadoras para a formação dos servidores públicos, indicar os coordenadores dos cursos promovidos pela Escola de Governo e outras atividades correlatas.

GERENTE DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Representar o Superintendente em eventos e propor melhorias nos processos.

Médio

Liderança; Proatividade; Relacionamento Interpessoal; Noções de legislação pertinente a sua área.

Gerenciar a execução de projetos nas ações de sua competência; Propor cursos alinhados as demandas apresentadas pelos RH’s das Secretarias, recebendo e atendendo as demandas, participando de reuniões; Desenvolver estudos e pesquisas voltadas para a fundamentação e aprimoramento de políticas e normas de desenvolvimento de pessoas; Compartilhar as diretrizes e normas de Gestão de Pessoas e o seu cumprimento com as Coordenadorias Setoriais de Gestão de Pessoas das Secretarias de Estado, bem como autarquias, fundações e demais entidades estaduais.

Acompanhar os processos de avaliação de desempenho dos cursos ministrados; Acompanhar diariamente as ausências e desistência de alunos matriculados em cursos; Propor parcerias com instituições de ensino médio, superior, idioma e estabelecimentos comerciais, que queiram ofertar uma política de descontos para servidores públicos, mantendo e atualizando o credenciamento destas instituições; Atender as necessidades trazidas pelos alunos-servidores, de acordo com as possibilidades que o regimento interno da Escola permita. Exercer outras atividades correlatas.

SUPERVISOR DE ENSINO

Propor melhorias nos processos.

Médio

Proatividade; Relacionamento Interpessoal; Noções de legislação pertinente a sua área.

Apoiar e supervisionar os todos os projetos de capacitação, que são oferecidos pela Escola; Contribuir e apoiar as atividades da Gerência de Educação Continuada da Escola de Governo; Elaborar a proposta do calendário de cursos da Escola de Governo; Supervisionar os processos de avaliação dos cursos de capacitação ministrados e sugerir medidas necessárias ao seu aprimoramento; Promover estudos de prospecção para a realização de novos cursos a serem oferecidos pela Escola de Governo; Elaborar conteúdos programáticos dos programas de capacitação; Supervisionar os pareceres técnicos sobre planos de aula e demais materiais entregues pelos instrutores; avaliar material didático, acompanhar o trabalho das coordenadoras de curso, atender servidores, e resolver problemas de ordem pedagógica da Escola de Governo; Supervisionar a avaliação e pesquisas metodologias inovadoras para a formação dos servidores públicos.

Adequar os cursos ao projeto pedagógico da Escola de Governo; Avaliar os planejamentos e o material didático; Receber os documentos preliminares de avaliação.

SUPERVISOR DA SECRETARIA ESCOLAR

Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica.

Identificar as necessidades e programar a aquisição de material de consumo e permanente, no âmbito da Escola de Governo, para atender as solicitações internas; Planejar, administrar e promover o apoio logístico necessário às atividades da Escola de Governo, monitorando a alocação de equipamentos e do espaço físico; Proceder aos registros das manutenções físicas nas dependências da Escola de Governo com relação a cada bem patrimonial; Manter sob sua guarda a documentação relativa a cada bem patrimonial; Coordenar e acompanhar todas as atividades de funcionamento da Escola, relativos à pessoal, almoxarifado, limpeza, vigilância e demais serviços gerais; Requisitar, receber, controlar e distribuir materiais de consumo de expediente e eventos; Apoiar as coordenações dos cursos e atendimento ao público.

SUPERVISOR DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica.

Supervisionar a execução de projetos nas ações de sua competência, desempenhar as atividades atribuídas pelo líder do processo da ação de Estado a qual esteja vinculado e exercer outras atribuições correlatas. Elaborar documentos que estabeleçam Termos para as contratações de serviços ou aquisições de produtos, pela Escola de Governo.

Estabelecer prática de pesquisa e levantamento de dados para construção consistente e fundamentada dos projetos.

SUPERVISOR DE VALIDAÇÃO DE CERTIFICADOS

Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica.

Realizar pesquisa e levantamento de agências ou correlatos que financiem e fomentem a elaboração de projetos e programas.

Conduzir os processos traçados pela gerencia, garantindo o resultado dos treinamentos e motivando os colaboradores para o seu crescimento e desenvolvimento.

Fazer divulgação do calendário dos cursos para os servidores junto aos Rhs.

Supervisionar o levantamento de proposições de cursos alinhados as demandas apresentadas pelos RHs das Secretarias, recebendo e atendendo as demandas, participando de reuniões; e exercer atribuições correlatas.

SUPERVISOR DE ACESSO AO APRENDIZADO

Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica; Política de Desenvolvimento de Coleções.

Supervisionar as ações culturais no âmbito da Biblioteca Professor Luiz Sávio de Almeida, integrando-se a Escola de Governo como parte dinamizadora de toda ação educacional.

Buscar estimular a leitura e pesquisa, tratando, guardando e conservando a memória técnica da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, promovendo junto à sociedade em geral, a construção da cidadania, desenvolvendo atividades de caráter informativo, cultural e educacional.

