TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quadra em grama sitética

Por:   •  16/1/2018  •  Artigo  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5


MEMORIAL DESCRITIVO

OBJETO: CONSTRUÇÃO DE QUADRA DE FUTEBOL 7, EM GRAMA SINTÉTICA.

LOCAL:    Rua  Antônio Trilha s/nº - Bairro Trilha

ÁREA:      1.836,00 m².

Este Memorial têm o presente objetivo estabelecer diretrizes, especificações técnicas e padrões a serem seguidos para apresentação de Propostas de Serviços, visando a Construção de Campo de Futebol 7, com grama sintética, em área do Município de São Gabriel.

1 – SERVIÇOS PRELIMINARES

Inicialmente o terreno deverá ser limpo e removido a camada vegetal, inclusive o solo orgânico, numa espessura mínima de 20 cm, deixando a superfície livre de qualquer obstáculo.

               Construção de depósito de matérias e equipamentos da obra com dimensão mínima de 6,00m². Instalação da placa de obra conforme modelo e padrão do Ministério dos Esportes e outra da Prefeitura Municipal com dimensão de 2,00 m x 1,00 m.

Realizar o levantamento planialtimétrico do local onde será instalada a quadra incluindo a definição e demarcação dos níveis conforme proposto em projeto anexo.

2 - MOVIMENTO DE TERRA

Após a limpeza do terreno será realizada a regularização do leito, constando de aterramento com saibro decomposto de granito, devidamente apiloado compactado com máquina apropriada ao tipo de solo, até atingir uma altura de 20cm, executando uma terraplenagem de maneira a se obter um caimento mínimo de 1% a partir do eixo longitudinal para as laterais da quadra. O terreno deve ser apiloado fortemente, ultrapassando em 0,50m em todas as laterais da quadra, sendo que nos pontos em que se apresentar muito mole, a terra deve ser removida e substituída pôr material mais resistente. O solo deve ser compactado nos dois sentidos de maneira a se obter a compactação necessária (85% terreno natural).

3 - LASTRO DE BRITA

A base em brita graduada só deve ser executada após a preparação do solo estar perfeita. Posteriormente ao preparo do terreno, deve ser executada o base drenante, própria para campos de futebol de grama sintética, confeccionada com camadas de brita graduada nº. 2, 1 e nº. 0, com espessura de 5cm,  3cm e 2cm respectivamente, compactadas rolo compactador e por fim uma camada de 2cm de pó de brita devidamente nivelada e molhada, totalizando esta camada uma espessura final de 12cm. A base deverá seguir o caimento de 1% a partir do eixo longitudinal para as laterais do campo e não deverá ter desnivelamentos, bacias e depressões.

4 – DRENAGEM

        O sistema de drenagem subterrâneo será composta por abertura de valas junto ao solo compactado, dispostas conforme projeto  anexo. As valas serão abertas manualmente e preenchidas internamente com tubo perfurado, especial para dreno, com diâmetro de 150mm, recobertos com brita 02 e totalmente envelopados com manta geotextil do tipo bidim ou similar. Estas valas deverão apresentar dimensão mínima de 30cm  de largura por 20cm de profundidade,  apresentar caimento mínimo de 1,0% de forma despejar as águas aos coletores pluviais. Os coletores deverão ser executados em alvenaria de tijolos maciços, dim. 60x60x60, revestidos com chapisco e argamassa única, com fechamento com tampa de concreto.

Paralelamente a este serviço, será executado uma drenagem superficial composta por uma declividade partindo do eixo longitudinal para ambas as laterais da quadra, executando um caimento de 1%.

5 - GRAMA SINTÉTICA

Fornecimento e instalação de gramado sintético, a ser executada por Empresa Especializada no ramo de quadras sintéticas, próprio para a prática de futebol, será na cor verde composto de base primária confeccionada em fibra de polipropileno revestida com dupla camada de látex, reforçada por camada de tecido geotextil e fibras de poliéster , com a finalidade de suportar os rigores das intempéries e esforços mecânicos a que será submetida. A base primária deverá ainda ter micropóros dimensionados para permeabilidade mínima de 184 litros de água por hora.

A grama verde será composta por fios fibrilados ou monofilamentares de polietileno LSR de baixa abrasividade, tratados com protetores de raios ultravioleta terá altura total mínima de 52 mm, e mínimo 8800 Dtex, alta densidade de tufos, com aproximadamente 9.000 tufos por metro quadrado, conferindo ao gramado as condições ideais para receber a camada amortecedora composta de grânulos de borracha especial, com uma espessura de 1,5cm, malha 10, limpa, peneirada e isenta de metais e óleos que será aplicada superficialmente e entre fios, na proporção de 12 Kg por metro quadrado, antes da aplicação dos grânulos de borracha, cobrir o tapete de grama  com areia peneirada,  fina e seca, com 25 kilos por m2. em uma camada de 2,5cm a qual deverá ser espalhada com equipamento próprio (vassouras especiais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (351.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com