TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vermicompostagem: Relação entre a quantidade de grama e resíduo de salada do Restaurante Universitário

Por:   •  18/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Vermicompostagem: relação entre a quantidade de grama e resíduo de salada do Restaurante Universitário

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais

Câmpus Medianeira

Resumo

Os resíduos orgânicos tem sido um dos graves problemas ambientais, pois muitas vezes não há destinação adequada e minimizam a vida útil dos aterros sanitários, desta forma estudam se técnicas e projetos afim de viabilizarem a destinação final destes resíduos. A vermicompostagem é uma das técnicas de decomposição de resíduos orgânicos do qual se utiliza minhocas como forma de viabilização do processo. No presente trabalho utilizou se resíduos salada de um restaurante universitário como substrato para experimento da aplicação da vermicompostagem, de forma que posteriormente pode se analisar os parâmetros previamente definidos. Os resultados obtidos não foram ideais encontrados em literatura, podendo ser explicado ao fator de umidade do local conjuntamente com a proporção de resíduos e grama, para tanto pode se requerer outros tipos de resíduos com proporções que viabilizem o processo.

Introdução

O aproveitamento dos resíduos orgânicos domiciliares, como adubo para a produção agrícola, requer alguns conhecimentos que possibilitem a adequada forma de prepará-los e que garantam um produto estabilizado e de boa qualidade, que forneça nutrientes e condicione o solo de forma adequada (Ndegwa & Thompson, 2001; Singh & Sharma, 2002).

A matéria orgânica de origem animal ou vegetal pode ser transformada em composto de alta qualidade em pouco tempo e sem grandes exigências de espaço ou equipamentos, utilizando se minhocas, esta técnica é denominada vermicompostagem ou minhocultura.

Desta forma a vermicompostagem tende a auxiliar no processo de degradação da matéria orgânica gerando um composto mais rico, onde a taxa de degradação desta matéria tem uma taxa de composição mais rápida que a compostagem convencional, sendo uma alternativa economicamente e ambientalmente melhor, pois o produto final da vermicompostagem constitui num excelente fertilizante orgânico (húmus), capaz de melhorar atributos químicos (oferta, melhor retenção e ciclagem de nutrientes), físicos (melhoria na estruturação e formação de agregados) e biológicos do solo (aumento da diversidade de organismos benéficos ao solo) (EMBRAPA, 2017).

Procedimento Experimental

Para realização do experimento foi recolhido grama a campo e resíduos provenientes de restos de salada do restaurante universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Medianeira, desta forma montou se quatro vermicomposteiras (T31, T32, T41 e T42), assim nas vermicomposteiras foram colocados os resíduos e grama na proporção 30/70 (resíduos/grama).

Nas quatro composteiras foram selecionadas dez minhocas vermelhas californianas para cada vermicomposteira, assim pode se analisar ao final de três semanas a decomposição da matéria orgânica, crescimento populacional das minhocas e evasão das mesmas.

Para fins de estudo de preservação e acolhimento das minhocas nas vermicomposteiras T31 e T32 foram acondicionadas uma cama com intuito de efeito de refugio para as minhocas. A cama foi confeccionada de rede plástica com dimensão próxima de 10x10 cm, onde no interior da cama foi acondicionado grama e posicionado o mesmo nas vermicomposteiras T31 e T32, assim para efeito de comparação as vermicomposteiras T41 e T42 foram feitas sem cama.

As análises dos dados foram realizadas no mês de outubro de 2017, com um período de monitoramento de três semanas, onde foram realizados a cada semana a analise de sólidos, pH, condutividade elétrica e durante três vezes na semana foi realizado a medição de temperatura das quatro vermicomposteiras.

Resultados e Discussão

Análise de sólidos

        A Figura 1 mostra a evolução dos sólidos totais durante o período de realização dos tratamentos. O comportamento da porcentagem de sólidos foi semelhante durante as 3 semanas de análise.

        Os teores de sólido totais aumentaram em praticamente todos os ensaios, o que condiz com o esperado, uma vez que durante o processo de vermicompostagem os sólidos serão concentrados. Consequentemente  os sólidos voláteis deveriam  reduzir, já que os compostos orgânicos voláteis serão convertidos em CO2 e será removido da leira.

        A Figura 2 ilustra a evolução do teor de sólidos voláteis ao decorrer dos ensaios, sendo possível notar que os resultados não estão de acordo com o esperado, na maioria dos ensaios a concentração de sólidos voláteis aumentou.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

Potencial hidrogênionico

        A análise do pH revelou que os valores aumentaram gradativamente. Segundo Guermandi (2015, apud Peixoto 2005) no início da compostagem o valor do pH deve situar-se entre 5 e 6, chegando a 8 no final do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (224.7 Kb)   docx (72.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com