Receber e conferir o material bibliográfico adquirido por compra; Reunir, ordenar, classificar, indexar e catalogar o acervo bibliográfico; Divulgar informações de interesse da instituição.

ASSESSOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica;

Analisar e instruir os processos de validação de títulos para a progressão funcional dos servidores efetivos do Estado, dando apoio técnico aos membros da Comissão Permanente de Validação de Cursos de Capacitação para fins de Enquadramento – CPVCCE.

Manter cadastro atualizado das instituições de ensino que fornecem certificados aos servidores públicos; Orientar os servidores públicos efetivos quanto aos requisitos exigidos quando da utilização dos certificados para fins de progressão funcional.

ASSESSOR TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica;

Assessorar a gerência na estruturação de programas e projetos que viabilizem as ações de desenvolvimento na Gestão de Pessoas em parceria com as Coordenadorias Setoriais afins.

Assessorar a gerência na realização na pesquisa e levantamento de agências ou correlatos que financiem e fomentem a elaboração de projetos e programas; Assessorar a gerência na articulação com os demais órgãos setoriais para firmar convênios e parcerias externas que possibilitem ações efetivas de políticas de desenvolvimento de pessoas.

AGENTE ADMINISTRATIVO

Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica; Atendimento ao público.

Acompanhar diariamente as ausências e desistência de alunos matriculados em cursos e exercer outras atividades correlatas, dentro da Gerência de Políticas e Programas de Desenvolvimento de Pessoas.

Executar serviços de apoio a Gerência de Educação Continuada da Escola de Governo na área administrativa e logística; Atendimento ao público (alunos-servidores); Receber e organizar as inscrições dos servidores para os cursos; Coordenar os cursos oferecidos pela Escola em Maceió e nos municípios do interior. Elaboração e acompanhamento diário das frequências; Abertura dos cursos no primeiro dia de aula para informar e orientar sobre carga horária e método de funcionamento; Verificar junto aos instrutores o cumprimento do plano de aula e assessoramento na solicitação de materiais, confecção e arrumação de apostilas; Realizar fechamento dos cursos (relatório, finalização de dados para confecção de certificado e pagamento de instrutores, arquivamento).

Analisar plano de aula do instrutor, Elaborar e acompanhar a lista de frequência; Providenciar a entrega do formulário final de Avaliação aos alunos; Avaliar os instrutores; Preencher o gráfico com os dados estatísticos do curso; Preparar relatório com os dados dos alunos.

COORDENADORES DE CURSO

Propor melhorias nos processos

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica; Atendimento ao público.

Providenciar cópias das frequências, avaliação do curso, plano de aula, relatório síntese e fotos para incluir no processo de pagamento do instrutor, bem como organizar todo o material do curso coordenado e entregar a Gerência de Educação Continuada e elaborar a tabulação de dados na planilha de cursos dos alunos inscritos.

SUPERVISORA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Propor melhorias nos processos.

Médio

Noções de atendimento ao público, Noções de Direito e/ou Administração Pública; Bom relacionamento interpessoal; Redação oficial; organização; Noções de legislação específica da sua área de atuação.

Coordenar, dirigir, supervisionar, planejar e controlar a execução das atividades de sua área de atuação, Efetuar, acompanhar e atualizar todos os registros relativos à participação dos servidores; alunos nos cursos, Divulgar, cumprir e fazer cumprir atos e decisões administrativas estabelecidas, Arquivar e zelar pela conservação dos registros da Secretaria da Escola, Prestar aos interessados informações relativas ao trâmite dos processos de natureza administrativa-financeira concernente a Escola de Governo, Organizar e controlar o arquivo ativo de documentos administrativo-financeiros, executar outras atividades correlatas.

APOIO ADMINISTRATIVO

 Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica; Atendimento ao público.

Atender o público; Instruir processos; Confeccionar de certificados; Controle de frequência dos alunos; Registro e emissão de certificados devidamente protocolados.

ASSESSOR TÉCNICO

Propor melhorias nos processos.

Médio

Noções de atendimento ao público, Noções de Direito e/ou Administração Pública; Bom relacionamento interpessoal; Redação oficial; organização; Noções de legislação específica da sua área de atuação.

Assessorar administrativamente a Superintendência; Gerir o Banco de Cadastro de Instrutores; Assessorar tecnicamente, nas linhas de ação da Gestão de Estado, o planejamento, organização e execução de ações de competência da Escola e exercer outras atribuições correlatas;

AUXILIAR DE BIBLIOTECA

Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica; Política de Desenvolvimento de Coleções.

Assessorar administrativamente a Supervisão e Gerência no que for solicitado; Receber, controlar, organizar e cadastrar os periódicos em catálogo impresso, online e em software quando houver; Organizar e cadastrar os CD’s no catálogo impresso e em software, caso haja; Receber e registrar todos os materiais doados a Biblioteca; Solicitar as Instituições parceiras o envio de periódicos, com o intuito de atualizar o acervo; Organizar o arquivo de documentos nas pastas, priorizando o ano anterior e o atual;

Enviar e responder e-mails as Editoras parceiras, com fins de atualizar o acervo; Elaborar documentos quando solicitados pela Supervisão e Gerência.

ASSESSOR TÉCNICO DE SECRETARIA ESCOLAR

Propor melhorias nos processos.

Médio

Organização; Relacionamento Interpessoal; Proatividade; Noções de legislação da área específica; Política de Desenvolvimento de Coleções.

Assessorar administrativamente a Supervisão Escolar na execução de ações de sua competência; Assessorar a Supervisão escolar em todas as atividades de funcionamento da Escola, relativos à pessoal, almoxarifado, limpeza, vigilância e demais serviços gerais; Requisitar, receber, controlar e distribuir materiais de consumo de expediente e eventos; Apoiar as coordenações dos cursos, e atender ao público externo.

  1. CONTROLE DE REGISTROS

Os registros gerados pelas atividades desenvolvidas em função dos procedimentos estabelecidos neste manual são controlados da seguinte forma:

Nome do Registro

Responsável

Permissão de Acesso

Meio de arquivo

Ordenação

Local de arquivo

Tempo de Arquivo

Forma de

Disposição

Atestado Médico

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem cronológica

Sala CEGI

6 meses

Arquivo Permanente

Atestado Médico Licença

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

1 ano

Lixo

Avaliação da liderança

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem alfabética

Sala SVP

1  ano

Arquivo Permanente

Avaliação de desempenho de pessoal

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem alfabética

Sala SVP

1  ano

Arquivo Permanente

Comprovantes de capacitação

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem cronológica

Pasta funcional

35 anos

Arquivo Permanente

Controles de férias

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

3 anos

Lixo

Cópias de documentos pessoais

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem alfabética

Sala SVP

35 anos

Lixo

Check List Revisão das Pastas Funcionais

SVP

SVP

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

Permanente

N.A

Declaração de veracidade de informações

SVP

SVP

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

Permanente

N.A

Declaração de bens e valores

SVP

SVP

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

Permanente

N.A

Declaração de não acumulação de cargo

SVP

SVP

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

Permanente

N.A

Termo de opção vencimental

SVP

SVP

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

Permanente

N.A

Declaração de relação de parentesco

SVP

SVP

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

Permanente

N.A

Documentos do PCMSO

SVP

Livre

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

35 anos

Arquivo Permanente

Documentos do PPRA

SVP

Livre

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

1  ano

Arquivo Permanente

Ficha de Identificação Funcional

SVP

Servidor e SVP

Físico

Ordem alfabética

Sala SVP

35 anos

Arquivo Permanente

Ficha de Identificação de Estagiário

SVP

Estagiário e SVP

Físico

Ordem alfabética

Sala SVP

2 anos

Arquivo Permanente

Ficha de Identificação de Menor Aprendiz

SVP

Menor Aprendiz e SVP

Físico

Ordem alfabética

Sala SVP

2 anos

Arquivo Permanente

Livro de posse

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

4  anos

Arquivo Permanente

Pesquisa de Clima Organizacional

SVP

Livre

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

1 ano

Lixo

Planilhas de controle de quadro de pessoal

SVP

SVP e gestor

Eletrônico

Ordem cronológica

Sala SVP

4  anos

Deletar

Plano de Capacitação

SVP

Livre

Físico

Ordem Cronológica

Sala SVP

1 ano

Arquivo Permanente

Levantamento das necessidades de capacitação

SVP

SVP e Gestores

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

1 ano

Arquivo Permanente

Plano de reversão de Pesquisa de clima organizacional

SVP

Livre

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

1 ano

Arquivo Permanente

Programa de reconhecimento de pessoal

SVP

Livre

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

4  anos

Lixo

Registro de ponto

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

6 meses

Arquivo Permanente

Planilha para justificativa de ponto

SVP

Servidor, SVP e gestor

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

6 meses

Arquivo Permanente

Avaliação de capacitação

SVP

Livre

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

1 ano

Arquivo Permanente

Eficácia de treinamento

SVP

Livre

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

1 ano

Arquivo Permanente

Avaliação de reunião de estagiários

SVP

Livre

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

1 ano

Arquivo Permanente

Termo de Compromisso

SVP

Livre

Físico

Ordem cronológica

Sala SVP

2 anos

Arquivo Permanente

Mapeamento das Competências

SVP

Livre

Físico

Ordem Cronológica

Sala SVP

4 Anos

Lixo

Descrição de Cargo

SVP

Livre

Físico

Ordem Cronológica

Sala SVP

4 anos

Lixo

Obs.: Todo registro em meio físico, após o tempo de arquivamento no setor conforme estabelecido no controle de documentos é transferido para o Arquivo Permanente, sob a coordenação do gestor do setor e responsável pelo arquivo permanente, conforme estabelecido no Manual de Gestão Operacional da Superintendência Administrativa – MGO-SAD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (164.2 Kb)   docx (79.9 Kb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com